This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

DSM na América Latina

DSM na Área Médica: Aprimorando dispositivos para melhorar o tratamento de pacientes 

Atualmente, os biomateriais da DSM são utilizados em dispositivos médicos que vão desde suturas superfortes até corações artificiais, em inovadores sistemas de suprimento de medicamentos e em revestimentos que facilitam o implante de instrumentos. No futuro, nossa visão está direcionada a novos tratamentos capazes de alterar a vida como a medicina regenerativa. Mais do que nunca, a DSM vem auxiliando fabricantes de dispositivos médicos a oferecer produtos melhores e mais seguros para melhorar o tratamento de pacientes. 

Para legenda do vídeo em português, pressione o botão CC quando começar o vídeo.

Como espécie, estamos vivendo mais. Porém, como qualquer equipamento sofisticado, o corpo humano se desgasta – e as peças precisam ser reparadas ou substituídas. Estima-se que essa necessidade cresça significativamente nos próximos anos devido à população em envelhecimento, uso excessivo, com mais pessoas levando vidas ativas, ou sub-uso, à medida que dietas pobres e a epidemia de obesidade causam vários problemas de saúde.

A DSM vem se tornando a parceira "recorrente" de fabricantes de dispositivos médicos e biofarmacêuticos, auxiliando a criar soluções mais inteligentes. Nossos biomateriais comprovados estão sendo utilizados em uma série de formas para melhorar a saúde, conforto e mobilidade de pacientes com uma variedade de doenças.

Materiais biomédicos

Nossa força em materiais biomédicos vem de uma convergência exclusiva entre nosso conhecimento de ciências de materiais (especialmente polímeros) e ciências da vida. O resultado são produtos biomédicos capazes de interagir com o corpo de forma segura durante um período maior de tempo. Nossos materiais de poliuretano comprovaram ser excepcionalmente duráveis, prolongando a vida de implantes. Também oferecem biocompatibilidade e bioestabilidade comprovadas, garantindo sua utilização segura ao longo do tempo dentro do corpo humano.

Nossa marca de fibra Dyneema Purity®, por exemplo, é a fibra mais forte do mundo. Seu baixo perfil, suavidade e resistência à abrasão a tornam ideal para utilização em cirurgias intrincadas e minimamente invasivas. Nossos biomateriais poliméricos estão sendo utilizados em tudo – desde marca-passos até articulações em ombros, quadris e joelhos, lentes de contato e fios de neuroestimulação. Também comprovaram ser benéficos em partes delicadas e intrincadas do corpo, como cérebro, vasos cardíacos, discos lombares e vértebras.

Para os pacientes, os benefícios são claros. Cirurgias e tratamentos agora são mais rápidos e mais confortáveis. E, com menos procedimentos invasivos, o tempo de recuperação também é menor.

Tecnologia de suprimento de medicamentos

A busca por terapias melhores e mais seguras com maior eficiência nunca acaba. É por isso que a DSM está agora desenvolvendo materiais ressorvíveis que nossos clientes utilizam para fabricarem sistemas locais implantáveis de suprimento de medicamentos. Os sistemas feitos com esses materiais são capazes de fornecer doses precisas de medicamento, ao longo do tempo, a uma meta específica no corpo para melhores terapias, por exemplo, administração da dor e tratamento de doenças agudas e crônicas.

Revestimentos hidrofílicos 

Cada vez mais, nossos revestimentos à base de polímeros estão sendo utilizados no revestimento de cateteres, guias e outros instrumentos cirúrgicos. A excelente lubricidade torna esses dispositivos mais fáceis de inserção e manobra dentro do corpo humano. Também oferecemos revestimentos com propriedades antimicrobianas, não-bioincrustantes e/ou hemocompatíveis que atendem a necessidades específicas dos pacientes e médicos também.

Aplicações médicas adicionais 

Nossos Revestimentos Uvolve® Instant Floor curáveis por UV oferecem uma solução rápida e ecológica para a fabricação de pisos de concreto mais higiênicos em hospitais e teatros de operação – garantindo máxima higiene e segurança. Indo um passo além, nossas avançadas resinas Somos® estão criando uma abordagem totalmente nova para o projeto e processamento de dispositivos médicos: Estereolitografia. Utilizando essa tecnologia de protótipo, podemos produzir protótipos funcionais de dispositivos médicos para aparelhos cirúrgicos em dias em vez de meses. É mais uma forma pela qual a DSM está comprometida em oferecer soluções inovadoras – e fazendo uma diferença significativa nas vidas das pessoas.

Links relacionados