This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

DSM na América Latina

DSM em Energia: Levando energia às pessoas 

Desde resinas que revestem turbinas eólicas enormes, até fontes alternativas de energia, revestimentos solares para vidros, purificação da água, perfuração de poços de petróleo precioso... Estamos dedicando toda nossa energia para economizar – e criar – energia. 
Hélices e rotor de turbina eólica
Girassóis

O grande desafio enfrentado pela indústria da energia – e todos nós como indivíduos – é simples. Não importa quanto tentemos ser sensatos, éticos e eficientes em energia... o mundo moderno nem sempre facilita nosso sucesso. Nossa missão na DSM é mudar tudo isso. Estamos fazendo bom progresso... 

Em energia renovável

A DSM é líder mundial em biogás – uma fonte de energia renovável que utiliza biotecnologia para decompor e converter fluxos de resíduos e plantas energéticas de baixo valor (esterco, esgoto, resíduos domésticos, grãos) em energia e fertilizantes. Nossas enzimas são utilizadas hoje por mais de 100 usinas de biogás para aumentar sua eficiência em até 15%. Damos consultoria a operadores, proprietários e investidores de usinas sobre melhorias na operação e eficiência do biogás. O resultado:  usina de biogás mais estável e mais lucro.

Estamos analisando como ajudar a indústria a otimizar suprimentos químicos, especificamente afastando-se das tradicionais refinarias à base de matérias-primas fósseis em direção a biorrefinarias que utilizam plantas não comestíveis e resíduos agrícolas como alternativa viável ao petróleo bruto e gás natural.

A DSM está na vanguarda desses desenvolvimentos revolucionários. Produzimos não apenas enzimas e leveduras que constituem o coração tecnológico da conversão de biomassa dentro da biorrefinaria, mas também criamos novas moléculas a partir da produção de biorrefinarias, criando produtos renováveis para hoje e as futuras gerações.

Em turbinas eólicas, nossa resina compósita Synolite™ 1790-G é utilizada hoje na fabricação de hélices mais leves, fortes e mais duráveis. Nossas resinas ajudam a reduzir os impactos do carbono das usinas eólicas e das próprias turbinas, uma vez que o procedimento de cura das hélices pode ser executado sob temperatura ambiente, permitindo que fabricantes reduzam custos totais de sistemas em até 40% (muita energia) em comparação a sistemas à base de resinas epóxi.

Navio cargueiro com SkySail instalado

Dando prosseguimento ao tema de energia eólica, nossa fibra Dyneema® é utilizada na fabricação de cordas que puxam e içam as gigantescas SkySails, utilizadas hoje para impulsionar navios comerciais – reduzindo o consumo de combustível e emissões em até 35%.

Hoje, nossas visões estão voltando-se para construções de aço e alumínio, utilizando nossos materiais compósitos para produzir energia solar concentrada. Nossas resinas leves permitem que módulos solares sigam a direção do sol com maior facilidade, bem como oferecendo melhor eficiência energética graças à estrutura traseira sólida que possibilita espelhos mais finos com maior reflexão.

Marinheiro desatando corda

Na exploração offshore de petróleo

À medida que a necessidade do planeta por petróleo intensifica-se, também se intensificam as distâncias – e as profundidades – em sua procura. Nossa fibra Dyneema® é 15 vezes mais forte do que o aço, porém mais leve. É por isso que é o ingrediente-chave em uma nova geração de cordas e cabos industriais que ancoram plataformas de petróleo em até duas milhas abaixo das ondas – também sendo utilizada no reboque de embarcações e equipamentos gigantes necessários para a exploração do petróleo.

Nossa posição como uma das fabricantes líderes de acrilonitrilo, matéria-prima da acrilamida, também é essencial nesse sentido. Esse polímero excepcional é capaz de absorver a água até 200 vezes seu volume. Dessa forma, as plataformas de produção de petróleo o injetam em reservas de petróleo esgotadas no leito do mar onde literalmente absorvem a água e empurram o petróleo para a superfície.

Fileira de painéis solares em um telhado

Em energia solar

Nossa tecnologia de revestimento antirreflexivo (AR) KhepriCoat® aumenta a transmissão da luz em placas de vidro de módulos solares, que, por sua vez, aumentam a eficiência dos módulos solares. Na verdade, KhepriCoat® foi utilizada em módulos fotovoltaicos que quebraram o recorde mundial de transmissão de solar multicristalina.

Além disso, em outubro de 2012, instalamos 365 painéis solares (cerca de 550m2) revestidos com KhepriCoat® no teto de nosso Centro Alert & Care em Sittard-Geleen, Países Baixos. Esses painéis produzirão 76 MWh de eletricidade por ano.