Você também está verificando as datas de validade dos alimentos?

Os bioconservantes desempenham um papel fundamental na extensão natural da validade.

Em minha publicação anterior sobre este assunto, identifiquei quatro razões pelas quais faz sentido para os fabricantes de alimentos considerar o uso de bioconservantes e antioxidantes para ampliar a validade de forma natural, em vez de artificialmente. Descrevi como a ampliação da validade pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos e por que os consumidores preferem conservantes naturais. Agora estou analisando as duas outras razões.

A maioria dos consumidores verifica as datas de validade e o rótulo

Eu admito isso! Sou um dos muitos consumidores que verificam os rótulos dos alimentos e “pego a embalagem da parte de trás da prateleira” , pois ela terá mais alguns dias de validade! É um hábito do qual não quero me desfazer, pois quero ter a certeza de que os produtos alimentícios que estou comprando manterão o sabor, a textura e o valor nutricional ideais quando armazenados em casa e que terão a máxima validade possível.

Ao olhar ao redor no supermercado, é evidente que esse hábito não é praticado só por mim; muitos compradores reservam um tempo para fazer o mesmo. No entanto, ainda assim, me surpreendi ao ler que, de acordo com a Pesquisa sobre alimentos e saúde de 20161, no momento da compra em uma loja, mais de 70% dos consumidores verificam a data de validade. Isso mostra que o prazo de validade também é um fator-chave do comportamento de compra.

Essa estatística é respaldada por um estudo global de percepções da DSM que constatou que seis entre dez consumidores nos EUA verificam o rótulo dos refrigerantes. No topo da lista de itens verificados estão as calorias, o tipo de adoçantes e a data de validade. Não muito distantes das três primeiras posições estão os ingredientes dos conservantes, que são verificados por quatro a cada dez consumidores. Isso destaca por que é sensato para os produtores de alimentos usar meios naturais para ampliar a validade.

Problemas relacionados à validade podem afetar a reputação

O risco de possíveis prejuízos à reputação por contaminação microbiana de um alimento ou uma bebida é prioridade para muitas marcas líderes e é um dos  principais motivos para recalls de produtos2. Para as empresas de alimentos e bebidas, a qualidade e a segurança dos produtos são suas principais prioridades e, o tempo todo, elas querem evitar colocar a saúde dos consumidores em risco. Quando ocorre um recall, apesar de todos os esforços de qualidade do produto, a exposição on-line e pública pode afetar negativamente a percepção do consumidor sobre aquela marca, bem como seu valor de mercado. Isso é especialmente pertinente nos dias de hoje; a maior parte da população mundial está conectada à Internet, portanto, o prejuízo à reputação pode repercutir na velocidade da luz. A importância da reputação é demonstrada claramente em um estudo da World Economics, que estimou que mais de 25% do valor de mercado de uma empresa é diretamente atribuível à sua reputação3.

O uso de bioconservantes para ampliar a validade é mais uma etapa a ser adotada para evitar prejuízos à reputação. Por exemplo, os iogurtes são consumidos cada vez mais em movimento e os fabricantes enfrentam o desafio de mantê-los seguros durante o trajeto. Reclamações podem comprometer a reputação e bioconservantes como a Delvo®Guard permitem que os fabricantes de laticínios preservem o iogurte de forma mais eficaz e por mais tempo, mesmo em temperatura ambiente, sem afetar a rotulagem, o sabor ou a aparência.

Qual é o próximo passo?

Quer saber mais sobre nossos produtos e nossas soluções para ampliar a validade naturalmente? Acesse nossa página específica sobre soluções naturais para validade na qual você pode explorar nossa ampla gama de bioconservantes e antioxidantes. Como parte de nosso compromisso com a sustentabilidade, tiramos proveito de nosso conhecimento aprofundado sobre processamento de alimentos para criar soluções que ajudem os fabricantes de queijos, iogurtes, panificação e bebidas a manter seus produtos frescos por mais tempo, evitar a deterioração, reduzir o desperdício de alimentos e manter uma reputação corporativa imaculada. Ou entre em contato comigo e eu terei prazer em ajudar você a encontrar a melhor solução de bioconservante para suas necessidades específicas.

1 International Food Information Council Foundation, Pesquisa sobre alimentos e saúde de 2016
2 http://fortune.com/food-contamination/
3 Simon Cole, “The Impact of Reputation on Market Value” (World Economics, setembro de 2012)

Solução DSM

Leia mais sobre nossos bioconservantes para ampliar a validade naturalmente e conservar seus melhores laticínios, produtos de panificação e bebidas.

Publicado

21 November 2019