Os consumidores querem sabor real em seu hambúrguer vegetariano — e estão dispostos a pagar mais por ele

No mês passado, notei um artigo no qual o McDonalds anunciou que estava experimentando nuggets de frango veganos na Noruega* (após a recente implementação do seu hambúrguer McVegan). Acho que este é mais um sinal claro para a indústria alimentícia de que a tendência em relação às alternativas para a carne e proteína está... se tornando muito mais do que apenas uma tendência.

Hoje, o mercado alternativo global para proteínas está em 2 bilhões de dólares e está crescendo a uma taxa saudável de 4% ao ano. O que está impulsionando esse aumento? E o que o nosso setor pode fazer para atender às necessidades dos consumidores em constante, que reduzem a ingestão de carne, por motivos de saúde e sustentabilidade?

É por isso que, na DSM, publicamos recentemente um Relatório de percepções do consumidor denominado O poder das plantas, para o qual pesquisamos cerca de 2.500 consumidores nos EUA, Alemanha, França, Países Baixos e Reino Unido, que ficam "sem carne ou laticínios" pelo menos uma vez por semana.

Eu considerei os resultados esclarecedores, especificamente o seguinte:

  • Cerca de dois terços (65%) dos redutores de carne pesquisados disseram que estavam fazendo isso principalmente por motivos de saúde percebidos.
  • 25% dos redutores de carne que pesquisamos disseram que consomem alternativas à carne regularmente.
  • Dos consumidores que consomem alternativas à carne regularmente, apenas 28% disseram que elas tinham um sabor bom; isso significa que 72% daqueles que consomem alternativas à carne consideravam que elas tinham um sabor bom na melhor das hipóteses.
  • Mas cerca de 1/3 dos consumidores que comem regularmente alternativas para a carne estariam perfeitamente dispostos a pagar mais por alternativas à carne que tenham um sabor semelhante ao da carne.

Parece que a mensagem não poderia ser mais clara: os consumidores querem uma alternativa saborosa para a proteína animal e estão dispostos a pagar por ela. Isso representa uma enorme oportunidade para os fabricantes. A pergunta é... como?

Criar um delicioso sabor de carne sem carne

A recriação do sabor de carne em substitutos de carne à base de plantas, como hambúrgueres vegetarianos, é notoriamente desafiadora porque as bases que usam soja, ervilha ou feijão para esses produtos não têm as combinações precisas de proteína, gordura, sal e redução de açúcares que conferem sabor idêntico à carne. As plantas com baixo teor de gordura, como a soja, não têm a suculência, a chamada sensação na boca, que associamos à carne. Elas também contêm diferentes aminoácidos para carne, o que torna muito difícil alcançar a caramelização da carne e seu sabor assado/cozido distinto.

Para superar esse desafio em produtos à base de plantas, a equipe da DSM desenvolveu um Arsenal de sabores alternativos para a carne com base em extratos de fermento naturais e sabores de processo que oferecem aquele sabor autêntico salgado, umami (gosto saboroso e agradável) e a sensação na boca de gosto gorduroso que os consumidores adoram.

Então, para dar uma ideia sobre o que são os produtos no Arsenal de sabores alternativos para a carne, aqui estão os benefícios:

  • A linha Maxavor® YE oferece sabores autênticos, naturais, culinários e instantâneos com sabor e sensação na boca de gosto umami (gosto saboroso e agradável), além de direções específicas para o sabor da carne.
  • A linha Maxavor® YE Key é ideal para produzir sabores culinários concentrados, instantâneos e naturais. Ela é caracterizada por baixos níveis de sal e vem com direções específicas para o sabor da carne.
  • A linha Maxarome® Pure/Select aumenta fortemente o sabor umami (gosto saboroso e agradável), melhora a suculência, mascara qualquer sabor residual do grão de soja (feijão cru) e não interfere no aroma do análogo da carne.
  • A linha Gistex™ cria um sabor salgado básico para oferecer um sabor excepcional de umami (gosto saboroso e agradável) e oferece extrato de fermento natural ou informação de sabor natural.

Os extratos de fermento e sabores de processo em nosso Arsenal de sabores análogos da carne são o resultado de nossa longa herança em biotecnologia e 400 cientistas brilhantes que trabalham dia após dia na criação de produtos e soluções que constroem e aprimoram o sabor em uma variedade de aplicações diferentes, incluindo alternativas à carne. Então, se você quiser saber mais sobre como podemos ajudá-lo a construir um delicioso sabor de carne sem carne em alternativas à carne (ou se você quiser saber mais detalhes sobre o nosso relatório “O poder das plantas”,entre em contato!

Soluções DSM

Explore as soluções saborosas de salgados da DSM para criar um sabor de carne único em aplicações sem carne. Leia mais>

Relatório de percepções: Alternativas à base de plantas se tornam parte do convencional

Para ler o relatório completo, forneça seus dados de contato.

Publicado

28 November 2019