dyneema

DSM e MKU Ltd fornecem solução de proteção balística no Brasil para a polícia de São Paulo

Março de 2021

Os coletes da Polícia Militar do Estado de São Paulo serão confeccionados com Dyneema®, a fibra mais forte e leve do mundo; Tecnologia de blindagem unidirecional será usada pela fabricante líder em soluções de defesa.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo passa a utilizar coletes balísticos equipados com Dyneema®, a fibra mais forte e leve do mundo de polietileno de ultra-alto peso molecular (UHMwPE, sigla em inglês). A fibra é produzida pela Royal DSM, empresa global baseada em ciência para Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, e os coletes são desenvolvidos pela MKU Ltd, líder global em soluções de defesa e segurança interna.

O colete híbrido, desenvolvido pela MKU e que vai equipar os profissionais da PM que atuam no Estado de São Paulo, utiliza predominantemente material Dyneema® de blindagem unidirecional (UD), oferecendo excelente absorção de energia e de alta proteção em uma solução leve, aumentando o conforto e a mobilidade do usuário. A fibra desenvolvida pela DSM é 15 vezes mais forte do que o aço e 40% mais leve que a aramida, oferecendo alta resistência a umidade, abrasão, produtos químicos e raios UV, e pode ser aplicada em soluções balísticas para blindagem pessoal e de veículos que combinam força máxima com peso mínimo.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo é a primeira a utilizar-se da lei no Brasil que permite a abertura de uma licitação para equipamentos de proteção individual com base na última norma.06 do Instituto Nacional de Justiça dos EUA (National Institute of Justice — NIJ) para coletes à prova de balas. A lei abrange uma conformidade abrangente e rigorosa para o desempenho e teste de materiais balísticos. Além da certificação das normas .06 do NIJ, a licitação definiu requisitos de alta leveza no nível IIIA.

Para garantir o desempenho de acordo com os relatórios de balística e certificação do NIJ, os coletes foram testados exaustivamente tanto durante o processo de licitação quanto após o recebimento dos coletes. “Junto com o material Dyneema® a MKU foi capaz de fornecer um colete à prova de balas de nível IIIA que aumenta a ergonomia do usuário e reduz o peso em mais de 20%, quando comparado ao material de aramida existente”, diz Marcelo van de Kamp, Diretor de Negócios Global de Proteção Pessoal da DSM. “Em linha com o propósito da companhia de criar vidas mais brilhantes para todos, é essencial a produção de materiais que proporcionam conforto e a segurança das vidas que protegem a sociedade”, complementa.

“A MKU está empenhada em fornecer as soluções mais recentes e de ponta para a polícia de São Paulo. Esses coletes oferecem não só a melhor proteção, mas também são extremamente leves e confortáveis de usar”, complementa Neeraj Gupta, Diretor Executivo da MKU Ltd.