Assando de olho no futuro: como será o Dia Mundial da Panificação em 2030?

No domingo, 17 de maio, comemoramos o Dia Mundial da Panificação. E que brunch de domingo estaria completo sem uma seleção de deliciosos produtos de panificação?

A panificação mudou muito desde 1869, quando a DSM deu seus primeiros passos nesta indústria. Foi quando Jacques van Marken fundou a Dutch Yeast and Spirit Factory para fornecer ao setor de panificação um suprimento confiável de fermento de alta qualidade para padeiros. Apenas alguns anos depois, em 1885, o Koningsgist foi registrado como uma das primeiras marcas comerciais do mundo.

Hoje, na DSM, tiramos proveito de nossos 150 anos de conhecimento especializado para nos antecipar e adaptar à demanda do consumidor por mais opções, mais praticidade e mais benefícios. E para ajudar a fornecer nutrição de qualidade e erradicar a fome de forma sustentável. Não apenas hoje, mas também no futuro.

Sobre o que vamos escrever no Dia Mundial da Panificação de 2030?

Acreditamos que a produção sustentável e eficiente de alimentos na indústria de panificação se tornará ainda mais importante nos próximos dez anos. Para tanto, nossos cientistas se dedicam a desenvolver soluções inovadoras que permitam uma alimentação melhor para todos. Na prática, o que isso significa para a próxima década?

O rótulo limpo é obrigatório

Rótulos, ingredientes e métodos de produção nunca estiveram sob tamanho escrutínio, com os consumidores ampliando seu conhecimento e sua curiosidade sobre os ingredientes. Como consequência, o número de novos produtos de panificação lançados com declarações de “produtos orgânicos” ou “ambientais” aumentou constantemente nos últimos cinco anos. Essa demanda dos consumidores continuará moldando a indústria de panificação nos próximos anos. A indústria de pães e panificação tem um papel a desempenhar, concentrando-se na entrega de atributos e declarações de produtos que repercutem junto aos consumidores em virtude de suas credenciais de rótulo limpo.

A praticidade está em ascensão

Pessoas em todo o mundo estão cumprindo cronogramas agitados e buscando produtos alimentícios práticos, como produtos de panificação. Estamos substituindo refeições por lanches que são consumidos em casa, no trabalho ou em trânsito. Prevê-se que as expectativas de qualidade dos pães aumentem. Além do frescor, os consumidores querem uma fatia de pão de alta qualidade, úmida e saborosa, onde quer que estejam, quando quiserem.

Mais produtos de panificação promoverão a saúde digestiva

Os padeiros estão voltando a atenção para o intestino; mais pesquisas sobre o microbioma intestinal estão contribuindo para uma nova onda de interesse sobre saúde digestiva. Os produtores estão encontrando maneiras de usar ingredientes como novos grãos e sementes, e de fortalecer os produtos com vitaminas, minerais e ÔMEGA-3 para apresentar declarações sobre a melhoria da digestão. Equilibrar saúde com satisfação é uma estratégia recomendada. O apelo de nutrientes saudáveis adicionados a produtos de panificação provavelmente irá gerar engajamento entre o público mais jovem, em especial, e estimular o lançamento de mais variedades premium.

O conceito de “fresco” pode reduzir o desperdício dos alimentos

Frescor, praticidade e desperdício são complementares. Um estudo1 mostrou que 68% dos consumidores com idades entre 18 e 34 anos provavelmente comprariam sanduíches para viagem em uma delicatéssen. 85% deles, que é um número impressionante, afirmaram que o alimento dentro da embalagem deve ser “fresco”. Os fabricantes de pães e confeitaria precisam mostrar suas credenciais sustentáveis. Os exemplos incluem assar enzimas para manter pães, sanduíches e tortilhas frescos por mais tempo; produtos inovadores que abordem o desperdício de alimentos; e embalagens ecologicamente corretas e recicláveis e/ou de base biológica.

Uma experiência sensorial de dar água na boca é primordial

A alimentação está sendo adotada pelas gerações Y e Z como uma forma de autoexpressão e narrativa. Por isso, é importante focar no apelo visual e na experiência sensorial. Pense em doces inovadores, como waffles de bolha, bagels coloridos ou o cronut (híbrido de croissant e donut). O predomínio dos gourmets está criando espaço para mais produtos premium elaborados para pessoas que amam comer. Bolos, doces e produtos de confeitaria já se aventuraram neste território; a categoria de pães está defasada.

Soluções DSM para assar preparadas para o futuro

A DSM oferece uma ampla variedade de enzimas de panificação, vitaminas e outros materiais funcionais. Eles permitem que os fabricantes de produtos assados respondam rapidamente à demanda do consumidor por funcionalidades adicionais e fortificação, permitindo menos açúcar, sal, acrilamida, aditivos químicos, emulsificadores e pão sem glúten. Nossas soluções para o setor de panificação ajudam a atender às ambições de rótulo limpo, aumentar o frescor dos produtos assados, bem como aumentar a eficiência no processo de panificação, reduzir custos e melhorar a qualidade, o sabor e o apelo sensorial de uma ampla gama de produtos assados, ao mesmo tempo em que correspondem à preferência do consumidor por produtos assados que promovam a saúde fabricados com vitaminas e outros ingredientes funcionais, como ômega-3.

A DSM está bem preparada para o Dia Mundial da Panificação de 2030

Em 1869, começamos nossa jornada para atender a indústria de panificação. Agora, 151 anos depois, nos antecipamos e adaptamos à demanda dos consumidores para oferecer mais opções, praticidade e benefícios. Temos uma ampla equipe de especialistas que podem ajudar você a ser bem-sucedido em seu mercado. O conhecimento especializado que abrange desde o desenvolvimento e a formulação de conceitos até a conformidade regulatória e logística estão à sua disposição para auxiliá-lo a fornecer nutrição de qualidade e reduzir o desperdício de alimentos de forma sustentável. Com isso em mente, nossa expectativa para o Dia Mundial da Panificação de 2030 é positiva!

Para o evento deste ano, junte-se a mim saboreando uma fatia de bolo ou um croissant para comemorarmos o Dia Mundial da Panificação!

Mais informações

Se você tiver dúvidas sobre como o portfólio da DSM pode apoiar suas atividades de panificação, entre em contato com nossa equipe dedicada de especialistas através do e-mail Csilla.Biro@dsm.com para conversar sobre seus requisitos específicos.

DSM em panificação

Nossos especialistas em panificação trabalham em estreita colaboração com nossos clientes em todo o mundo para criar produtos de panificação que tenham um sabor agradável e uma ótima aparência. A curiosidade científica e a pesquisa completa na área de produtos de panificação são a chave para o nosso poder de inovação. Portanto, investimos profundamente em pesquisa para descobrir e desenvolver ingredientes de panificação que ajudam os fabricantes de produtos assados a melhorar o desempenho de panificação e a eficiência do produto em pães, bolos, biscoitos e lanches.

Publicado

13 May 2020