This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

DSM na América Latina

DSM em Naval: Explorando águas profundas ainda não mapeadas 

Nosso trabalho na indústria naval cobre tudo, desde resinas superduráveis que protegem embarcações, navios impulsionados pelo vento, até equipamentos de pesca de última geração que apanham mais peixe e utilizam menos combustível, além de exploração de petróleo.
Rastro deixado por navio na água

Cerca de 90% dos produtos transportados em todo o mundo o são por navios – a maioria é impulsionada por enormes quantidades de petróleo. Enquanto isso, as Nações Unidas estimam que a demanda global por peixe irá dobrar nas próximas décadas, significando que precisamos encontrar formas melhores, mais ecológicas e eficientes de coletar os frutos do mar... 

Navegação impulsionada pelo vento

Temos parcerias com diversos nomes líderes na indústria  naval para o lançamento de uma revolução extraordinária nessa área: SkySails.

SkySails é uma tecnologia de pipa de rebocamento que literalmente impulsiona navios gigantes – reduzindo o consumo de combustível e emissões em até 35%. Nossa própria fibra Dyneema® é utilizada na fabricação de cabos que puxam e içam a pipa – atuando em ventos violentos, lá no alto no céu.

Até agora, a navegação impulsionada pelo vento não é comercialmente viável devido ao espaço necessário para acomodar mastros e velas gigantes – e a perda resultante de velocidade na água. Agora, com SkySails, a comunidade global de transporte, afetada pela recessão, encontra uma resposta genuína. Na verdade, estimamos, de forma conservadora, que 3.000 navios cargueiros terão SkySails até 2020.

SkySails é apenas uma das muitas aplicações na área naval baseadas em cabos e polias que utilizam Dyneema®. Por exemplo, você sabia que ajudamos a ancorar plataformas de petróleo até três quilômetros de profundidade no mar?

Rede cheia de peixes

Pesca

Nossa fibra Dyneema® vem sendo utilizada na nova geração de redes de pesca ecológicas – desde as maiores operações comerciais até pescadores amadores de finais de semana.

Além do barco em si, as redes e cabos representam provavelmente o investimento mais importante em pesca comercial. A economia é simples: Os custos de combustíveis são impulsionados pelo peso das redes de carga, cabos e seu "arrasto" resultante pela água. Dyneema® não absorve água e oferece o menor peso disponível para sua resistência. Essa resistência – 15 vezes mais forte do que o aço – também desempenha um papel ao reduzir bastante quebras e falhas de equipamentos.

Desde empresas pesqueiras industriais até pescadores solitários que atuam desde o Brasil até Bangladesh, redes mais fortes significam que menos peixes escapam. Muitos peixes (robalo, choupa, bacalhau) na verdade mordem – tornando redes fortes, porém leves, essenciais. Considerando que Dyneema® detém o recorde mundial na relação resistência-peso, permitimos que criadores aumentem suas caixas sem aumentar seu peso, staff ou máquinas. Também importante, não deixamos pescadores, suas famílias e comunidades perderem refeições.

Dois iatistas no mar

Em projeto de barcos

Quanto mais leve, forte e durável for a embarcação, mais rápido navegará. Nossas resinas compósitas estão sendo cada vez mais utilizadas na fabricação de embarcações mais leves que não apenas exigem menos combustível, mas também são mais rápidas na água (fomos fundamentais auxiliando a equipe iatista holandesa feminina 470 a trazer para casa a medalha de prata na olimpíada de Pequim de 2008). Comercialmente, nossas resinas compósitas são utilizadas em iates italianos de última tecnologia que embelezam as marinas do mundo.

Naturalmente, a fibra de vidro é um componente-chave do design moderno de embarcações, sendo que por mais de 30 anos a Neoxil® da DSM é a marca de maior confiabilidade do mundo em dimensionamento e aglutinantes para a indústria de reforço de fibra de vidro – na verdade, oferecemos a linha mais ampla de aplicações e químicas.