Como a Dockwise conseguiu instalar uma das maiores plataformas offshore do Sudeste Asiático

18.900 toneladas. 124 metros de altura. Um enorme desafio de instalação

Diante do desafio de instalar uma das maiores plataformas offshore do Sudeste Asiático, sem causar um dano sequer em uma complexa rede de dutos e equipamentos submarinos, os cabos de ancoragem fabricadas com Dyneema® foram a única solução capaz de realizar a tarefa.

Para prevenir problemas nos cabos de ancoragem, a Dockwise concluiu que necessitava de cabos fabricados com fibra Dyneema® para encarar o difícil desafio que viria pela frente. Considerando as estruturas submarinas delicadas e o prazo apertado, a empresa precisava de cabos robustos, porém leves e confiáveis, para ter a certeza de que não danificariam nada nem se romperiam.

"Pesando 18.900 toneladas e medindo 124 metros de altura, esta é uma das maiores plataformas offshore do Sudeste Asiático."

Uma tarefa exigente em condições exigentes

A Dockwise, a maior empresa de transporte marítimo pesado do mundo, opera uma frota de 23 navios e embarcações semissubmersíveis. Para esta tarefa, a empresa recorreu à Black Marlin, uma embarcação de popa aberta para transporte pesado.

O navio e a empresa enfrentaram alguns requisitos significativos. Primeiro, eles teriam de carregar e transportar a plataforma lateral superior com segurança até o local de transporte. Pesando 18.900 toneladas métricas (t) e medindo 124 metros (m) de altura, a lateral superior era uma das maiores plataformas offshore do Sudeste Asiático. Segundo, a instalação da flutuação precisava ser realizada sem danificar a enorme infraestrutura submarina existente em um campo construído em 1978.

Conheça o Black Marlin

  • Calado máximo: 10,08 m
  • Profundidade da água acima de FPP / APP do convés principal: 10,00 m
  • Porte bruto: 57.021 t
  • Velocidade: 14,5 nós

*Equipado com caixa fixa a estibordo.

  • Comprimento de fora a fora: 217,50 m
  • Perpendicular: 206,57 m
  • Largura moldada / máx.: 42,00 m
  • Área do convés (C X L)*: 165,60 x 42,00 m
  • Profundidade: 13,30 m
  • Calado submerso em FPP / APP: 23,34 m

Instalação mais rápida com Dyneema®

Esses fatores fizeram a Dockwise substituir o complemento habitual do Black Marlin de cabos de ancoragem de aço por cabos sintéticos fabricados com polietileno de ultra alto peso molecular (ultra-high-molecular-weight polyethylene, UHMWPE). “A operação ocorreria ao redor de dutos e outros ativos submarinos”, explica Aart van den Hoonaard, gerente sênior de projetos na Dockwise. “Em operações com este nível de exigência e precisão, talvez seja possível usar cabo de aço com boias de linha intermediária, mas exigiria mais tempo de instalação.”

Inicialmente, a empresa escolheu linhas produzidas com UHMWPE de outro fabricante. No entanto, quando uma delas falhou, a Dockwise optou pelo cabo Oliveira X-Trema Line de 12 fios fabricado com fibra Dyneema® SK78. As linhas de amarração fabricadas com Dyneema® são tão resistentes quanto cabos de aço do mesmo diâmetro, porém seu peso é sete vezes menor. Além disso, um cabo fabricado com Dyneema® tem cerca de 60% do diâmetro e 30% do peso de um cabo de poliéster ou náilon com a mesma resistência.

Resistindo à pressão

  • As linhas: 12 fios trançados SK78 com MBL de 3210 kN. 800 m de comprimento, 64 mm de diâmetro
  • Configuração da amarração: cabo com Dyneema® > grilhete > SWR > corrente de aço > âncora 
  • Comprimento total do sistema de amarração: aprox. 1.450 m
  • Âncoras: 15 t, posicionadas usando uma embarcação para manuseio de âncoras

Uma operação de flutuação impecável

Com o prazo de carregamento se aproximando, o Black Marlin foi equipado e preparado para a operação de arrasto que deslizaria a lateral superior para o Black Marlin. Após dois dias de navegação, a equipe realizou uma instalação de flutuação impecável.

“Vimos que enrolar os cabos fabricadas com Dyneema® é uma tarefa simples de realizar, já que o material flutua”

A flutuação envolvia o uso de um conjunto de amarração de ancoragem de quatro pontos. Os quatro cabos de amarração mantiveram o Black Marlin no lugar durante a operação. Porém, em vez do cabo de aço habitual, dessa vez o sistema de amarração usou cabos de ancoragem fabricados com Dyneema® para prevenir danos no layout do campo existente. Três rebocadores auxiliaram na instalação da lateral superior no tubo de reforço.

Economia de tempo em condições rigorosas

E como foi usar cabos fabricados com com Dyneema® em uma operação tão desafiadora? “No geral, a tripulação achou que foi mais fácil manusear o cabo armazenado, embora exija mais atenção”, comenta Aart van den Hoonaard. “Poderíamos ter feito a mesma coisa usando um cabo de aço e boias de linha intermediária [para prevenir que o cabo atingisse o fundo do mar e possivelmente danificasse os dutos e outras infraestruturas submarinas], mas a instalação teria demorado muito mais tempo”.

Como os cabos de ancoragem fabricados com Dyneema® ajudaram a instalar uma plataforma de 19 mil toneladas

Quando a Dockwise estava planejando a instalação da lateral superior, a empresa sabia que, considerando as estruturas submarinas delicadas e o prazo apertado, precisaria de cabos robustos, porém leves e confiáveis, para ter a certeza de que não danificariam nada nem se romperiam.

Como podemos ajudar?

Entre em contato com nossos especialistas. Obtenha orientação sobre como Dyneema® pode otimizar seu negócio.

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador

Saiba mais