Como a ALE redefiniu os parâmetros de levantamento de carga pesada, estabelecendo um novo recorde mundial no processo

36 mil toneladas métricas. Um dos maiores guindastes do mundo. Um novo recorde mundial de elevação de carga

Com a incumbência de içar 40 módulos separados pesando um total de mais de 36 mil toneladas, a ALE sabia que, para concluir o projeto offshore abaixo do orçamento e antes do prazo, também precisaria quebrar o recorde mundial de elevação de carga pesada.

Quando a ALE, especialista em içamentos pesados, estava estabelecendo as especificações das eslingas para seu guindaste AL.SK350, ela queria algo leve, compacto e resistente, fazendo a empresa optar pelas eslingas produzidas pela Gleistein Ropes, fabricadas com Dyneema® SK78. O grau de resistência e as demais vantagens seriam constatados pela ALE durante um importante projeto de instalação de lateral superior de uma unidade flutuante de produção, estocagem e carregamento (Floating Production, Storage and Offloading, FPSO) no Brasil.

ALE AL.SK350: um gigante entre os guindastes móveis baseados em terra

O AL.SK350 é o guindaste móvel baseado em terra com a maior capacidade do mundo. Montado em sua maior configuração atual, o guindaste tem um raio de lastro de 49 m e lastro de 4.000 toneladas (t). A lança principal, em formato de “A”, tem 130 m de comprimento sobre uma base de 18 m de largura. Possui um sistema de guincho principal de 4.000 t e um sistema de guincho rápido auxiliar de 600 t. Para cargas mais pesadas de até 5.000 t, é possível instalar um sistema de elevação de macaco de cabo.

Com sua capacidade de momento de carga de 354.000 tm, o AL.SK350 é, de longe, o guindaste com maior capacidade no mercado. Suas enormes capacidades de içamento permitem que os clientes ergam pesos maiores do que nunca, o que agiliza o cronograma do projeto.

Eslingas resistentes, porém flexíveis, para uma configuração de içamento compacta

Grande parte dessa capacidade se deve às eslingas do guindaste. As especificações estabelecidas pela ALE em relação às eslingas de elevação têxteis para o AL.SK350 eram incríveis: doze eslingas que seriam capazes de realizar algumas das operações de elevação de carga mais desafiadoras já concluídas no mundo.

Graças à capacidade da ALE de instalar módulos completos, não houve necessidade de deslocar o casco do navio para a última etapa da construção.

As 12 eslingas que a empresa escolheu foram fabricadas pela Gleistein Ropes usando Dyneema® SK78. Elas são resistentes, porém flexíveis, e permitem uma configuração de içamento compacta. No total, elas pesam entre 560 kg a 1.030 kg cada, e possuem uma carga de ruptura de 4.500 t (SWL: 900 t) cada. Juntamente com a configuração do equipamento de içamento, o peso total combinado atinge aproximadamente 8,5 t, ou seja, cerca de 57 t menos do que uma solução de cabo de aço convencional equivalente, o que efetivamente aumenta a carga máxima do içamento com a mesma margem.

A capacidade de elevação de carga maior gera economia de tempo e dinheiro para os clientes

As vantagens de adotar a tecnologia de ponta se tornaram óbvias no início de 2017 quando uma combinação de guindaste/eslinga atingiu um novo recorde mundial de içamento. Com mais de 3.000 t, foi a carga comercial mais pesada já içada por um guindaste móvel baseado em terra.

Mas o recorde não foi a única vantagem. A elevação recorde fez parte de uma empreitada de quatro meses para içar 40 módulos separados, pesando um total de mais de 36.000 t para um projeto de integração de embarcação FPSO no Brasil. Fundamentalmente, graças à capacidade da ALE de instalar módulos completos na FPSO, não houve necessidade de deslocar o casco do navio para a última etapa de construção. Isso representou não só uma economia de gastos para o cliente da ALE, mas também poupou uma quantidade de tempo significativa no cronograma geral da construção.

E nada disso teria sido possível sem a dedicação da Gleistein Ropes e suas eslingas fabricadas com Dyneema® SK78.

Como podemos ajudar?

Entre em contato com nossos especialistas. Obtenha orientação sobre como Dyneema® pode otimizar seu negócio.