PROTEÇÃO PARA A MATRIZ EM QUE VOCÊ PODE CONFIAR

Importância da longevidade da matriz

A otimização da longevidade da matriz e do desempenho da matriz ao longo de sua vida é a base para maximizar a saúde da matriz, o bem-estar e a eficiência do desempenho do plantel reprodutivo, bem como de sua progênie, levando a uma produção suína mais sustentável. Há um custo significativo associado ao descarte precoce ou a tendência par matrizes hiperprolíficas e a morte de uma matriz, e a mortalidade de matrizes tem aumentado constantemente ao longo da última década. Com o aumento do estresse metabólico associado, as matrizes modernas podem ser mais suscetíveis aos desafios sanitários, nutricionais e de manejo presentes na granja, resultando em taxas maiores de descarte e mortalidade. Entre os desafios enfrentados pelo plantel reprodutivo, as micotoxinas, presentes em uma ampla variedade de matérias primas e rações para matrizes, e que reduzem o desempenho animal e afetam a sustentabilidade e a lucratividade de toda a cadeia de valor.

Os 4 órgãos mais sensíveis às micotoxinas

  • Fígado. As micotoxinas deoxinivalenol (DON) e zearalenona (ZEN) afetam negativamente a ultraestrutura e histologia do fígado dos suínos uma semana após a exposição. Como o fígado tem muitas funções, a mais importante sendo a detoxificação de metabólitos, qualquer impacto sobre a funcionalidade hepática pode ter amplos efeitos sobre a saúde do animal.
  • Intestino, As micotoxinas reduzem o consumo de ração das matrizes e, por isso, têm o potencial de reduzir a disponibilidade de nutrientes para o desenvolvimento fetal ou para a produção de leite. Nas matrizes prenhes, a ingestão de zearalenona tem efeitos negativos sobre a microbiota, a morfologia e a permeabilidade intestinal e os indicadores de estresse oxidativo.
  • Útero e ovários. Dois requisitos chave para uma prenhez bem sucedida são 1) a capacitação dos oócitos para os próximos estágios de desenvolvimento (blastocistos) e 2) a manutenção do perfil hormonal da gestação. O processo de clivag em é significativamente afetado pela presença de DON e de ZEN. A zearalenona  é um análogo do estrogênio e por isso está particularmente implicado em muitos aspectos do desenvolvimento e funcionamento do sistema reprodutivo. Além do sangramento no ovário e no tecido uterino devido aos efeitos da ZEN, há também alterações negativas na progesterona e no hormônio luteinizante, que podem interferir no processo da parição e iniciar o estro na matriz em lactação.
  • Úbere e vulva: A ZEN é altamente estrogênica e um dos poucos sinais claramente visíveis da ingestão de ZEN pelas fêmeas é a presença de uma vulva edemaciada. Vulvas edemaciadas têm sido relatada em leitões durante a amamentação, evidência de que a ZEN pode ser transferida via útero. Também foi observado um efeito dose dependente da ZEN sobre o tamanho da vulva em leitoas já seis dias após o início da administração de ZEN. A ingestão de ZEN pode também ´danificar as células epiteliais mamárias das leitoas.

Nossa abordagem

Nossos especialistas locais em suínos vão trabalhar em estreita colaboração com você para avaliar seu risco de micotoxina, tanto nas matérias primas como na ração completa da matriz. Oferecemos diferentes métodos de análise que revelam não apenas as micotoxinas mais comuns, mas também as micotoxinas ocultas e emergente.

Você receberá um relatório completo, personalizado, sobre o seu nível de risco e então nossos especialistas irão orientar você sobre as melhores soluções para reduzir a mortalidade precoce de matrizes e dar o suporte para a saúde da matriz e desempenho da matriz, longevidade da matriz e a reprodução bem sucedida da matriz.

Durante quase 40 anos, a DSM tem inovado soluções únicas que não apenas apoiam as funções fisiológicas das matrizes, mas têm também um efeito direto sobre as micotoxinas. Somos a única empresa cujos produtos receberam sete autorizações da União Europeia, um rigoroso processo de certificação que verifica tanto a segurança como a eficácia, e com múltiplas soluções, incluindo:

  • Biotransformação
  • Adsorção
  • Bioproteção
  • Proteção exclusiva contra endotoxinas

Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos auxiliá-lo ou fale com seu representante DSM local.

×

Webinar Supporting Sow Longevity: Combating Mycotoxin Susceptibility in Today's Hyper-prolific Sows

Watch the on-demand webinar in which you will hear from a host of experts on the susceptibility of modern hyper-prolific sows focusing on challenges from mycotoxins and the impact on longevity and piglet quality.

Share

Share