This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

DHA e desenvolvimento infantil

O ácido docosahexaenóico (DHA) é uma gordura poli-insaturada do tipo ômega 3. Ela tem sido amplamente estudada por ser encontrada em diversas partes do corpo.

O DHA é a principal gordura estrutural do cérebro, da retina e do coração e, assim, se relaciona com a melhora da função cognitiva, da saúde ocular e cardiovascular, sendo essencial na infância e também nas outras fases da vida.

As membranas das células do cérebro, quando ricas em DHA, tornam-se mais flexíveis, o que facilita a sinapse - fator que representa uma vantagem importante para a função cognitiva. Por este motivo, estudos sugerem uma associação positiva entre crianças que receberam bom aporte de DHA e um melhor desenvolvimento psicomotor, além de maior pontuação em testes que avaliam raciocínio e inteligência. Por outro lado, crianças que apresentam baixo rendimento em leitura, melhoram sua capacidade de interpretação, memória e comportamento, quando submetidas a uma dieta equilibrada contendo 600 mg diários de DHA.

O DHA compõe 93% da retina e, por isso, é fundamental para a manutenção da saúde ocular geral e melhora da acuidade visual.

No âmbito cardiovascular, a inclusão de alimentos fontes de ômega-3 DHA na dieta - peixes marinhos (como salmão, atum, sardinha) e produtos enriquecidos com esse nutriente – auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, da pressão arterial e da frequência cardíaca.

É importante lembrar que, durante a gestação, o desenvolvimento e o crescimento da criança, deve-se dar atenção especial às necessidades nutricionais, especialmente com relação à ingestão de DHA. Na gestação e no aleitamento materno exclusivo, a criança recebe o DHA proveniente da dieta materna. Assim, é fundamental que a mãe consuma alimentos ricos em DHA. Além disso, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) recomenda que as gestantes consumam suplementos de DHA diariamente, independente da dieta, para garantir o aporte necessário para a crianças.

Referências:

M. Pinot, S. Vanni, S. Pagnotta, S. Lacas-Gervais, L.-A. Payet, T. Ferreira, R. Gautier, B. Goud, B. Antonny, H. Barelli. Polyunsaturated phospholipids facilitate membrane deformation and fission by endocytic proteins. Science, 2014; 345 (6197): 693.

LIFE’S DHA. What is DHA? Disponível em: http://www.lifesdha.com/what-is-dha.aspx. Acesso em: 11/03/2016.

LIFE’S DHA. The benefits of DHA. Disponível em: http://www.lifesdha.com/what-is-dha/the-benefits-ofdha.aspx#1. Acesso em: 11/03/2016.

C. A. Nogueira-de-Almeida e colaboradores. I Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre recomendações de DHA durante gestação, lactação e infância. International Journal of Nutrology, 2014.