Notícias

Qualidade do Leite Começa Aqui! 2020 compartilha conhecimento e ensina a produzir mais e melhor

Edição 2020 do programa da dsm-firmenich tem quatro eventos online em outubro e promove acesso à experiência de renomados produtores, técnicos e especialistas em torno de temas relevantes para a melhoria da qualidade do leite. Clique aqui e confira!

Outubro de 2020 – As quatro etapas da 9ª edição do Programa Qualidade do Leite Começa Aqui! estão marcadas para os dias 5, 13, 19 e 26 de outubro (todos às 19h), em reuniões online para produtores de todo o país (link para cadastro). Com realização a cargo do time de Pecuária de Leite da área de Ruminantes da dsm-firmenich, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para a pecuária, o foco desse ano é o compartilhamento de conhecimento, com participação de especialistas, produtores e técnicos que debaterão temas e informações importantes que contribuirão para capacitar ainda mais os produtores em torno da qualidade do leite.

Entre os critérios técnicos que contribuem para aumentar o rendimento industrial e que são levados em consideração em várias plantas captadoras para melhorar a remuneração dos produtores, os especialistas da dsm-firmenich citam o baixo teor de células somáticas e altos índices de proteína e gordura no leite. “Produzir leite de maneira segura, com alto teor de proteína e gordura e com baixo nível de células somáticas é um dos principais desafios da pecuária leiteira do Brasil”, ressalta Verônica Lopes, coordenadora da categoria Gado de Leite da área de Ruminantes da dsm-firmenich.

História do programa e “Melhorando a qualidade do leite”

O primeiro encontro (5/10) trará aos produtores um histórico do programa e detalhes sobre o formato da edição desse ano. Na parte técnica, o Prof. Marcos Veiga, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade São Paulo (FMVZ-USP), abordará o tema “Melhorando a qualidade do leite a partir do manejo e tratamentos”. E a programação continua com a produtora Patrícia Kompier, do Grupo Kompier, de Goiás, e o médico-veterinário da fazenda, Marcelo Junqueira, que falarão sobre participação no programa da dsm-firmenich e como a qualidade do leite é trabalhada na propriedade.

Estratégias nutricionais para melhoria dos sólidos do leite

A semana seguinte continua com temas importantes na pauta ao trazer informações sobre “Estratégias nutricionais para melhoria dos sólidos do leite”. Nesse contexto, o Prof. Rodrigo Almeida, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai trazer conceitos para buscar respostas à pergunta “Como melhorar o teor de sólidos no leite a partir da nutrição?”. Em seguida, o produtor Márcio Lewe, da Agropecuária Lewe, do Rio Grande do Sul, vai falar sobre a participação no programa da dsm-firmenich dentro da fazenda, com foco em nutrição.

“Melhorando os alimentos na fazenda e a qualidade do leite”

Esse será o tema do encontro da terceira semana. O Prof. Assistente do Depto. de Nutrição Animal da Universidade de Wisconsin (EUA), Luiz Ferraretto, abordará o tema “Produzindo silagem de qualidade para melhor desempenho produtivo” e o produtor Marcos Epp, da Agropecuária Régia, do Paraná, falará sobre a participação no programa da dsm-firmenich e como é a produção de alimentos na propriedade.

Onde estamos e onde queremos chegar?

“A melhoria da qualidade do leite: onde estamos e onde queremos chegar”. Esse é o tema que fechará a programação do Programa Qualidade do Leite Começa Aqui! 2020, na quarta semana de encontros online. Para fechar os trabalhos, Jefferson Pagno, coordenador de Pecuária de Leite da Frísia Cooperativa Agroindustrial, e Selvino Giesel, assessor de Lácteos da Aurora, debaterão sobre “O trabalho da indústria na busca de qualidade em parceria com os produtores, cadeia e o futuro na visão da Frísia e Aurora”. Outro destaque a última etapa é a participação de Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). No evento, ele falará sobre as “Oportunidades e desafios da cadeia: como a evolução da qualidade do leite está envolvida nesses processos?”.

(*) Siga Tortuga®

As informações sobre a programação desse ano estarão disponíveis nas redes sociais da Tortuga®: Facebook (link), Instagram (link) e Youtube (link).

Tecnologia é fundamental para produzir leite de alta qualidade

Quando se fala em qualidade do leite e nutrição animal, os suplementos nutricionais adicionados às dietas devem conter ingredientes de alta tecnologia que têm efeito no teor de sólidos e na quantidade de células somáticas presentes no leite, além de melhorar a produtividade e os índices zootécnicos do rebanho. Do portfólio da Tortuga® para a pecuária de leite, destaque para a linha Bovigold®, que tem produtos que combinam os aditivos CRINA® e RumiStarTM aos Minerais Tortuga com objetivo de aumentar a produção das vacas (até as que já têm alto desempenho).

O CRINA®, composto por uma combinação de óleos essenciais que proporciona maior eficiência alimentar às vacas, substitui os antibióticos na nutrição dos animais. Já o RumiStar™, a primeira enzima utilizada na nutrição de ruminantes, promove maior digestão do amido e da dieta como um todo. Combinado com os Minerais Tortuga de alta biodisponibilidade e às vitaminas em níveis OVN® (Optimum Vitamin Nutrition, conceito da dsm-firmenich desenvolvido para otimizar o desempenho animal), estes pacotes tecnológicos geram maior produção de leite com maior teor e sólidos, melhor saúde e bem-estar aos animais e, como consequência, mais lucro aos produtores.

DSM-FIRMENICH – Bright Science. Brighter Living.™ 

A Royal dsm-firmenich é uma empresa global de ciências, "purpose-led" e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da dsm-firmenich é criar vidas mais brilhantes para todos. A dsm-firmenich está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A dsm-firmenich fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A dsm-firmenich e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

 

Ou encontre-nos em: Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn / Youtube

 

Sobre a Tortuga®, uma marca DSM-FIRMENICH

Desde abril de 2013, Tortuga® passou a ser marca da dsm-firmenich. A dsm-firmenich comercializa a linha de produtos Tortuga® no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga® tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a dsm-firmenich passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. Mais informações em www.tortuga.com.br.

Ou encontre-nos em:  Facebook / Instagram / YouTube

 

Informações para Imprensa:

Ideal H+K Strategies – www.idealhks.com

Filipe Bachiega: (11) 4873-7629 / 9.8630-6718 – filipe.bachiega@idealhks.com

Rodrigo Fonseca: (11) 9.4846-5003 – rodrigo.fonseca@idealhks.com