DSM, UNICEF e Sight e Life se associam para melhorar nutrição na Nigéria

30 out 2017 13:38 CET

A DSM, empresa global baseada na ciência que atua na saúde e nutrição, a agência das Nações Unidas para crianças, UNICEF e o grupo de reflexão sobre nutrição humanitária, Sight and Life, anunciaram uma nova parceria para melhorar a nutrição de crianças e mães em risco na Nigéria. Os parceiros também defenderão uma escala global para a suplementação de micronutrientes.

Guiados pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de acabar com a fome e melhorar a nutrição em todos os lugares, a parceria se concentrará em atingir mães e crianças com intervenções nutricionais durante os primeiros 1.000 dias de vida das crianças, desde a concepção até dois anos de idade. A nutrição de qualidade durante esse período desempenha um papel vital no apoio ao desenvolvimento físico e cognitivo das crianças com benefícios ao longo da vida.

Menos de 20% das crianças na Nigéria são alimentadas com dietas que atendam minimamente as necessidades para o crescimento e desenvolvimento da saúde e quase 40% das crianças com menos de 5 anos têm o crescimento comprometido, condição causada pela desnutrição.

"Uma boa nutrição é um direito humano. A DSM orgulha-se de se associar novamente com a UNICEF e a Sight and Life para melhorar a nutrição na Nigéria e em toda a África, especialmente para populações vulneráveis, como mulheres e crianças. É um passo importante para alcançar um mundo sem fome e um mundo em que as pessoas em todos os lugares possam alcançar todo o seu potencial ", disse Feike Sijbesma, CEO e Presidente do Conselho de Administração da DSM.

A DSM oferece vitaminas, nutrientes e soluções em fortificação de alimentos, bem como conhecimentos que complementam as pesquisas, os programas e o alcance global da UNICEF e da Sight and Life.

"A nutrição é um dos investimentos mais economicamente efetivos que podemos fazer - na vida e no futuro das crianças e no fortalecimento das sociedades no longo prazo ", disse Anthony Lake, diretor executivo da UNICEF. "Toda criança tem o direito de crescer saudável e forte, e essa nova parceria com o Royal DSM e a Sight and Life ajudará mais crianças na Nigéria a perceber esse direito".

Juntos, os parceiros desenvolverão modelos escaláveis ​​e impulsionarão a inovação para melhorar a qualidade da alimentação e nutrição na Nigéria, com o objetivo de estimular ações semelhantes em outros países onde a desnutrição é uma preocupação crítica. Os parceiros também defenderão em escala global as melhores práticas em suplementação de micronutrientes.

A nova parceria baseia-se em atividades conjuntas da DSM e da UNICEF de 2013-2015 que apoiaram programas de micronutrientes em pó (MNP) em Madagascar e na Nigéria. Juntas, as organizações já melhoraram a nutrição para cerca de 400 mil crianças na Nigéria através do programa piloto MNP.

"Com a nossa experiência em pesquisa de implementação e comunicação de mudança social e comportamental, efetivamente contribuiremos para programas de nutrição em escala na Nigéria", diz Klaus Kraemer, diretor-gerente da Sight and Life.