This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

DSM na América Latina

Sustentabilidade: Nossa visão e estratégia

Sustentabilidade significa diferentes coisas para diferentes pessoas. Na DSM, definimos sustentabilidade como o atendimento das necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades – que, por sua vez, significa promover a prosperidade econômica, a qualidade ambiental e a responsabilidade social para o benefício das pessoas, planeta e lucratividade.
Garoto segurando cabra em seus braços

Até 2050, haverá nove bilhões de pessoas no planeta. Como espécie, estamos evoluindo e envelhecendo, porém, mais importante, estamos mudando. E, infelizmente, o mundo moderno que o homem ajudou a criar nem sempre é ideal para sustentar um futuro próspero e estável.

É precisamente por isso que a sustentabilidade é agora nosso elemento fundamental impulsionador de negócios. Praticamente tudo que fazemos agora é impulsionado pela sustentabilidade e a necessidade de identificar os principais desafios e tendências globais e, então, resolvê-los para nossos clientes. Dessa forma, adotamos o que é conhecido como conceito triplo P: People, Planet and Profit (Pessoas, Planeta e Lucratividade).

Pessoas

Nossa promessa de marca é criar vidas mais brilhantes para as pessoas hoje e para as futuras gerações. Isso significa melhorar as vidas por meio de nossas atividades, produtos e inovações. Também significa sustentar e até mesmo salvar vidas. Por exemplo, nosso trabalho com o Programa Mundial de Alimentos é uma verdadeira parceria social na qual nosso pacote de nutrientes MixMe® auxilia a combater a fome oculta de cerca de 10 milhões de indivíduos, número que ainda cresce. Nossas soluções ainda são benéficas de muitas outras formas, desde os materiais utilizados em equipamentos de proteção da vida como capacetes e coletes, até produtos biomédicos que estão ampliando a vida ativa.

Planeta

Temos apenas um planeta – e precisamos fazer com que ele dure. É por isso que hoje 95% de todos os nossos produtos em nossa linha de inovação são ECO+, em outras palavras, geram menor impacto de carbono do que os produtos equivalentes, oferecendo simultaneamente maior valor e benefícios. Desde revestimentos de células solares que quebram recordes mundiais, passando por tintas livres de solventes até plásticos feitos de óleo de rícino e colza em vez de óleo mineral (alguns deles também são livres de halogênios) – esse é o fruto de nosso trabalho. Enquanto isso, continuamos a tornar nossos próprios processos de fabricação – na verdade, cadeias de valores inteiras – mais eficientes em termos de energia e com menos desperdício. Por exemplo, estamos cumprindo a meta de melhorar nossa eficiência de energia em 20% até 2020.

Lucratividade

A DSM é uma empresa. Assim, naturalmente, nossas atividades precisam ser economicamente sustentáveis. Muitos de nossos produtos ECO+ – desde plásticos a ingredientes naturais de enzimas alimentares – oferecem benefícios superiores e inovadores de processamento que são não apenas eficientes em termos de energia e carbono, mas também em custos. Em novas áreas como energia solar e biocombustíveis, o campo de atuação está nivelando, os governos estão investindo em tecnologias e infraestrutura, que, por sua vez, estão abrindo caminho para o sucesso comercial. Em economias em expansão, a capacidade de produzir produtos básicos como água limpa e alimentos seguros e acessíveis, vem aumentando de forma crucial; enquanto isso, continuamos a encontrar modelos comerciais sustentáveis para auxiliar os quatro bilhões de pessoas na base da pirâmide.

Pessoas, planeta, lucratividade: um combinação que todos ganham.