Preservando o iogurte durante o transporte e estendendo a validade no ponto de venda.

Na DSM, desenvolvemos uma variedade de conservantes alimentares naturais contra bactérias, mofo e leveduras. Eles estão ajudando fabricantes de queijo, iogurte, pães e bebidas de todo o mundo a manter seus produtos frescos por mais tempo, evitando assim a deterioração e reduzindo o desperdício de alimentos, e tudo sem qualquer efeito negativo no sabor, cor ou cheiro.

Aqui está uma história de como ajudamos um produtor de laticínios a preservar seus iogurte mais premium durante o transporte por longas distâncias até os pontos de vendas e também a estender a validade do produto.

Um conjunto desafiador de requisitos específicos

A empresa pretendia enviar seus iogurtes naturais e batidos de sua fábrica na Europa continental para a Escandinávia. A distância de distribuição exigiria que os produtos tivessem uma data de validade estendida de pelo menos 50 dias.

O objetivo inicial era garantir uma qualidade consistente durante o transporte na cadeia de frio do iogurte. Mais fácil de falar do que de fazer! O transporte envolveu condições de estresse para o iogurte, resultante de flutuações de temperatura conforme o caminhão se dirigia para o norte e movimentações das caixas de iogurte durante o trânsito.

Além disso, a empresa queria usar conservantes naturais para manter um rótulo limpo e um sabor agradável, consistente e sem sabores estranhos. E, além disso, eles exigiam que qualquer solução de biopreservação usada não alterasse o processo de produção.

Preservando o iogurte durante o transporte e estendendo a validade no ponto de venda.

A primeira solução bioprotetora implementada pelo produtor de laticínios falhou; antes que o produto chegasse ao fim da sua validade, os consumidores estavam reclamando da contaminação dos iogurtes por mofo. Outras soluções ainda levaram a problemas de contaminação, especialmente durante os dez últimos dias de validade nos pontos de vendas.

A DSM é chamada

Em algum momento, o fabricante entrou em contato com a DSM e explicou o problema aos nossos especialistas em aplicações. Eles recomendaram o uso de uma combinação de nossa cultura protetora Delvo®Guard 201, que é metabolicamente ativa especificamente contra mofos e leveduras em produtos lácteos fermentados, e também nossa cultura de iogurte Delvo®Fresh FVV122.

Nosso primeiro passo foi realizar um teste de referência sobre sabor e desempenho. Uma vez que o fabricante estava satisfeito com os resultados, testes em pequena escala foram configurados e executados, mesmo em condições que eram mais exigentes do que na vida real. Por exemplo, o prazo de validade foi artificialmente encurtado deixando o produto à temperatura ambiente. Mais uma vez, os resultados iniciais foram altamente promissores.

O próximo passo foi um teste em escala industrial, seguido pela implementação completa.

Os primeiros lotes de iogurte que incorporam nosso Delvo®Guard 201 e Delvo®Fresh FVV122 chegaram até a Escandinávia e suas prateleiras dos supermercados. Foi então uma questão de esperar pelo feedback do consumidor...

Satisfação total!

Nenhuma reclamação de cliente foi recebida para o primeiro lote. O segundo e o terceiro lotes foram despachados. Ainda sem reclamações. Até o momento, houve zero reclamações de clientes recebidas em relação ao aparecimento de mofos nos iogurtes dessa empresa.

Esta história demonstra claramente o desempenho da cultura protetora Delvo®Guard da DSM em combinação com nossa cultura de iogurte Delvo®Fresh. O equilíbrio dessas duas culturas de rótulos limpos aumenta naturalmente o prazo de validade sem grande impacto no perfil do sabor e na textura do iogurte.

Foram necessários aproximadamente três meses para fornecer aos produtores de laticínios a solução que eles estavam procurando. Hoje, eles estão entregando seus iogurtes naturais e batidos para supermercados escandinavos, com total tranquilidade de que permanecerão em perfeitas condições durante sua longa validade. Além disso, o fabricante e as redes de varejo se beneficiam de reduções no desperdício de alimentos, e nenhuma rotulagem adicional.

Como podemos ajudá-lo?

Você tem um desafio de prazo de validade semelhante para seus queijos, iogurte, panificação ou bebidas? Entre em contato comigo e eu terei prazer em ajudá-lo a encontrar a melhor solução de conservante natural para suas necessidades específicas.

Solução DSM - Delvo®Fresh

Nossas culturas de laticínios Delvo®Fresh oferecem a flexibilidade para criar iogurtes e sobremesas com baixo teor de gordura e açúcar, para produtos lácteos de sabor autêntico e aplicações fermentadas mais cremosas e saborosas com a mesma quantidade de leite.

Solução DSM - Delvo®Guard

Nossa linha Delvo®Guard consiste em duas culturas com cepas exclusivas que protegem os produtos lácteos frescos de forma mais eficaz graças aos seus efeitos sinérgicos contra mofo e levedura. O Delvo®Guard pode adicionar dias valiosos ou até mesmo semanas ao prazo de validade de produtos lácteos.

Publicado

01 April 2020