dyneema

A DSM celebra a parceria de cinco anos com a Bravo Zulu ao fornecer proteção individual para o mercado de Taiwan

6 de agosto de 2020

A Royal DSM, uma multinacional baseada em ciência que atua nas áreas de Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, celebra sua parceria contínua com a Bravo Zulu Advanced Materials ao fornecer tecnologia de blindagem da próxima geração fabricada com o material unidirecional (UD) Dyneema® para apoiar licitações em andamento do Ministério da Defesa Nacional (Ministry of National Defense, MND) de Taiwan.

Ao longo da última década, a DSM firmou parceria com a X-Proof e a Bravo Zulu na região da Ásia-Pacífico para apoiar a ambição do MND de Taiwan de produzir a próxima geração de capacetes balísticos de baixo peso e alto desempenho.  A primeira colaboração com a X-Proof ocorreu em 2010 e, desde então, foi expandida para sua subsidiária, a Bravo Zulu, como parte das ambições de crescimento estratégico da X-Proof para apoiar o mercado taiwanês. 

Desde 2015, a DSM e a Bravo Zulu colaboram para fornecer soluções de blindagem leve que atendam aos requisitos locais do MND de Taiwan usando Material unidirecional Dyneema®, produzido na fábrica da DSM em Greenville, na Carolina do Norte (EUA). Dyneema® fornece poder avançado de parada balística sem comprometer o conforto ou a mobilidade dos usuários, fazendo com que seja o material preferido por muitos militares e policiais de elite do mundo.   

Usando Dyneema®, nosso cliente foi capaz de fornecer um nível maior de proteção para o soldado”, afirma Louis Liu, diretor administrativo da Bravo Zulu.  “Estamos ansiosos para proporcionar a eles o próximo nível de inovação com ajuda da DSM.

A DSM entregou mais de 1,3 milhão de metros lineares do material Dyneema® HB210, adquirido nos Estados Unidos, para apoiar seis licitações de capacetes para o MND de Taiwan, fazendo de Taiwan o primeiro país da Ásia-Pacífico a utilizar o Dyneema® HB210 para aplicações balísticas de alto desempenho. O Dyneema® HB210 faz parte da plataforma Dyneema® Force Multiplier Technology (FMT) da DSM, que combina ciência inovadora de polímeros, tecnologia de fibras de próxima geração e engenharia unidirecional exclusiva para fornecer soluções de blindagem significativamente mais leves e mais ergonômicas. 

Em aplicações para capacetes, Dyneema® Force Multiplier Technology (FMT) oferece uma redução de peso de até 25% em comparação com materiais da concorrência, ao mesmo tempo em que protege contra ameaças existentes e emergentes. Estudos indicam que cargas de blindagem maiores podem impactar negativamente a conscientização situacional e prejudicar o desempenho dos soldados ao reduzir o reconhecimento cognitivo, o desempenho tático e a mobilidade. No entanto, os capacetes fabricados com Dyneema® oferecem proteção sem comprometer a eficácia ao diminuir a carga geral do usuário. 

Temos muito orgulho da nossa associação à Bravo Zulu e de todos os frutos que essa parceria tem rendido”, afirma Marcelo van de Kamp, diretor de negócios globais da DSM. “Mal podemos esperar para, juntos, explorarmos outras áreas de expansão, incluindo a introdução de soluções de blindagem mais sustentáveis que não comprometem o desempenho nem a proteção.”   

Cumprindo o compromisso da DSM de proteger as pessoas e o meio ambiente em que elas vivem, a primeira fibra HMPE de base biológica do mundo foi lançada em maio de 2020. A Dyneema® de base biológica apresenta exatamente o mesmo desempenho de Dyneema® convencional com uma pegada de carbono que é 90% menor do que o HMPE genérico. A parceria contínua entre a DSM e a Bravo Zulu ao apoiar o MND de Taiwan não só fornecerá soluções leves e inovadoras para a tecnologia de blindagem, mas também alternativas ambientalmente sustentáveis que contribuem para uma economia circular.