Moncler lança a coleção Grenoble com Tecido Composto Dyneema®

A Royal DSM, uma multinacional baseada em ciência que atua nas áreas de Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, anunciou hoje que, pela primeira vez, os Tecidos Compostos Dyneema® serão usados pela Moncler na coleção Grenoble de outono/inverno 2020, combinando forma e função em roupas de esqui de alto desempenho.

A Moncler Grenoble surgiu da paixão pela pesquisa e implementa tecnologia de última geração para ultrapassar os limites do seu potencial. A equipe de estilistas identificou Dyneema® como um tecido inovador que poderia ser usado para atingir o próximo patamar em termos de desempenho ao incorporar o material à nova coleção, abrindo mão do uso convencional do algodão e do poliéster.

Sandro Mandrino, designer-chefe da Moncler Grenoble, foi o primeiro estilista da marca de luxo a incorporar Dyneema® em uma de suas criações através do projeto Moncler Genius.

O projeto Moncler Genius defende a criação colaborativa radical, em que vários estilistas criam suas próprias coleções exclusivas em cooperação com a casa. Juntas, essas coleções se traduzem em uma visão do futuro e, como um dos nove estilistas, a interpretação de Mandrino do futuro da moda inclui o Tecido Composto Dyneema®.

A utilização de variações do tecido em branco e preto permitiu a Mandrino dar vida à sua visão ao fundir roupas de esqui, trajes espaciais e tecnologia em um único conceito. “A coleção 3 Moncler Grenoble, antes de mais nada, resume-se ao desempenho”, afirma Mandrino, que integrou soluções construtivas à tecnologia de tecidos para desenvolver uma linha criada pensando no desempenho dentro e fora das pistas de esqui.  

Dyneema®, a fibra mais resistente e mais leve do mundo, é 15 vezes mais resistente que o aço, embora seja leve o suficiente para flutuar na água. O desempenho e a proteção incomparáveis dos produtos fabricados com Dyneema® fizeram dela o material preferido em aplicações críticas em que, há mais de 30 anos, falhar não é uma opção. 

No formato de tecido, Dyneema® está disponível em materiais compostos, jeans, malhas e híbridos para reforços de materiais compostos. E como o tecido Dyneema® é fabricado com a fibra Dyneema®, intrinsecamente ele fornece propriedades de resistência alta, peso baixo, impermeabilidade e respiro, permitindo que os estilistas combinem o desempenho técnico de produtos ultraleves com design estético que não compromete a resistência ou a durabilidade. 

A equipe da Moncler aproveitou a coleção Grenoble como uma oportunidade para testar e compreender ainda mais a natureza e o comportamento do tecido Dyneema®, incorporando, ao mesmo tempo, o desempenho do material ao design prático. “O foco das próximas coleções será a expansão para novos designs e opções de tecido em colaboração com a DSM”, acrescenta Mandrino. 

“Estamos muito entusiasmados com o trabalho realizado junto à equipe da Moncler para lançar uma coleção de roupas maravilhosas que permitem que as pessoas realizem atividades ao ar livre com mais segurança e por períodos mais prolongados”, afirma Marcio Manique, diretor de negócios globais para Proteção Profissional & do Consumidor da DSM Materiais de Proteção. “Mal podemos esperar para continuar apoiando a Moncler no desenvolvimento de roupas inovadoras de alta tecnologia que também são produzidas de forma sustentável por meio da introdução dos Tecidos Dyneema® de base biológica.”

Cumprindo o compromisso da DSM de proteger as pessoas e o meio ambiente em que elas vivem, a primeira fibra HMPE de base biológica do mundo foi lançada em maio de 2020. Dyneema® de base biológica apresenta exatamente o mesmo desempenho de Dyneema® convencional com uma pegada de carbono que é 90% menor do que o HMPE genérico. A parceria contínua entre a DSM e a Moncler não só fornecerá roupas leves e de alto desempenho para os entusiastas de atividades ao ar livre, mas também alternativas ambientalmente sustentáveis que contribuem para uma economia circular.

Confira a coleção completa de outono/inverno 2020 da Moncler Grenoble aqui.

This site uses cookies to store information on your computer.

Saiba mais