Vamos aderir à tendência de produtos sem lactose!

A intolerância à lactose não é o único motivo para o forte crescimento desta categoria. Estou percebendo que os benefícios para a saúde de produtos sem lactose estão desempenhando um papel cada vez mais importante.

Na DSM, realizamos uma pesquisa com consumidores internacionais para investigar por que eles estão comprando produtos sem lactose. Descobri que os resultados são uma leitura fascinante e valiosa! Um número esmagador de consumidores de laticínios sem lactose em mercados grandes como Colômbia e China afirma que o principal fator determinante para a compra é o apelo à saúde dos produtos sem lactose, em vez da intolerância à lactose. Fiquei particularmente impressionado com os exemplos da China e da Colômbia, onde 82% e 73% (respectivamente) dos consumidores entrevistados consideram os laticínios sem lactose mais saudáveis do que os laticínios comuns. Esses dados são realmente impressionantes!

Dicas para promover mais laticínios sem lactose

"Os resultados desta pesquisa me fizeram pensar. Com o mercado sem lactose continuando a crescer e os consumidores exigindo cada vez mais opções saudáveis, como os produtores de laticínios sem lactose podem tirar proveito disso? Confira aqui algumas das minhas ideias e sugestões."

Para muitos consumidores, manter uma dieta saudável vai além de evitar o que é “ruim”, como excesso de açúcar ou gordura. Cada vez mais, trata-se de adicionar mais daquilo que é “bom”, procurar alimentos e bebidas que ofereçam benefícios adicionais à saúde, como mais proteína, vitaminas adicionadas ou ingredientes considerados superalimentos. Oferecer mais benefícios para a saúde além daqueles já proporcionados pela ausência de lactose faz todo o sentido! Você já pensou em adicionar vitaminas aos seus laticínios sem lactose? Em um número crescente de lançamentos de produtos, estamos observando que o alto teor proteico e níveis reduzidos de açúcar em itens sem lactose estão sendo consistentemente promovidos. Ao adicionar vitaminas e minerais, você pode desenvolver ainda mais esses atributos de saúde.

Eu também diria que a variedade é fundamental. Como mencionei em uma publicação anterior no blog, o leite é a maior categoria de laticínios sem lactose, mas o iogurte sem lactose e, em especial, o queijo sem lactose estão se consolidando rapidamente. Portanto, os fabricantes que possuem um amplo portfólio sem lactose que incorpore essas três áreas de produtos têm mais condições de tirar proveito da demanda dos consumidores nessa categoria. Mas não tenha medo de considerar outros produtos além dos três principais, que são leite puro, iogurte e queijo. Pessoalmente, eu recomendaria cogitar sobremesas de queijo macio ou variedades de leite com, por exemplo, cálcio e proteínas adicionados e enriquecidos com vitamina A, talvez até combinados com sucos de frutas.

 Resumindo, nunca pare de inovar!

É claro que a inovação não se aplica apenas ao desenvolvimento de produtos. Que tal colocar seus processos de ideias inovadoras para trabalhar a fim de fornecer informações e orientações sobre produtos sem lactose nas mídias sociais e em aplicativos móveis de saúde? Aproveite seu poder e sua popularidade para promover a conscientização sobre a intolerância à lactose e a necessidade de laticínios sem lactose.

Vamos aderir à tendência de produtos #semlactose!

Pessoalmente, adoro pegar um café com leite e sair andando. Assim como milhões de outros consumidores e passageiros ocupados! Fornecer opções de laticínios sem lactose para esse pessoal em cafés, restaurantes, lanchonetes de fast-food e refeitórios é, portanto, uma obrigação.

Mais para você

Vejo mais e mais solicitações de clientes para desenvolver conceitos mais saudáveis sem lactose e com vitaminas, de acordo com essa tendência. Na DSM, fornecemos enzimas, soluções para redução do açúcar e vitaminas para laticínios saudáveis e sem lactose. Temos trabalhado com clientes em todo o mundo para inovar e desenvolver com sucesso esta categoria além da intolerância à lactose. Basta me enviar um e-mail e será um prazer conversar com você sobre dúvidas ou requisitos específicos relacionados a produtos sem lactose.

Fatos sobre alimentação

Em um número crescente de lançamentos de produtos, estamos observando que o alto teor proteico e níveis reduzidos de açúcar em itens sem lactose estão sendo consistentemente promovidos.

Soluções DSM

Vitaminas DSM da mais alta qualidade.

As lactases líderes Maxilact® permitem produzir laticínios sem lactose e com redução de açúcar com um sabor excelente.

Publicado

08 July 2019