This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

DSM na América Latina

Bebidas para o clima ideal

Muitos de nós gostamos de beber cerveja de vez em quando, mas, nos últimos anos, a indústria cervejeira tem estado sob pressão, primeiramente devido à concorrência de outras bebidas como vinho, e também pelos custos crescentes de matérias-primas. Além disso, o nível de inspeção que as indústrias sofrem com relação a seus registros ambientais fizeram as perspectivas da indústria começaram a parecer, bem, turvas. A solução exclusiva de enzimas naturais da DSM, Brewers Clarex®, auxilia a abordar todos esses problemas.
Quatro homens brindando com garrafas de cerveja

A indústria da cerveja é altamente competitiva e sensível a custos. Por outro lado, enquanto todos os players estão se concentrando em deficiências operacionais e redução de custos, como todas as empresas globais, parceiros externos veem interesse cada vez maior em sua performance em termos de sustentabilidade ambiental.

Por outro lado, enquanto a tecnologia é utilizada para reduzir custos, novas tecnologias baseadas em enzimas naturais estão apenas começando a ser levadas a sério como uma forma de reduzir os impactos que a fabricação de cerveja gera no meio ambiente.

O “chill haze” é a turbidez que forma na cerveja como resultado de proteínas de tanino. Normalmente, para remover essa turbidez sem sabor, porém não atrativa, a cerveja passa por um processo complicado e demorado de estabilização sintética que somente pode ser concluído sob temperaturas sub-zero. Contudo, utilizando apenas enzimas naturais, Brewers Clarex permite que os fabricantes de cerveja realizem a mesma remoção do “chill haze” sob temperatura ambiente como parte de seu tradicional estágio de "estabilização a frio". E considerando que esse processo economiza tempo e também emissões de CO2, significa que as cervejarias podem produzir mais cervejas para vender a seus clientes.

Tornando sua cerveja mais sustentável

A Análise Comparativa de Ciclo de Vida demonstra que a utilização do Brewers Clarex® pode gerar redução entre 5% e 8% do impacto total de carbono associado à fabricação de cerveja em comparação à utilização de estabilizadores sintéticos. Isso é igual a uma economia de energia de €100.000 por milhão de hectolitros. Essa economia significativa pode ser alcançada sem a necessidade de investimentos adicionais, podendo realizar uma contribuição substancial, auxiliando as cervejarias a cumprirem suas metas de redução de CO2. Além disso, o Brewers Clarex® amplia a data de validade, significando que a cerveja pode durar até quinze meses – uma melhoria significativa em comparação aos estabilizadores tradicionais e que significa que a cerveja que não foi consumida no último Natal ainda poderá ser usada no próximo!

Assim, não é surpresa que um número crescente de cervejarias esteja utilizando o Brewers Clarex®.