dyneema

A DSM anuncia o Dyneema® Bonded Leather para novas bolsas de luxo da linha PORTER Freestyle

Tóquio (JP), 29 de julho de 2020

A Royal DSM, uma multinacional baseada em ciência que atua nas áreas de Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, anunciou hoje que o Dyneema® Bonded Leather é usado nas novas bolsas de luxo da linha Porter Freestyle. O material foi criado em um esforço colaborativo entre a ECCO Leather e a DSM Materiais de Proteção, e é o couro mais fino, porém mais resistente no mercado. 

A partir de hoje, a fabricante de bolsas japonesa YOSHIDA & Co. usa este material da espessura de um papel, com a aparência atraente e luxuosa do couro, em seu modelo comemorativo de 85 anos da linha PORTER Freestyle, que será oficialmente lançado em 29 de julho. Normalmente, couros dessa espessura seriam frágeis. Rasgariam com pouca pressão e perderiam a forma.

Lançada pela primeira vez em 2004, a linha Freestyle usa um material com aparência de couro desenvolvido originalmente. Para celebrar o aniversário de 85 anos da YOSHIDA, a DSM Materiais de Proteção colaborou ao fornecer a moderna tecnologia de última geração: o Dyneema® Bonded Leather, leve e tão resistente quanto couro de verdade.

“Estamos muito orgulhosos que Dyneema® foi selecionada para o modelo comemorativo de uma fabricante de bolsas tão tradicional no Japão. “Dyneema® é quinze vezes mais resistente que o aço, porém leve o bastante para flutuar na água. As propriedades características de Dyneema® nos permitem cooperar sem dificuldade com pioneiros e marcas de última geração para criar tecidos e materiais para vestuário, calçados e acessórios, inspirados em desempenho, que são mais resistentes, mais leves, mais duráveis e confortáveis do que qualquer outra opção disponível atualmente”, afirma Marcio Manique, diretor de negócios globais para Proteção Profissional e do Consumidor.

A reputação da ECCO Leather como inovadora em curtimento fez da empresa a opção lógica para desenvolver conjuntamente um material de couro colando Dyneema® às ricas propriedades orgânicas do couro premium.

“Queríamos utilizar as características de resistência extrema a rasgos e leveza superlativa dos tecidos Dyneema® sem comprometer nossos próprios padrões para entregar as qualidades inerentes únicas do couro bovino de alta qualidade”, afirma Panos Mytaros, diretor executivo da ECCO Leather. 

O segredo do Dyneema® Bonded Leather faz parte de uma sequência de desenvolvimento multifases, envolvendo pré-curtimento, colagem e uma série cuidadosa de etapas de curtimento intermediário e final. O primeiro desafio era desenvolver uma forma de colar Dyneema® de forma eficaz ao longo de toda a superfície do couro bovino de alta qualidade finamente raspado. O processo de colagem precisava manter integridade de adesão suficiente para resistir a inúmeros processos de curtimento secundário e final.  Ao obter essa colagem, a ECCO Leather foi, então, capaz de refinar o material ao implantar etapas de fresagem, tamboreamento, alternância e acabamento para realçar as qualidades naturais do couro.

O resultado é um couro exclusivo que possui uma superfície natural fina combinando elementos da estrutura diferenciada do tecido Dyneema® com o padrão granular original do couro. O Dyneema® Bonded Leather produzido pela ECCO Leather cumpre as expectativas de desempenho dos tecidos Dyneema® ao corresponder à resistência à tração e às qualidades comparáveis do couro com uma fração do peso. O material final também integra simultaneamente características hápticas e visuais únicas que conferem a ele um potencial expressivo inesperado na indústria da moda, sem perder a relevância para aplicações altamente funcionais baseadas em desempenho. “O Dyneema® Bonded Leather produzido pela ECCO Leather é o material pertencente a um patamar elevado que abre possibilidades infinitas”, afirma Manique.

Hiroyuki Okada, do Departamento de Comunicações da YOSHIDA and Co., comentou: “Estamos muito satisfeitos com a colaboração da ECCO Leather e da DSM para nosso modelo comemorativo de 85 anos da linha PORTER Freestyle. O Dyneema® Bonded Leather é um material futurista sofisticado e luxuoso com a aparência de couro que é ultraleve e apresenta desempenho inquebrável. Uma verdadeira inovação que resultou em algo fantástico para trabalharmos.”

×