O que torna a cerveja artesanal tão popular entre a geração Y?

“O que nos trouxe até aqui não nos levará ao futuro.” Fiquei impressionado com esse comentário de Cees ‘t Hart, CEO da Carlsberg. 

Em um discurso no The Brewers of Europe Forum em junho, ele também identificou três tendências-chave para o engajamento com uma nova geração de consumidores de cerveja: propósito, sustentabilidade e saúde.

Curiosamente, ele também falou sobre a importância de as cervejarias falarem positivamente sobre cerveja e, de forma muito interessante, sobre “as cervejas dos concorrentes”, a fim de dar continuidade à expansão do setor.

É claro que o cenário em rápida evolução das cervejarias está estimulando ideias cada vez mais complexas e criativas. E em nenhum outro lugar essas tendências são mais evidentes do que na revolução das cervejarias artesanais que estamos vendo se desenrolar diante dos nossos olhos.

Na DSM, recentemente realizamos uma pesquisa entre os consumidores de cerveja artesanal que corrobora a conclusão de Carlsberg, ou seja, eles realmente se preocupam com a cerveja, sua procedência e o que ela representa para sua saúde e para o planeta. Nossa pesquisa também revela que o maior aumento no consumo de cervejas artesanais está ocorrendo entre consumidores de 18 a 30 anos de idade. A partir daí, podemos supor que esses valores estão profundamente arraigados.

Então, qual é a opinião dos jovens sobre cerveja artesanal? Quanto eles estão bebendo, onde estão bebendo e por que estão bebendo? E o que as cervejarias grandes e pequenas podem aprender com isso? Fizemos todas essas perguntas em nossa pesquisa... e temos algumas respostas surpreendentes e perspicazes.

Mais jovens adultos estão bebendo cerveja artesanal

Em comparação a dois anos atrás, praticamente metade das pessoas com menos de 30 anos que pesquisamos havia aumentado o consumo de cerveja artesanal. Não é de surpreender que a qualidade da cerveja era sua principal prioridade. Mas isso não é tudo.

Esses jovens consumidores são aventureiros

Quase metade dos entrevistados da pesquisa bebe cerveja artesanal porque gostam de experimentar algo novo. Com a cerveja artesanal, os consumidores podem experimentar uma enorme diversidade de tipos e perfis de sabor. E quanto mais jovens os consumidores forem, maior a probabilidade de beberem cerveja artesanal fora de casa, em um bar ou restaurante.

O propósito realmente é fundamental

Mais de 45% das pessoas de 18 a 30 anos que entrevistamos concordaram que a cerveja que bebem diz muito sobre si próprias. A história, as motivações e o propósito da empresa por trás da cerveja estão ganhando importância. As cervejarias artesanais se destacam ao contar essa história. Nesse sentido, o branding parece ser muito importante ainda: Os rótulos de cerveja estimulam 60% dos consumidores deste grupo a fazer uma compra.

A sustentabilidade gera identificação

Isso se aplica não apenas a jovens que consomem cerveja artesanal, mas também a pessoas mais velhas. No geral, metade dos entrevistados afirmou que um produto anunciado como sendo sustentável tornou o produto mais atraente. A cerveja artesanal é considerada um produto mais sustentável, de acordo com os participantes da nossa pesquisa. Para respaldar a narrativa da sustentabilidade, os fãs de cerveja artesanal estão cada vez mais procurando informações sobre a cerveja, como seus ingredientes ou sua história.  

Então, o que isso significa para o setor?

Em minha opinião, start-ups artesanais e cervejarias estabelecidas têm um papel a desempenhar para atender a essa crescente demanda dos consumidores por bebidas inovadoras de alta qualidade que se alinham com sua responsabilidade de contribuir com um mundo melhor e mais sustentável. Isso será essencial para atrair uma nova geração de consumidores, bem como as gerações futuras.

Você pode ler mais a respeito e os resultados da nossa pesquisa baixando nosso novo relatório de percepções.  

Uma coisa é certa: parece que há uma nova geração emergente de fãs de cerveja artesanal e isso representa uma grande oportunidade para as cervejarias em todo o mundo. 

Solução DSM

Brewers Clarex® simplifica a estabilização, ajudando as cervejarias a aumentar a capacidade e até a diferenciar seu portfólio com variedades sem glúten. 

Fatos sobre alimentação

Uma pesquisa da DSM mostra que a tendência da cerveja artesanal continua em alta. Leia mais>

Publicado

02 March 2020