Laticínios sem lactose continuam atraindo clientes conscientes quanto à saúde

O apelo à saúde dos produtos sem lactose está aumentando globalmente, com um número cada vez maior de itens sem lactose enriquecidos chegando ao mercado.

O que eu acho interessante é que o apelo dos laticínios sem lactose nem sempre é combater a intolerância à lactose. Um número esmagador de consumidores de laticínios sem lactose na Finlândia, bem como em mercados emergentes como Colômbia e China, afirma que o principal fator determinante para a compra é o apelo à saúde dos produtos sem lactose, em vez da intolerância à lactose. Com efeito, dois em cada três entrevistados concordaram que os laticínios sem lactose são mais fáceis de digerir do que os laticínios comuns, sendo que três em cada cinco deles acredita que os laticínios sem lactose são mais saudáveis do que os laticínios comuns1.

É claro que a intolerância à lactose continua sendo um fator determinante para esse mercado, embora varie muito dependendo da localização geográfica. Nos Países Baixos, eu fico sabendo de alguém que é intolerante à lactose praticamente toda semana. Mas se eu morasse na Ásia Oriental, provavelmente estaria encontrando uma nova pessoa intolerante à lactose todos os dias. Nessa região, 90 a 100% dos adultos têm dificuldade de digerir lactose. Por outro lado, se eu morasse na Dinamarca, essa seria uma ocorrência muito rara: apenas 4% dos adultos têm essa queixa2.

Um aumento nas afirmações adicionais

O apelo à saúde do leite sem lactose faz dele um produto perfeito para o enriquecimento e o uso de afirmações adicionais. Isso fica claro a partir de uma análise do número de lançamentos em laticínios sem lactose (Figura 1)3. O que eu acho impressionante é que, em 2018, quase metade (45%) de todos os lançamentos de leite UHT sem lactose eram enriquecidos com minerais/vitaminas. Um exemplo é um novo leite sem lactose com teor de gordura reduzido da H-E-B Organics, que contém vitaminas A e D. A afirmação veiculada é “proveniente de vacas criadas com ração orgânica, sem hormônios de crescimento artificiais ou anticorpos”.

Figura 1. Três principais afirmações sobre ingredientes nos lançamentos de 2018 por tipo de leite[3].

Deve-se notar também que leites sem lactose com vitaminas/enriquecidos e teor baixo/ausente/reduzido de gordura são muito mais predominantes na América do Norte e América Latina do que em outras regiões. Um exemplo é o leite sem lactose com sabor de chocolate Lala Yomi, enriquecido com vitaminas A e D. Embora seja comercializado para crianças, eu não acharia ruim experimentá-lo!

Minha caixa de entrada condiz com esses resultados. Estou recebendo mais e mais solicitações de clientes dessas regiões para desenvolver conceitos mais saudáveis sem lactose e com vitaminas, de acordo com essa tendência.

Além dessas três afirmações, vale a pena ficar de olho em outras três que são cada vez mais observadas no mercado: sem aditivos/conservantes; alto teor/adição de proteína; e saúde funcional/óssea.

Você também está optando por produtos sem lactose?

Para desfrutar de todos esses benefícios para a saúde, muitas pessoas estão optando por beber leite sem lactose porque acreditam que ele adiciona elementos nutricionais valiosos à sua dieta diária, algo que não querem perder ao eliminar os produtos lácteos de seu regime alimentar, e porque é mais fácil de digerir. Isso também tem ocorrido com você?

Na DSM, fornecemos enzimas e vitaminas para laticínios saudáveis e sem lactose. Além disso, temos o mais amplo portfólio de vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis do setor. Como todas as soluções DSM, nossas vitaminas, tanto concentradas quanto em um premix personalizado, são da mais alta qualidade. Estamos trabalhando com clientes em todo o mundo para inovar e desenvolver com sucesso esta categoria para além da intolerância à lactose. Envie-me um e-mail e será um prazer conversar com você sobre dúvidas ou requisitos específicos relacionados a produtos sem lactose.

1 Série Dairy Global Insight da DSM: laticínios sem lactose, 2016
2 De Vrese M, et al. Am J Clin Nutr. 2001;73 (suppl):421s–9s.
3 Banco de dados global de novos produtos da Mintel. Disponível on-line: http://www.mintel.com/global-new-products-database (acessado em fevereiro de 2019)

Fatos sobre alimentação

A tendência de produtos sem lactose continua crescendo com um foco maior voltado para o enriquecimento. Em 2018, quase metade (45%) de todos os lançamentos de leite UHT sem lactose eram enriquecidos com minerais/vitaminas.

Solução DSM

Possibilitando laticínios sem lactose com ótimo sabor usando Maxilact®LGi, a lactase clássica mais limpa, e Maxilact®Smart, a lactase que impacta a eficiência da produção. Vitaminas DSM da mais alta qualidade.

Publicado

08 July 2019