Linhas fabricadas com Dyneema® ainda são resistentes

O negócio de linhas sintéticas possibilita amarrações mais rápidas e mais seguras para os maiores navios do mundo

Desde a primeira instalação de cabos de amarração fabricados com fibra Dyneema® realizada em 2008, o COSPEARL LAKE tem sido visto com frequência em rotas marítimas da China ao Oriente Médio, registrando 11.200 horas de amarração no processo. Durante todo esse tempo e em cada porto, o COSPEARL LAKE faz amarrações usando os mesmos 22 cabos de amarração originais fabricados com fibra Dyneema® . Considerando que a expectativa de vida útil dos cabos de aço é limitada a cinco anos em média, os cabos ultrapassaram em muito essa marca e se mostraram um recurso revolucionário para a COSCO.

Na inspeção realizada em outubro de 2018, os cabos de amarração do COSPEARL LAKE estavam em operação há mais de uma década, com perda de desempenho muito limitada ao longo desse período. Testes de ruptura nas linhas da mola mostraram uma resistência residual de 114 toneladas, mantendo 87% da sua resistência original de 130 toneladas.

“Durante esses dez anos, as linhas fabricadas com fibra Dyneema® excederam nossas expectativas pelo claro desempenho ao longo da vida útil, eficiência e benefícios de segurança que elas proporcionam”, afirmou Zhao Jin Wen, vice-presidente da COSCO Shipping Energy. “Estamos muito satisfeitos em estender nosso relacionamento com a DSM, nossa parceira de longa data, e utilizaremos as linhas fabricadas com fibra Dyneema® em outros navios petroleiros.”

“Com nossa experiência de mais de 20 anos com Dyneema® e o potencial de agravamento rápido dessa situação do navio, ficou claro que, além da equipe de resgate, um cabo fabricado com Dyneema® faria a diferença.”

Zhao Jin Wen, vice-presidente da COSCO Shipping Energy.

Apresentando bom desempenho desde 2007

Depois de vários anos amarrando navios petroleiros muito grandes (Very Large Crude Carrier, VLCCs) de 300 mil toneladas com cabos de aço, a COSCO Dalian mudou a forma de trabalhar em 2006.

Embora os cabos de aço tenham sido o padrão da indústria durante décadas, simplesmente porque cumpriam a função e não existia nenhuma outra alternativa viável, a COSCO Dalian (uma subsidiária do China Ocean Shipping Group) avaliou dois cabos de amarração fabricados com fibra Dyneema® , a fibra mais resistente do mundo™, ao longo de um período de testes de oito meses no mar.

O sucesso dos testes foi tão grande que, em setembro de 2007, a COSCO decidiu incorporar ao COSPEARL LAKE, seu mais novo VLCC, um conjunto completo de 22 cabos de amarração fabricados com fibra Dyneema® , fazendo da embarcação a primeira do mundo a estar 100% equipada com essa tecnologia.

Mantendo a agilidade e maior lucratividade das operações

Com a tendência de VLCCs maiores nos últimos anos, surgiu a necessidade de cabos de amarração mais robustos. Isso significa que haverá mais peso em quantidades mais numerosas. Com a utilização de cabos de aço convencionais, cada um deles atingiria 2,46 toneladas e pesaria 8,8 kg/m. Mais peso implica mais homens-hora para realizar a amarração, além de dificuldades em termos de manuseio. É aí que os cabos instalados no COSPEARL LAKE fazem a diferença. Um cabo de amarração fabricado com fibra Dyneema® pesa somente 0,35 toneladas, equivalente a um sétimo de um cabo de aço com a mesma resistência.

Graças à excepcional razão resistência/peso dos cabos de amarração fabricados com fibra Dyneema® , o tempo médio de docagem do COSPEARL LAKE tem sido de apenas 70 minutos – muito inferior à média de quatro horas que seriam exigidas caso cabos de aço fossem usados. Os cabos também economizaram uma quantidade enorme de horas de docagem nos últimos dez anos, ajudando a COSCO a concluir as operações dessa etapa com muito mais agilidade. A docagem mais rápida também é sinônimo de operações mais rentáveis graças a um tempo de resposta menor. A equipe demora muito mais para manusear cabos de aço pesados e cheios de graxa, e a operação exigia um período de preparação muito maior antes da amarração. A utilização de cabos fabricados com Dyneema® simplifica esse processo, permitindo que a equipe retire-os do guincho e inicie a docagem imediatamente.

