This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

DSM na América Latina

Fortificação do arroz – uma grande oportunidade para abordar a desnutrição

Quando olhamos no armário para ver o que há disponível para o jantar hoje à noite, a probabilidade é que o arroz seja um dos alimentos básicos que você encontre – e certamente você não estará sozinho.

O arroz é o produto básico mais importante do mundo, consumido por 2 bilhões de pessoas praticamente todos os dias, constituindo a base das dietas em grandes partes da Ásia e África. Surpreendentemente, os historiadores descobriram provas de que o arroz era consumido em partes da China cerca de 8.000 anos atrás, e tem até mesmo a mesma palavra que "alimento" em chinês.

O arroz processado normal é baixo em nutrientes, e atua basicamente como fonte de carboidrato. A fortificação do arroz é uma grande oportunidade de melhorar a nutrição, especialmente porque muitas partes da África e Sudeste Asiático, onde os problemas da fome oculta são mais agudos, são também grandes regiões produtoras e consumidoras de arroz.

Em conjunto com o Bühler Technology Group, a DSM desenvolveu um processo altamente inovador para a produção de sementes de arroz fortificadas com micronutrientes (vitaminas e minerais). As sementes fortificadas resultantes são especificamente recomendadas para reduzir deficiências decorrentesde nutrição desequilibrada, direcionados a grupos específicos da população como crianças, grávidas e idosos. Os micronutrientes utilizados na produção de sementes de arroz fortificadas da marca NutriRice™ são fornecidos pela DSM.

Por meio dessa parceria com o Programa Mundial de Alimentos, a DSM vem apoiando a abordagem estratégica do WFP de fortificação do arroz, estando engajada em esforços em Bangladesh, Camboja e Vietnã para incluir o arroz fortificado nas redes de segurança sociais, e maximizar o potencial do arroz fortificado no combate à desnutrição.