This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

Foco na densidade nutricional

   

Os alimentos de alta densidade nutricional são aqueles que possuem elevada quantidade de nutrientes em relação ao seu valor energético, ou seja, promovem a maior ingestão de vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos poliinsaturados e outros nutrientes essenciais, com menos calorias. Nesse sentido, os profissionais de saúde recomendam a priorização do consumo desses alimentos na rotina diária.

Por outro lado, na busca pelo desenvolvimento de produtos com perfil nutricional mais saudáveis, as indústrias de alimentos e bebidas muitas vezes focam totalmente seus esforços apenas na redução de ingredientes sensíveis à saúde pública, como sódio, gorduras trans e açucares. Apensar dessas ações serem necessárias, é importante ressaltar que a adição de nutrientes essenciais contribui ainda mais para obter um portfólio de produtos atraente aos consumidores, autoridades do governo e profissionais de saúde.

A qualidade da nutrição tem papel fundamental no contexto das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e fome oculta, podendo atuar tanto como um fator de risco determinante para seu aparecimento como elemento fundamental para sua prevenção e controle. Assim, os alimentos enriquecidos com vitaminas e minerais, por exemplo, são ferramentas estratégicas para quebrar o ciclo intergeracional de obesidade e desnutrição, pois entregam mais nutrientes em menos calorias.

Capacitar os fabricantes de alimentos e bebidas para que produzam portfólios ainda mais saudáveis, por meio da fortificação e da redução do valor energético (diminuindo gorduras e açúcares), é um grande passo em direção à boa nutrição. Essa abordagem pode ser uma das chave para solucionar o problema atualduplo da sobre- e subnutrição.

Referências:

http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs355/en/

World Health Organization. Who global status report on noncommunicable diseases 2010; Geneva, Switzerland, 2010.

TROESCH B.; BIESALKI H. K.; BOS R.; BUSKENS E.; CALDERP. C.; SARIS W. H.; SPIELDENNER J.; VERKADE H. J.; WEBER P.; EGGDORFER M. Increased intake of foods with high nutrition density can help to break the intergeneration cycle of malnutrition and obesity. Nutrients. v 7. n 7. P 6016-37. 2015.