Protegendo cargas e garantindo segurança no local de trabalho

Os operadores de elevações pesadas precisam cumprir metas ao mesmo tempo que protegem a segurança de seu pessoal e sua carga. Isso requer eslingas que sejam leves, flexíveis e compactas para facilitar o manuseio, enquanto oferecem resistência de longa duração e confiabilidade para garantir os padrões de segurança mais elevados.
Tanto as operações onshore quanto as operações offshore apresentam desafios ambientais adicionais, como superfícies abrasivas, calor intenso ou sal, que aumenta o desgaste e a fadiga, com o potencial de impactar a segurança.

Perguntas frequentes

P: O que torna as eslingas fabricadas com Dyneema® SK78 mais seguras e mais confiáveis de usar?  
R: A fibra Dyneema® SK78 é reconhecida por sua qualidade, consistência e desempenho garantido, o que resultou em um Certificado de Aprovação de Fabricação emitido pela DNV GL e em Aprovações de Tipo emitidas pelo Bureau Veritas e ABS. Também foi projetada para proporcionar o dobro de resistência à fadiga e a DSM desenvolveu ferramentas que preveem com precisão o desempenho das eslingas em diversos ambientes, assegurando tranquilidade para os operadores.

P: Qual é a diferença entre “Verificação” e “Certificação”?
R: Segundo a norma DNVGL-OS-E303, Certificação é o resultado da análise do processo completo de produção, abrangendo fabricação, testes, montagem e comissionamento, e comprovação da conformidade com requisitos validados.

Um Atestado de Verificação confirma que um órgão independente testemunhou a eslinga sendo submetida à carga em uma determinada força. Não é realizada a avaliação do método de produção do cabo de fibra ou da montagem da eslinga e nenhuma informação relevante sobre a linha-base é considerada, mesmo se houver um certificado da linha disponível. Em resumo, você não sabe o que está recebendo ou como será o desempenho na prática.

Um Atestado de Verificação, como resultado da verificação de um teste de carga de ruptura ou de prova de carga NÃO é um “Certificado” de uma eslinga e não informa se a eslinga é adequada para a finalidade de elevação pretendida. Um teste de resistência à ruptura e/ou de prova de carga mostra que uma eslinga foi submetida a uma carga estática específica, por um determinado período, em condições controladas.

Esse tipo de verificação de capacidade de carga normalmente é realizado em um diâmetro de eixo e/ou geometria da ferragem totalmente diferente em comparação a uma situação real. Não são consideradas outras características presentes em uma operação de elevação real (por ex., carregamentos dinâmicos), portanto é uma indicação muito básica do desempenho e da confiabilidade das eslingas em uma situação hipotética.

É por isso que o Atestado de Verificação de um teste de resistência à ruptura e/ou de prova de carga não pode ser comparado com uma certificação de produto completa e consistente, como DNVGL-OS-E303, que abrange todas as etapas descritas acima.

P: A fibra SK78 da DSM possui um Certificado de Aprovação do Fabricante emitido pela DNV GL. O que isso significa?  
R: O Certificado de Aprovação do Fabricante (Approval of Manufacturer, AoM) emitido pela DNV GL confirma que cumprimos padrões internacionais, regulamentações e normas reconhecidas pela DNV GL. Isso comprova que nossos produtos são de alta qualidade e que atendem aos mais elevados padrões de segurança. 

Tal certificação complementa as Aprovações de Tipo emitidas pela DNV GL, assim como as aprovações de acordo com a norma DNVGL-OS-E303, atestando que o processo completo de produção, abrangendo fabricação, testes, montagem e comissionamento, foi analisado e comprovou-se a conformidade com requisitos validados.

Uma eslinga certificada se baseia em uma linha AoM certificada e é importante para assegurar maior confiabilidade, durabilidade e vida útil prolongada, o que, por sua vez, resulta em redução nos custos de manutenção, reparos, logística e substituição da eslinga.

Os Certificados de Aprovação de Fabricação da DSM podem ser baixados gratuitamente ou acessados no portal Approval Finder da DNV GL.

Folha de dados sobre eslingas de elevação fabricadas com Dyneema® SK78

Convença sua organização de que é hora de mudar para eslingas de elevação fabricadas com Dyneema® SK78. Baixe o infográfico e compartilhe-o internamente.

Como podemos ajudar?

Entre em contato com nossos especialistas. Obtenha orientações sobre como Dyneema® pode otimizar seu negócio.

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador

Saiba mais