Preservando a segurança da equipe

Além de poupar um tempo valioso, fazendo com que o COSPEARL LAKE passe mais tempo em alto-mar do que preso no porto, os cabos de amarração leves fabricados com fibra Dyneema® são mais seguros de usar pelas diversas equipes dos navios e portos envolvidas na amarração.

Com o COSPEARL LAKE operando em vias marítimas e terminais de carregamento de petróleo no Oriente Médio, a eficiência é importante para a saúde da equipe. “Trabalhar em condições climáticas extremas com cabos de amarração pesados e desajeitados pode ser desafiador mesmo para a mais experiente das equipes, fazendo da docagem rápida e eficiente uma etapa absolutamente essencial”, afirma Jorn Boesten, gerente do segmento marítimo da DSM. 

E como eles são de baixo peso, suaves e flexíveis, os cabos de amarração fabricados com
fibra Dyneema® são mais seguros para a equipe manusear. Até hoje, não houve um único caso de lesão nas mãos, nos pulsos ou na coluna provocada pelo manuseio dos novos cabos de amarração no COSPEARL LAKE.

“Trabalhar em condições climáticas extremas com cabos de amarração pesados e desajeitados pode ser desafiador mesmo para a mais experiente das equipes, fazendo da docagem rápida e eficiente uma etapa absolutamente essencial”

Jorn Boesten, gerente do segmento marítimo da DSM.

Contribuindo para mares mais limpos

Diferentemente das alternativas de cabos de aço, os cabos de amarração fabricados com fibra Dyneema® não exigem graxa nem qualquer outro tipo de lubrificação, eliminando a necessidade de a equipe limpar o convés e outras áreas sujas da embarcação, além de reduzir a chance de escorregões e lesões no convés escorregadio.

Além de tornar a rotina no convés mais segura para a tripulação do navio, eliminando a
necessidade de graxa ou lubrificantes e de produtos de limpeza relacionados, limita a quantidade
de poluentes despejados no oceano e assegura a conformidade do COSPEARL LAKE com regulamentações rigorosas de poluição ambiental.

Bastiaan de Koning, diretor global de segmento da DSM, afirma o seguinte sobre o marco do COSPEARL LAKE: “Estamos muito orgulhosos da nossa parceria com a COSCO Shipping Energy ao longo da última década. O relacionamento foi pautado pelo sucesso dos testes originais e pela instalação de cabos de amarração a bordo do COSPEARL LAKE em 2008, e é a prova, tanto para tecnologia Dyneema® quanto de sua aplicação pela COSCO , de sua resistência ainda hoje. Esperamos continuar fornecendo um desempenho excelente para as embarcações da COSCO por muitos e muitos anos”.

O caso da escolha dos cabos de amarração fabricados com fibra Dyneema® 

  • Perda mínima de desempenho: após dez anos de uso, testes de ruptura nas linhas da mola mostraram uma resistência residual de 114 toneladas, 87% da sua resistência original de 130 toneladas.     
  • Sete vezes mais leves: os cabos de amarração fabricados com fibra Dyneema® são sete vezes mais leves do que cabos de aço com a mesma resistência e o mesmo diâmetro.      
  • Docagem muito mais rápida: os cabos fabricados com fibra Dyneema® reduzem o tempo de docagem de uma média de quatro horas para apenas 70 minutos. 
  • Saúde e segurança aprimoradas: como eles são de baixo peso, suaves e flexíveis, não houve um único caso de lesão nas mãos, nos pulsos ou na coluna provocada pelo manuseio dos novos cabos de amarração no COSPEARL LAKE.
  • Melhor para o meio ambiente: diferentemente das alternativas de cabos de aço, os cabos de amarração fabricados com fibra Dyneema® não exigem o uso de graxa, lubrificantes ou produtos de limpeza relacionados, o que ajuda a limitar a quantidade de poluentes despejados no oceano.

Como podemos ajudar?

Entre em contato com nossos especialistas. Obtenha orientações sobre como Dyneema® pode otimizar seu negócio.