DSM assina acordo de parceria tecnológica com a Toyota

07 nov 2017 19:09 CET

O acordo envolve todos os negócios da DSM ativos no fornecimento de materiais e tecnologia para o setor automotivo - Engenharia de Plásticos, Dyneema® (fibra de polietileno de alto peso molecular) e Impressão em 3D, incluindo a Somos® para estereolitografia (SLA) e outras tecnologias como o Filamento Fused Fabricação (FFF).

A Royal DSM, uma empresa global baseada em ciência que atua na área da saúde, nutrição e materiais, assinou um acordo de parceria tecnológica "One DSM" com a Toyota Motorsport GmbH (TMG), uma subsidiária da Toyota Motor Corporation.

A TMG é uma empresa de desenvolvimento, teste e fabricação de alto desempenho, oferecendo uma ampla gama de serviços técnicos, bem como seu envolvimento em várias disciplinas de automobilismo. Uma das suas áreas de especialidade é a fabricação de produtos por fabricação de aditivos (muitas vezes designada como impressão em 3D), tanto para uso de automobilismo quanto para clientes externos.

Sob o acordo não exclusivo, a DSM terá a oportunidade de atuar como fornecedor de material e produto preferido da TMG. A TMG desenvolverá e pilotará novas soluções de engenharia usando materiais e produtos de alto desempenho da DSM para aplicações potenciais na indústria automotiva. A TMG também testará e avaliará produtos DSM e atuará como um usuário de teste para projetos definidos.

"Estamos muito entusiasmados com este novo acordo", disse Golnar Motahari Pour, presidente da DSM Dyneema. "A DSM oferece uma variedade de materiais que são ideais para aplicações de alto desempenho na arena automotiva, e acreditamos que, trabalhando em conjunto com a TMG, possamos expandir nossos horizontes ainda mais. Todo mundo da DSM está ansioso para poder trabalhar com um líder da engenharia automotiva desde a fase de projeto inicial em diante".

"Os termoplásticos DSM como Stanyl®, ForTii® e Akulon® já têm um lugar importante no setor automotivo, especialmente sob o capô", ressalta Motahari Pour, "mas também nos movemos rapidamente para compostos termossutíveis. No ano passado, por exemplo, introduzimos Dyneema Carbon, que acreditamos representam um salto na evolução do carbono. Dyneema®, a fibra mais forte do mundo ™ melhora significativamente o desempenho de compostos de carbono puro e torna possível a maior leveza e durabilidade ".

Hugo da Silva, vice-presidente de negócios de fabricação de aditivos da DSM e impressão em 3D, é igualmente entusiasmado. "Nossos materiais já têm uma forte reputação na comunidade de impressão em 3D, e à medida que crescemos nosso portfólio para apoiar a revolução da impressão em 3D, estamos convencidos de que podemos fazer muito mais", diz ele. "Nós já trabalhamos com a Toyota Motorsport na otimização do nosso novo Somos Taurus para aplicações de automobilismo do mundo real, e este acordo nos permitirá colaborar ainda mais de perto".

Gerard Winstanley, Gerente de Tecnologias e Processos de Produção Futura, Fabricação e Fabricação de Aditivos na TMG, diz: "Estamos ansiosos para ampliar nossa cooperação com a DSM como um parceiro de tecnologia dedicado. Nosso relacionamento desenvolveu-se fortemente ao longo dos últimos anos e aprimorou significativamente nossas capacidades e contribuiu para o desenvolvimento de produtos da DSM. A missão da TMG é empurrar os limites da tecnologia automotiva para aplicações automobilísticas e rodoviárias tanto para projetos da Toyota quanto para os de nossos clientes terceirizados. Acreditamos que esta parceria apoiará isso ".