Fadiga por tensão

Vida 3x mais longa por fadiga do cabo

A amarração é uma operação complexa que pode causar grande desgaste e tensão nas linhas usadas para proteger os navios. Vento, ondas e correntes significam que, mesmo quando atracados, os navios estão em movimento constante. Isso significa que a tensão aplicada nas linhas de amarração muda o tempo todo - contribuindo para a fadiga do material e reduzindo a sua vida útil. Quando as linhas são utilizadas em altas temperaturas ambientes, como no Oriente Médio, por exemplo, os efeitos são ainda mais graves. 

Perguntas frequentes

P: Como as linhas fabricadas com Dyneema®SK78 se comparam às alternativas genéricas de HMPE quando se trata de fadiga por tensão? 
R: A DSM projetou a fibra Dyneema SK78 de forma a oferecer pelo menos 3x o desempenho em relação à fadiga das fibras HMPE genéricas. Os modelos de temperatura do cabo desenvolvidos pela DSM permitem a previsão precisa das temperaturas do núcleo do cabo em condições estáticas e dinâmicas. Graças a este modelo, os cabos fabricados com Dyneema®SK78 podem ser usados ​​em temperaturas de operação mais altas do que o HMPE genérico, sem o perigo de falha da linha devido à fadiga por tensão. 

P: O que torna os cabos de amarração fabricados com Dyneema®SK78 mais seguros e eficientes de usar?
R: A fibra não é apenas projetada de forma que seja mais de 3 vezes mais resistente à fadiga, a DSM desenvolveu uma ferramenta para prever o comportamento da linha e informar a manutenção. Usando informações como diâmetro do cabo, construção do cabo, carga de ruptura mínima e dados metoceanos , a modelagem precisa do DSM pode prever melhor a fadiga do cabo de amarração em condições variadas - reduzindo a chance de falhas perigosas na linha.

P: Que outros fatores contribuem para a fadiga por tensão? 
R: Bem como o desgaste e a tensão colocados nas linhas por meio de movimento constante, os fios e os fios estão continuamente esfregando uns nos outros e sendo sujeitos a ângulos de curvatura variáveis, por exemplo, no cabo guia. Os efeitos disso são mais graves em temperaturas ambientes mais altas - tornando essencial a modelagem precisa. 

P: Qual é o efeito de uma linha frouxa ou cargas de choque?
R: Devido a fatores como vento, ondas e passagem de navios, um navio se moverá constantemente em seu cais. Esse movimento se traduz em tensões nas amarras. As tensões da linha podem ir de frouxas, sem tensão alguma, a altas cargas e vice versa em segundos. Isso leva à fadiga por compressão axial nas fibras. Dyneema® é a única fibra HMPE projetada para suportar as diferenças de tensão que podem danificar as fibras HMPE genéricas e levar à falha prematura.

Artigo 'Selecionando a fibra certa para linhas de amarração'

Para obter mais informações sobre as propriedades excepcionais de fadiga por tensão fornecidas pelo Dyneema® SK78, baixe nosso novo artigo. Convença sua organização de que é hora de mudar para cabos de amarração com Dyneema® SK78.

Infográfico 'Selecionando a fibra certa para linhas de amarração'

Convença sua organização de que é hora de mudar para as cabos de amarração com Dyneema® SK78, baixe o infográfico e compartilhe-o internamente.

Trabalhe com mais inteligência. Escolha Dyneema® SK78

Para ler mais sobre o que dá às linhas de amarração fabricados com Dyneema® SK78 sua vida útil superior e desempenho excepcional, clique nos pontos de prova abaixo.

Renomada e certificada

A fibra Dyneema® SK78 é conhecida por sua qualidade, consistência e desempenho. Isso resultou em um Certificado de Aprovação de Fabricação pela DNV GL e em uma Notificação para Aprovação de Filamento pela ClassNK. Se você quiser saber mais sobre nossas certificações, entre em contato