This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

Ômega 3 EPA e DHA: para um coração mais saudável

Em quase todo o mundo, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, sendo que os custos globais anuais de intervenções e tratamentos ultrapassam os US$ 500 bilhões. Mais preocupante ainda é saber que os motivos que levam ao desenvolvimento dessas doenças são a alimentação de má qualidade, sedentarismo, stress e tabagismo, ou seja, riscos que podem ser evitados com a adoção de um estilo de vida mais saudável.

As gorduras têm um papel primordial em relação à alimentação e à saúde do coração. Enquanto o consumo excessivo de ácidos graxos trans e saturados são responsáveis por aumentar o risco cardíaco, os ácidos graxos insaturados assumem um papel protetor.

Nesse contexto, merecem atenção especial os ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA, ambos poliinsaturados de cadeia longa. Essas gorduras são essenciais, ou seja, o corpo humano não é capaz de produzi-las em quantidades suficientes e, por isso, precisam ser obtidas por meio do consumo de alimentos como peixes marinhos, óleos vegetais, alimentos enriquecidos com esses nutrientes ou suplementos nutricionais.

Numerosos estudos clínicos indicam que o consumo de DHA e EPA em maiores quantidades pode influenciar favoravelmente os fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo a redução dos níveis de triglicérides e pressão arterial, além de efeito antiplaquetário e antiinflamatório. Por isso, instituições de saúde reconhecidas internacionalmente, incluindo a American Heart Association e o US National Institute of Health, recomendam o consumo regular de peixe e/ou de suplementos de óleo de peixe como parte de uma dieta saudável.

Além disso, o consumo de pães, massas, margarinas, iogurtes, leites, sucos de frutas e outros produtos enriquecidos com ômega-3 EPA e DHA, também contribuem para a ingestão diária recomendada para obtenção dos benefícios cardiovasculares.

Referências:

MEG-3. Omega 3: Every Body Needs It! Disponível em: http://meg-3.com/about-omega-3/. Acesso em: 17/03/2015.

PHILIPPI S. T. e colaboradores. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Barueri, SP: Manole, 2008.

World Health Organization. Joint Consultation: fats and oils in human nutrition. Nutr Rev. 1995; 53(7):202-5.