Compreendendo a preferência dos consumidores por produtos com baixo teor de calorias e açúcar

A preocupação mundial com o aumento das taxas de obesidade e suas consequências relacionadas à saúde, como o diabetes, cresceu consideravelmente nos últimos anos. Os motivos para esse aumento no peso corporal incluem a massificação de fast-foods e bebidas com alto teor calórico, com consumidores buscando velocidade e praticidade quando se trata de sua experiência gastronômica.

Pouco açúcar ou nada de açúcar? Diferentes padrões para diferentes categorias

A Série Global Insight da DSM entrevistou 5.000 usuários de produtos com baixo teor de açúcar/sem açúcar na França, nos EUA, na Argentina, no México e na Austrália sobre suas crenças e seus comportamentos em relação a esses produtos populares.

Em todas as categorias, exceto refrigerantes, os consumidores têm uma probabilidade um pouco maior de comprar uma opção com baixo teor de açúcar em vez de uma opção sem açúcar. Os três motivos citados com mais frequência para escolher opções com baixo teor de açúcar ou sem açúcar estavam relacionados ao peso e à saúde. Quase metade (49%) das pessoas entrevistadas afirmaram que escolheram opções com teor menor de açúcar ou sem açúcar para perder ou manter o peso. Em todo o mundo, 42% disseram que fizeram essas escolhas por se preocuparem com o diabetes e 39% pela ameaça à sua saúde. Curiosamente, apenas 20% dos entrevistados afirmaram que preferiam o sabor de produtos com baixo teor/sem açúcar. 

"Reduzir o açúcar adicionado significa repensar os aromatizantes do leite, já que até mesmo os sabores de frutas naturais podem vir com um toque de açúcar, enquanto muitos sabores favoritos, como chocolate e caramelo, dependem do açúcar para conferir o sabor doce que os consumidores adoram."

O que passa pela mente dos consumidores quando eles procuram nas prateleiras um produto doce sem as calorias?

Os dados da pesquisa sugerem que os consumidores que buscam limitar a ingestão de açúcar não adotam uma abordagem única em relação às decisões de compra para os diferentes alimentos e bebidas que consomem. Mais do que o dobro (41% versus 20%) optaram por um refrigerante sem açúcar em comparação com um suco sem açúcar e, enquanto 40% escolheram um iogurte com baixo teor de açúcar, apenas 20% preferiram uma versão sem açúcar do iogurte aromatizado. Compreender o que impulsiona esse aspecto de tomada de decisão diferente por categoria pode ser valioso para fabricantes lançando produtos que oferecem opções sem açúcar em redutos de baixo teor de açúcar e vice-versa.

O interesse dos consumidores em produtos com baixo teor de açúcar e sem açúcar é elevado em todos os mercados pesquisados e a conscientização das implicações para a saúde do açúcar em excesso é considerável e crescente, especialmente nos mercados de consumo emergentes. A popularidade das opções com baixo teor de açúcar e sem açúcar demonstra que os consumidores ainda querem poder desfrutar de bebidas e lanches doces, embora seu comportamento de compra observado varie substancialmente por categoria.

Fatos sobre alimentação

Dentre os entrevistados, 69% concordam/concordam totalmente que estão preocupados com o impacto que o consumo excessivo de açúcar tem sobre o peso.

Solução DSM

Maxilact® da DSM ajuda os produtores de laticínios a atingir o ponto ideal com laticínios sem lactose que reduzem o açúcar em até 50%. 

Baixar relatório

Para ler o relatório completo, forneça seus dados de contato.

Publicado

10 May 2019