Heerlen, Holanda, 8 de novembro de 2018, 8h (fuso horário CET)
Como os produtores de alimentos e bebidas buscam reduzir significativamente as calorias em suas ofertas aos consumidores, eles precisam de opções de adoçantes não artificiais, zero caloria e saborosos. Hoje, a Cargill e a Royal DSM, uma empresa global baseada em ciências que atua nas áreas de nutrição, saúde e vida sustentável, anunciaram uma nova joint venture, denominada Avansya, para enfrentar esse desafio. Juntas, as empresas produzirão moléculas de sabor doce com alta procura, como Reb M e Reb D de glicosídeos de esteviol através da fermentação, fornecendo aos fabricantes de alimentos e bebidas uma solução ainda mais escalável, sustentável e de baixo custo em comparação com as mesmas moléculas extraídas da folha de estévia.
O novo empreendimento combinará as tecnologias de ambas as empresas para fabricar produtos à base de glicosídeo de esteviol feitos através da fermentação e irá comercializá-los sob a marca registrada EverSweet™.
A joint venture será uma parceria que contará com 50% de participação de cada uma das empresas. O estabelecimento da joint venture está sujeito a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento, mas espera-se que seja concluído no primeiro trimestre de 2019.
A parceria tira proveito dos pontos fortes altamente complementares das duas empresas para lançar no mercado glicosídeos de esteviol Reb M e Reb D derivados da fermentação.
A DSM agrega seu conhecimento especializado de ponta em biotecnologia, fornecendo experiência em P&D, inclusive desenvolvimento de cepas e recursos para o desenvolvimento de processos de fermentação, bem como relacionamentos com clientes em segmentos de mercado específicos.
A Cargill coloca à disposição sua incomparável experiência em aplicações e presença comercial global no mercado de adoçantes, bem como capacidade de fermentação em larga escala com acesso a fornecedores de matérias-primas colocalizados em sua unidade situada em Blair, Nebraska (EUA).
A joint venture utilizará uma nova instalação de fermentação que está em construção na unidade de Blair devendo ser concluída e começar a operar no verão de 2019 no Hemisfério Norte.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar esta joint venture revolucionária com a Cargill”, afirmou o presidente da DSM Food Specialties, Patrick Niels. “Uma das transformações mais significativas nos mercados globais de alimentos e bebidas é a iniciativa para reduzir o açúcar nas dietas das pessoas. Essa parceria nos permitirá lançar no mercado, com mais rapidez e eficácia, soluções de redução do açúcar produzidas de forma sustentável com base em glicosídeos em uma escala para gerar impacto global. Tanto a DSM quanto a Cargill são empresas orientadas por propósitos. Queremos impactar positivamente nossas sociedades, viabilizar o sucesso das marcas e dos negócios de nossos clientes em seus mercados e, ao fazê-lo, apoiar nosso próprio crescimento.”
“A demanda por soluções de redução do açúcar é urgente, global e está crescendo rapidamente”, afirmou Chris Simons, vice-presidente do segmento de alimentos da Cargill para a América do Norte. “Embora os consumidores estejam buscando alimentos e bebidas que ajudem a atender às suas necessidades ou metas alimentares, seja para uma dieta diabética ou simplesmente reduzindo calorias e ingestão de açúcar, os proprietários de marcas sabem que o sabor delicioso não pode ser afetado. Ao firmar parceria com a DSM, podemos avançar ainda mais uma linha de produtos Reb M & Reb D comercializados que oferece o que os consumidores desejam.”
Gerente sênior de comunicações
+31 45 578 2420
media.contacts@dsm.com
Vice-presidente de relações com investidores
+31 45 578 2864
investor.relations@dsm.com
Gerente sênior de comunicações
Nutrição
+31 6 1300 1159
Vice-presidente
Relações com investidores
+31 45 578 2864