Mudança para cabos Samson Amsteel®-Blue fabricados com Dyneema® SK78

7 linhas de amarração HMPE com falha. Um incidente dramático

A BW Fleet Management teve que lidar com a falha contínua dos cabos de suas embarcações, por isso recorreu a cabos fabricados com Dyneema® para obter uma solução.

Em que ponto você diz, ‘Chega’? Para a BW Fleet Management (BW FM), esse momento ocorreu quando sete cabos de amarração falharam em um único navio durante uma operação de atracação na Espanha. Por isso, eles decidiram radicalizar e substituir todos os cabos de amarração HMPE existentes por cabos Samson AmSteel®-Blue  fabricados com Dyneema® SK78. Isso resolveu o problema da BW FM.

Um desafio de amarração em todo o setor

A falha que desencadeou a mudança foi a mais recente e a pior em uma série de problemas contínuos envolvendo cabos de amarração HMPE encamisados ​​de uma determinada construção. O operador do navio, BW FM, parte do Grupo BW, não estava sozinho. Outros operadores de GNL estavam tendo os mesmos problemas de segurança e eficiência operacional. A BW FM é a administradora interna de navios e prestadora de serviços de construção nova para as operações de gás e petroleiros do Grupo BW e, após o incidente de atracação, a empresa decidiu que precisava resolver, de uma vez por todas, o problema dos cabos de amarração que se rompiam.

"Uma solução que parece oferecer menos proteção contra falha de cabo, na verdade, forneceria maior segurança e eficiência operacional"

O primeiro passo da BW FM

O primeiro passo da BW FM foi entrar em contato com a Samson - líder mundial no desenvolvimento e fabricação de cabos de alto desempenho fabricados com Dyneema® - para investigar por que os cabos estavam se rompendo. Após inspeções a bordo no mar, verificou-se que as jaquetas estavam dificultando a inspeção adequada do núcleo do cabo. A ideia por trás das linhas encamisadas é proteger o núcleo do cabo de suporte de carga contra abrasão, corte e desgaste. Mas o que deveria ser um recurso de segurança adicional também tem uma desvantagem: poderia tornar a inspeção dos núcleos dos cabos difícil de fazer em tempo real. A jaqueta pode ocultar danos ao núcleo de suporte de carga que podem levar à falha da linha sob carga.

Mais seguro com cabos de amarração AmSteel®-Blue

Com base na inspeção realizada por Samson e no relatório abrangente sobre a condição do cabo, a BW FM concluiu que a melhor maneira de garantir a segurança de seus navios e tripulações era substituir cada linha de amarração existente por um sem camisa. Uma solução que parecia oferecer menos proteção contra falhas do cabo, na verdade, forneceria maior segurança e eficiência operacional para a frota da BW FM.

“O Dyneema® SK78 tem uma vida útil de abrasão comprovada que é quatro vezes maior do que o HMPE genérico”

Uma vez que a decisão de mudar para cabos não revestidos foi tomada, a BW FM considerou vários fabricantes, mas optou pelos cabos de amarração AmSteel®-Blue da Samson, fabricados com Dyneema® SK78. Fabricado pela DSM, Dyneema® SK78 é projetado especificamente para suportar os requisitos de suporte de carga de longo prazo encontrados em aplicações extremas e mostra qualidade consistente, alcançando a força que afirma ter de 35 cN/dtex lote após lote. Na verdade, os cabos de amarração AmSteel®-Blue fabricados com Dyneema® SK78 oferecem melhores características de fadiga por flexão do que outros tipos de HMPE e vida útil aprimorada em aplicações onde cargas estáticas de longo prazo podem levar ao alongamento do cabo. Exatamente o que a BW FM precisava.

Dyneema® SK78: resistente à abrasão, fadiga por flexão e fluência

Cabos fabricados com Dyneema® SK78 são normalmente utilizadas em aplicações onde a resistência leve mais um ou mais dos seguintes critérios são necessários: resistência à abrasão, desempenho de flexão, resistência à fadiga por compressão e resistência à fluência. No caso da BW FM, os requisitos principais eram resistência à abrasão, resistência à fadiga por flexão e resistência à fluência.

Considere a abrasão: atracar um grande navio envolve passar o cabo por cabos de aço guia e cabrestantes. É uma vida dura e difícil e a abrasão externa no cabo finalmente degrada e quebra as fibras. Os cabos fabricados com Dyneema® SK78 têm uma comprovada vida útil à abrasão quatro vezes maior do que os cabos HMPE genéricas. E uma resistência à abrasão ainda maior pode ser alcançada aplicando um revestimento patenteado nos cabos.

“Podemos monitorá-los [os cabos AmSteel®-Blue fabricados com Dyneema®] visualmente de forma contínua, permitindo uma melhor tomada de decisão”

Olav Lyngstad,
Chefe dos departamentos de apoio e LNG/FSRU na BW FM

Retomando o controle da condição do cabo

Observando a importância da segurança e confiabilidade para seu negócio, Olav Lyngstad, chefe dos Departamentos de Apoio e LNG/FSRU da BW FM, diz: “Com os cabos de amarração revestidos, perdemos o controle sobre as condições dos cabos. Uma das muitas vantagens das linhas Samson é que podemos monitorá-las visualmente de forma contínua, permitindo uma melhor tomada de decisão quando as linhas precisam ser trocadas ou reparadas, para manter a segurança de nossas amarrações”.

Nos primeiros dois anos, os navios que mudaram para cabos Samson AmSteel®-Blue fabricados com Dyneema® não apresentaram “nenhum incidente em nenhum porto, em qualquer lugar do mundo”, diz Lyngstad. São mais de 1.500 horas de serviço, em média, sem danos aos cabos de amarração.

NOTA: a seleção da linha de amarração mais adequado para a aplicação é um processo que deve ser executado em consulta com o fabricante do cabo. Existem muitas construções de cabo, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. A DSM Dyneema recomenda trabalhar com seus parceiros licenciados que têm a experiência para orientar os armadores e operadores na seleção das linhas de amarração adequados para sua aplicação. Para obter mais informações sobre nossos parceiros licenciados, visite nossa página de licenciados para o aplicativo correspondente.

Como podemos ajudar?

Entre em contato com nossos especialistas. Obtenha orientação sobre como Dyneema® pode otimizar seu negócio.