Notícias

dsm-firmenich faz Dia de Campo online e mostra as tecnologias do seu Centro Experimental, a da Fazenda do Futuro

Dia de Campo Virtual Tortuga® abre as porteiras do Centro de Inovação e Ciência Aplicada de Ruminantes da dsm-firmenich e mostra tecnologias da Pecuária 4.0 que tornam a atividade cada vez mais eficiente. Evento será online na tarde de 5 de abril.

Março, 2021 – A área de Ruminantes, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para animais, abrirá as porteiras do seu Centro de Inovação e Ciência Aplicada para mostrar as tecnologias avançadas que vêm desenvolvendo em nutrição e digitalização da pecuária. No Dia de Campo Virtual Tortuga®, em 5 de abril (das 14h às 17h), com transmissão online a partir da Fazenda Caçadinha, a “Fazenda do Futuro” em Rio Brilhante (MS), os produtores poderão conhecer as novidades tecnológicas que impulsionam a produtividade no cenário da “Pecuária 4.0”.

Sobre o centro de inovação da dsm-firmenich, vale dizer que é o local onde são desenvolvidos, testados e aprovados todos os suplementos nutricionais da Tortuga® antes que cheguem ao mercado e é onde o time de Inovação e Ciência Aplicada da empresa cria tecnologias que tornam a pecuária mais eficiente. No campo de digitalização, por exemplo, Tiago Sabella Acedo, gerente de Marketing Ruminantes para a América Latina e responsável pela área de inovação, lembra que esses avanços transformam a produção de bovinos pelo uso de dados e controles rigorosos. Na dsm-firmenich, em particular, ele lembra a aliança entre tecnologia digital e de nutrição para gerar ganhos zootécnicos para o rebanho e de rentabilidade para os pecuaristas.

“Juntas, as tecnologias de nutrição e a pecuária digital geram oportunidades de otimizar os custos e o manejo dos bovinos para aumentar o retorno sobre o investimento, especialmente no cenário atual, onde os preços da arroba e dos bezerros estão em patamares elevados e onde os insumos têm acompanhado essa alta”, comenta Acedo. Nesse contexto, as tecnologias digitais geram informações que facilitam as tomadas de decisões. No confinamento e semiconfinamento, por exemplo, os dados ajudam a individualizar o trato dos bovinos, sendo possível saber a quantidade de alimento que cada animal consome, o número de visitas ao cocho e a ingestão do suplemento. Além disso, outros equipamentos modernos também permitem medir o peso do animal diariamente por meio de balanças acopladas ao bebedouro que pesa os animais todas as vezes em que ele bebe água, gerando dados sobre ganho de peso automaticamente.

Pecuária 4.0: tecnologias futurísticas mensuram o desenvolvimento dos bovinos

Há várias tecnologias futurísticas em teste no centro de inovação da dsm-firmenich. Um projeto inovador conduzido pela empresa em parceria com a Universidade de Wisconsin (EUA) usa câmeras instaladas acima do bebedouro (ou outro local visitado com frequência pelos animais) para tirar muitas fotos que, em conjunto com chips instalados nos brincos dos animais e apoio de algoritmos, torna possível mensurar o peso do animal. “No futuro, isso permitirá substituir as balanças, com efeito positivo para a eficiência do manejo e para o bem-estar animal”, conta Acedo.

Em outro projeto da Fazenda do Futuro, as câmeras instaladas em cima da linha de cocho do confinamento permitem a identificação da quantidade de alimento disponível aos bovinos e o comportamento desses animais ao longo do dia. Com uso de algoritmos e de machine learning (aprendizado de máquinas), essa tecnologia sugere a quantidade de alimento a ser ofertado. “Como a nutrição representa um custo alto no confinamento, os produtores trabalham com o mínimo possível de sobra de alimentos. E, com essa nova tecnologia, é possível reduzir muito o desperdício, otimizar os custos do manejo nutricional e maximizar o desempenho animal, gerando maior rentabilidade para os pecuaristas”, ressalta.

Programação focada na pecuária do futuro

 

A programação do Dia de Campo Virtual Tortuga® vai mostrar as novidades da empresa, com atenção para os avanços tecnológicos e uso de dados que, combinados com a nutrição adequada, elevam os ganhos da pecuária em todos os aspectos. Confira:

14h – Abertura, com Sergio Schuler, vice-presidente de Ruminantes da dsm-firmenich

14h05 – Boas-vindas da Agropecuária Fabiani, com Roberto Freitas, gerente da Caçadinha

14h20 – Dados de pesquisa, com Lucas Oliveira, gerente de categoria Corte da dsm-firmenich

14h50 – Intervalo

15h – Tecnologias, com Victor Valério, supervisor de Inovação – categoria Corte da dsm-firmenich; e Alexandre Perdigão, analista de Inovação e Ciência Aplicada da dsm-firmenich

15h50 – Perguntas e respostas, com mediação de Luciano Morgan, gerente técnico nacional de Corte da dsm-firmenich

16h50 – Encerramento

DSM-FIRMENICH – Bright Science. Brighter Living.™ 

A Royal dsm-firmenich é uma empresa global de ciências, "purpose-led" e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da dsm-firmenich é criar vidas mais brilhantes para todos. A dsm-firmenich está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A dsm-firmenich fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A dsm-firmenich e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

Ou encontre-nos em: Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn / Youtube

 

Sobre a Tortuga®, uma marca DSM-FIRMENICH

Desde abril de 2013, Tortuga® passou a ser marca da dsm-firmenich. A dsm-firmenich comercializa a linha de produtos Tortuga® no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga® tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a dsm-firmenich passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. Mais informações em www.tortuga.com.br.

Ou encontre-nos em:  Facebook / Instagram / YouTube

 

Informações para Imprensa:

Ideal H+K Strategies – www.idealhks.com

Rodrigo Fonseca: (11) 9.4846-5003 – rodrigo.fonseca@idealhks.com