This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

DSM na América Latina

Inovação inspiradora - Cradle to Cradle®

Uma revolução na fabricação amigável ao meio ambiente, mas também aos negócios.

Para legenda do vídeo em português, pressione o botão CC quando começar o vídeo.

Projetados diretamente com base na capacidade da natureza de se renovar ciclicamente sem gerar nenhum resíduo, os sistemas de fabricação Cradle to Cradle® são essencialmente isentos de resíduos – extraem a matéria-prima, a utilizam e, a seguir, a devolvem à cadeia de valor novamente como matéria-prima. O Cradle to Cradle® representa uma das tentativas inovadoras nos últimos anos de gerar uma solução para a busca do mundo por um sistema sustentável. 

Alinhada perfeitamente ao nosso conceito de sustentabilidade e aos nossos negócios centrais, a DSM é uma parceira ideal para clientes que adotam o Cradle to Cradle®.

Tendo já iniciado uma discussão sobre os tipos de produtos e inovações que são necessários para atender às necessidades de sustentabilidade da indústria, uma das principais forças do Cradle to Cradle® é sua poderosa mensagem motivacional: através do Cradle to Cradle®, as empresas podem de fato produzir um impacto positivo no meio ambiente. Além disso, as demandas do projeto de produtos Cradle to Cradle® oferecem uma excelente fonte de inovação sozinha: proporciona foco real e valioso para melhorias nas inovações da próxima geração. Em resumo, Cradle to Cradle® é uma nova forma para encontrar soluções para as necessidades dos mercados existentes e emergentes.

Em direção a uma solução sustentável de fabricação

Diferentemente da fabricação Cradle to Grave, que se preocupa com o que acontece com o material entre a data de seu início e fim de sua vida útil, os sistemas Cradle to Cradle® representam uma mudança de paradigma de fabricação na forma holística que vê o ciclo de vida de um material. Começando com a extração de uma matéria-prima, passando pelo processo de fabricação, sua vida útil e reinserção final na cadeia de valor como matéria-prima, o Cradle to Cradle® representa uma abordagem inovadora na fabricação de produtos e na forma pela qual fazemos negócios.

Além da atenção dedicada a garantir que toda a cadeia de valor seja sustentável de um ponto de vista de matéria-prima, também cumpre outros critérios ambientais, por exemplo, Saúde de Materiais, Uso de Energia Renovável, Administração da Água e Responsabilidade Social.

O Cradle to Cradle® na prática

Muitas empresas possuem programas de sustentabilidade que envolvem uma ampla gama de iniciativas ambientais, desde preservação da energia até reciclagem. Uma área de foco é a substituição de móveis tradicionais de escritório por produtos que tenham o rótulo Cradle to Cradle®, uma vez que os clientes exigem móveis que contribuam para a sustentabilidade.

Uma série de fabricantes líderes de móveis, incluindo Giroflex e Herman Miller, já adotam o design Cradle-to-Cradle®. A DSM trabalha com esses dois fabricantes: a Giroflex selecionou o náilon Akulon® da DSM para os braços de suas poltronas, assentos, encostos e bases, ao passo que a Herman Miller utiliza Arnitel® - um produto da DSM completamente isento de compostos tóxicos e termicamente reciclável – em sua poltrona de escritório Mirra. Essas poltronas são sucessos comerciais – bem como inspiradoras.

As colaborações da DSM com a Giroflex e Herman Miller são exemplos de como o Cradle to Cradle® tornou-se o ponto focal para toda a cadeia de valor de trabalho com base em processos e produtos sustentáveis. O conceito Cradle to Cradle® alcançado somente por meio de inovação colaborativa e aberta, trabalho em equipe e parcerias de longo prazo, baseado na natureza, é uma grande inspiração para caminhos em direção a um sistema sustentável – que seja bom para o meio ambiente, mas também para os negócios. A DSM está aberta a ideias sobre como o conceito Cradle to Cradle® pode gerar inovações em seus negócios.