dyneema

A DSM lança uma camiseta de ciclismo com proteção inovadora fabricada com tecido Dyneema® para o Tour de France

27 de agosto de 2020

A Royal DSM, uma multinacional baseada em ciência que atua nas áreas de Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, anunciou hoje que Dyneema® está colaborando com o desempenho das camisetas de ciclismo com proteção da Team Sunweb na edição de 2020 do Tour de France. Juntamente com a Team Sunweb e a Craft Sportswear, suas parceiras, a DSM ajudou a produzir uma camisa que, quando combinada com uma segunda pele protetora, oferece aos ciclistas proteção eficaz contra a abrasão em velocidades de até 60 km/h, ao mesmo tempo em que reduz a gravidade de feridas abertas em velocidades até superiores. Dessa forma, a DSM ressalta seu compromisso de proteger as pessoas e o meio ambiente em que elas vivem.

O ciclismo profissional submete seus participantes a perigos consideráveis. Nos últimos anos, o Tour de France teve, em média, 1,5 acidentes por etapa, embora acidentes em provas clássicas realizadas em um único dia sejam ainda mais frequentes. As camisetas de ciclismo podem oferecer suporte aos ciclistas ao proteger uma parte grande do corpo, possibilitando o deslocamento da umidade para a superfície e proporcionando baixa resistência térmica. No entanto, as camisetas de ciclismo fabricadas com materiais convencionais fornecem desempenho limitado em termos de proteção.

Para atender a essas necessidades e possibilitar uma experiência de pedalada mais segura, a DSM formou uma equipe com a Craft Sportswear e a Team Sunweb para desenvolver uma camiseta de ciclismo que aumenta muito a tão necessária resistência à abrasão, sem comprometer o conforto ou o baixo peso que os ciclistas exigem. A nova camisa é a última novidade em solução de vestuário de ciclismo com proteção, após o lançamento da bermuda com proteção (2015) e da segunda pele protetora (2019). A camiseta será usada pela primeira vez pela Team Sunweb no Tour de France deste ano. Quando combinada com a segunda pele protetora, a nova camiseta oferece proteção completa contra abrasões em até 60 km/h, sendo que, em uma etapa típica, os ciclistas profissionais passam 95% do tempo em velocidades abaixo desta.

Dyneema® tem sido usada para proteger os profissionais em indústrias de alto risco há mais de 30 anos, e com a expansão para o tecido, tanto ciclistas profissionais quanto amadores poderão desfrutar das características de desempenho inerentes de Dyneema® em suas roupas de proteção, sem comprometer o conforto do usuário.

“Sendo 15 vezes mais resistente que o aço comparando-se pesos idênticos, a fibra Dyneema® oferece uma solução excelente para aumentar a resistência à abrasão de um tecido, reduzindo a gravidade dos machucados em caso de um acidente, sem comprometer o peso ou o conforto do ciclista”, afirma Piet Rooijakkers, líder de P&D da Team Sunweb “Além disso, a nova camisa pode compor uma solução de proteção modular na qual os ciclistas podem facilmente tirar ou colocar camadas de acordo com as condições da competição e do clima. Sendo assim, a nova camiseta ajudará bastante nossos ciclistas no Tour de France e em outras provas.”

“A nova camiseta de ciclismo fabricada com Dyneema® realmente fará a diferença para ciclistas que enfrentam os perigos de competições profissionais e colaborará com a saúde das pessoas e do meio ambiente”, afirma Wilfrid Gambade, presidente da DSM Materiais de Proteção. “A camiseta é o resultado concreto das grandes realizações que a colaboração com parceiros especializados pode render. Daqui em diante, trabalharemos com a Craft e a Team Sunweb para integrar as fibras Dyneema® de base biológica nas camisas de ciclismo com proteção, contribuindo ainda mais para um mundo seguro e saudável!”

Cumprindo seu compromisso de proteger as pessoas e o meio ambiente em que elas vivem, a DSM lançou a primeira fibra HMPE de base biológica do mundo em maio de 2020. A fibra Dyneema® de base biológica apresenta exatamente o mesmo desempenho da Dyneema® convencional com uma pegada de carbono que é 90% menor do que o HMPE genérico. A parceria contínua entre a DSM, a Craft e a Team Sunweb não só fornecerá soluções leves e inovadoras para os ciclistas, mas também alternativas ambientalmente sustentáveis que contribuem para uma economia circular.

×