Como a Allseas concluiu um dos projetos de assentamento de dutos submarinos mais ambiciosos do mundo

930 km de tubulação. 2,2 km abaixo da superfície. A maior embarcação de construção do mundo

Esse ambicioso projeto de assentamento de dutos exigia os melhores equipamentos e tecnologias para que o sucesso fosse garantido, fazendo das eslingas fabricadas com Dyneema® a escolha óbvia.

As eslingas leves e altamente resistentes da BEXCO fabricadas com Dyneema® SK78 possibilitam o manuseio seguro e descomplicado a bordo da maior embarcação offshore do mundo.

Projetado pelo Allseas Group baseado na Suíça, o Pioneering Spirit é a maior embarcação de construção do mundo, com capacidade para levantar superfícies inteiras de plataformas de petróleo e gás de até 48 mil toneladas (t) e tubos de reforço de até 20 mil t em uma única peça, além de instalar dutos de peso recorde em todas as profundidades aquáticas. Após demonstrar suas credenciais para elevações pesadas no Mar do Norte com a histórica remoção da superfície do Brent Delta de 24 mil t em uma única elevação realizada em abril de 2017, a tarefa seguinte da embarcação envolveu o assentamento do gasoduto TurkStream no Mar Negro.

Um dos projetos de assentamento de dutos mais desafiadores

O Pioneering Spirit é o maior navio de assentamento de dutos, ostentando uma capacidade de retenção de tensão de assentamento em “S” de 2 mil (t) e equipamentos que possibilitam instalar dutos de peso recorde, de águas rasas a profundas, e atingir taxas de assentamento elevadas. Isso fez dele a primeira opção para um dos projetos de assentamento de dutos mais desafiadores já empreendidos: o TurkStream, um gasoduto duplo com 32 pol. de diâmetro estendendo-se por 930 km através do Mar Negro, da Rússia à Turquia, em águas com até 2.200 metros de profundidade. Trata-se do gasoduto de maior diâmetro já assentado nessas profundidades.

Essa combinação de profundidade e diâmetro dos dutos, por si só desafiadora, foi ainda mais difícil pelo relevo íngreme do fundo do mar.

O Pioneering Spirit dispunha de todos os equipamentos para cumprir esse desafio de assentamento de dutos, incluindo a implantação de eslingas BEXCO fabricadas com Dyneema® SK78.

Essa combinação de profundidade e diâmetro dos dutos, por si só desafiadora, foi ainda mais difícil pelo relevo íngreme do fundo do mar.

O Pioneering Spirit dispunha de todos os equipamentos para cumprir esse desafio de assentamento de dutos, incluindo a implantação de eslingas BEXCO fabricadas com Dyneema® SK78.

A BEXCO e a DSM Dyneema firmaram uma parceria nos últimos anos para desenvolver soluções inovadoras de amarração offshore, elevação pesada e reboque que usam cabos sintéticos mais leves e mais fáceis de manusear, em vez de cabos de aço.

Tolerâncias mínimas com eslingas BEXCO fabricadas com Dyneema®

Uma etapa fundamental na instalação de dutos envolve o rebaixamento do gancho ferrão em um ângulo preciso para orientar e apoiar os dutos no deslocamento até o fundo do mar. A Allseas instalou eslingas Bexco de 169 mm fabricadas com Dyneema® a bordo para usar no sistema de ajuste do gancho ferrão. As eslingas foram usadas para ajustar a posição do raio do gancho ferrão quando o assentamento dos dutos em águas profundas foi iniciado. Cada eslinga tem uma carga mínima de ruptura (minimum breaking load, MBL) de 1.800 t e uma carga segura de trabalho (safe working load, SWL) de 500 t. As eslingas são enroladas na configuração de cesto, expandindo a capacidade da carga segura de trabalho para 1.000 t.

“A principal exigência da Allseas era garantir a posição regular e segura de ajuste do raio do gancho ferrão. Isso significava tolerâncias mínimas no comprimento e no alongamento das eslingas BEXCO.”

Noemie Panis, gerente de projetos da BEXCO para o projeto TurkStream

“Como parte do programa de produção e entrega, a BEXCO realizou testes extensivos de rigidez em suas eslingas fabricadas com Dyneema® em sua instalação de bancada de testes de P&D na Bélgica antes da implantação. As eslingas também foram protegidas de condições ambientais extremas por um revestimento altamente durável que prolongará sua vida útil.”

Guinchos menores e mais compactos fabricados com Dyneema®

“O uso de eslingas fabricadas com Dyneema® já foi testado e comprovado pela Allseas. Outras embarcações também usam essas eslingas para operações de ajuste de raio, justificando a seleção de eslingas sintéticas em vez de eslingas de aço”, comenta Zylvester Nocua, engenheiro de P&D da Allseas.

“A razão D/d baixa das eslingas, nos permitindo limitar as interfaces estruturais na embarcação, foi determinante para a nossa escolha. Além disso, as operações do gancho ferrão são realizadas sobre o slot do Pioneering Spirit, tornando as especificações de baixo peso bastante adequadas nesse caso. As especificações leves das eslingas possibilitaram um design relativamente compacto da solução do guincho, ou seja, incluindo os deslizadores da proa e da popa. Com isso, foi possível usar guinchos menores nos castelos das proas do Pioneering Spirit.” 

“A razão D/d baixa das eslingas, nos permitindo limitar as interfaces estruturais na embarcação, foi determinante para a nossa escolha.”

Zylvester Nocua, engenheiro de P&D da Allseas

Como podemos ajudar?

Entre em contato com nossos especialistas. Obtenha orientações sobre como Dyneema® pode otimizar seu negócio.

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador

Saiba mais