Com a incumbência de içar 40 módulos separados pesando um total de mais de 36 mil toneladas, a ALE sabia que, para concluir o projeto offshore abaixo do orçamento e antes do prazo, também precisaria quebrar o recorde mundial de elevação de carga pesada.
Quando a ALE, especialista em içamentos pesados, estava estabelecendo as especificações das eslingas para seu guindaste AL.SK350, ela queria algo leve, compacto e resistente, fazendo a empresa optar pelas eslingas produzidas pela Gleistein Ropes, fabricadas com Dyneema® SK78. O grau de resistência e as demais vantagens seriam constatados pela ALE durante um importante projeto de instalação de lateral superior de uma unidade flutuante de produção, estocagem e carregamento (Floating Production, Storage and Offloading, FPSO) no Brasil.
O AL.SK350 é o guindaste móvel baseado em terra com a maior capacidade do mundo. Montado em sua maior configuração atual, o guindaste tem um raio de lastro de 49 m e lastro de 4.000 toneladas (t). A lança principal, em formato de “A”, tem 130 m de comprimento sobre uma base de 18 m de largura. Possui um sistema de guincho principal de 4.000 t e um sistema de guincho rápido auxiliar de 600 t. Para cargas mais pesadas de até 5.000 t, é possível instalar um sistema de elevação de macaco de cabo.
Com sua capacidade de momento de carga de 354.000 tm, o AL.SK350 é, de longe, o guindaste com maior capacidade no mercado. Suas enormes capacidades de içamento permitem que os clientes ergam pesos maiores do que nunca, o que agiliza o cronograma do projeto.
Grande parte dessa capacidade se deve às eslingas do guindaste. As especificações estabelecidas pela ALE em relação às eslingas de elevação têxteis para o AL.SK350 eram incríveis: doze eslingas que seriam capazes de realizar algumas das operações de elevação de carga mais desafiadoras já concluídas no mundo.
As 12 eslingas que a empresa escolheu foram fabricadas pela Gleistein Ropes usando Dyneema® SK78. Elas são resistentes, porém flexíveis, e permitem uma configuração de içamento compacta. No total, elas pesam entre 560 kg a 1.030 kg cada, e possuem uma carga de ruptura de 4.500 t (SWL: 900 t) cada. Juntamente com a configuração do equipamento de içamento, o peso total combinado atinge aproximadamente 8,5 t, ou seja, cerca de 57 t menos do que uma solução de cabo de aço convencional equivalente, o que efetivamente aumenta a carga máxima do içamento com a mesma margem.
As vantagens de adotar a tecnologia de ponta se tornaram óbvias no início de 2017 quando uma combinação de guindaste/eslinga atingiu um novo recorde mundial de içamento. Com mais de 3.000 t, foi a carga comercial mais pesada já içada por um guindaste móvel baseado em terra.
Mas o recorde não foi a única vantagem. A elevação recorde fez parte de uma empreitada de quatro meses para içar 40 módulos separados, pesando um total de mais de 36.000 t para um projeto de integração de embarcação FPSO no Brasil. Fundamentalmente, graças à capacidade da ALE de instalar módulos completos na FPSO, não houve necessidade de deslocar o casco do navio para a última etapa de construção. Isso representou não só uma economia de gastos para o cliente da ALE, mas também poupou uma quantidade de tempo significativa no cronograma geral da construção.
E nada disso teria sido possível sem a dedicação da Gleistein Ropes e suas eslingas fabricadas com Dyneema® SK78.
Entre em contato com nossos especialistas. Obtenha orientação sobre como Dyneema® pode otimizar seu negócio.