Operações sustentáveis

Eficiência de produção e soluções de sustentabilidade

Como reduzir custos e cumprir metas de sustentabilidade com as soluções da DSM para a produção de óleo e o processamento de queijos, cervejas e frutas.

Os fabricantes de alimentos estão cada vez mais buscando novas maneiras de aumentar sua capacidade de produção e lucratividade, ao mesmo tempo em que acompanham a crescente demanda dos consumidores por alimentos e bebidas mais saudáveis e sustentáveis. Na DSM, nosso processamento abrangente de alimentos e o conhecimento técnico de enzimas, culturas e materiais para aplicações alimentícias nos permite compreender esse desafio melhor do que muitas organizações.  

Trabalhamos há décadas em soluções de eficiência de produção sustentável para nossos clientes da indústria alimentícia. Nossas enzimas ajudam os fabricantes das indústrias cervejeira e láctea a desenvolver seus produtos com mais rapidez, liberando capacidade nas unidades de produção. Isso não só economiza energia, mas também possibilita um aumento na produção sem a necessidade de um investimento de capital. Nossas enzimas de prensagem e liquefação também podem aumentar o rendimento da fruta que, além de ser a prática recomendada, também ajuda na redução do desperdício.

Além das enzimas, também oferecemos uma variedade de rotações de cultura para que os fabricantes de queijo reduzam o risco de os fagos desacelerarem os processos de fermentação. Por exemplo, desenvolvemos uma tecnologia de membrana de maturação de queijo exclusiva que favorece a eficiência dos processos de produção para os fabricantes de queijo.

Para alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os fabricantes de alimentos e bebidas também devem cumprir suas metas de eficiência para continuarem operando com sustentabilidade. Muitos de nossos clientes confiam em nossa empresa para ajudá-los a enfrentar esse desafio.

Na DSM, temos um motivo principal para trabalhar todos os dias: criar uma vida melhor para todos. E, para nós, “uma vida melhor” é aquela em que as pessoas no mundo todo têm acesso a alimentos e bebidas saborosos e de alta qualidade e que os fabricantes têm a capacidade de produzir com mais rapidez e sustentabilidade. Desenvolver soluções que ajudem os fabricantes de alimentos a melhorar sua eficiência de produção e permitir que trabalhem com materiais de origem local para diminuir sua pegada de carbono é importante para nossa empresa, além de ser uma parte importante do nosso compromisso com a sustentabilidade.

Ao combinar nosso amplo portfólio de soluções de eficiência de produção com o conhecimento abrangente dos efeitos das enzimas, culturas e materiais na produção de alimentos, os especialistas do setor da DSM podem ajudar os clientes a encontrar as soluções ideais para suas necessidades específicas.

Produza mais cerveja com matérias-primas de origem local

O Brewers Compass® permite que os cervejeiros substituam o malte por matérias-primas disponíveis no local, como cevada ou misturas de trigo, milho, arroz, sorgo e mandioca. O processo de maltagem da cevada representa cerca de 10 a 15% da pegada ecológica de uma cerveja. Trocar o malte pela cevada na fabricação permite uma redução de 10% no consumo de cevada e reduz o uso de água e energia. Ao fabricar a cerveja com 100% de cevada usando o Brewers Compass®, a economia da pegada de carbono é normalmente superior a 60 kg de CO₂ por tonelada de cevada usada.

Economia de energia na fabricação da cerveja

A solução exclusiva da DSM para estabilização da cerveja, Brewers Clarex®, reduz seu tempo de maturação. Adicionado durante o estágio de fermentação da cerveja, o Brewers Clarex® permite que os cervejeiros pulem a etapa de resfriamento abaixo de 0º C e enxágue no processo de estabilização e clarificação da cerveja, ajudando a economizar água e energia. A simples troca pelo Brewers Clarex® pode reduzir a pegada de carbono das cervejarias em 5 a 6%, diminuir o uso de água em 1% e registrar uma redução dos custos de energia de até € 70.000 por 1 milhão de hectolitros de cerveja produzida.

Processamento de frutas mais eficiente

Nosso portfólio Rapidase® é composto por enzimas testadas e altamente eficientes para o processamento de sucos de frutas. Essas enzimas permitem que nossos clientes aumentem a filtração e a clarificação para produzir um suco ou concentrado orgânico cristalino com excelente aparência e sabor. O Rapidase® aprimora o rendimento do processo, reduzindo os tempos de inatividade das máquinas por meio de intervalos prolongados de limpeza de filtro. Isso leva a um maior rendimento e eficiência, bem como a uma redução no desperdício de alimentos. 

Mais óleo, mais lucro com o Purifine®

As enzimas Purifine® 3G e Purifine® PLC permitem que os processadores de óleo aumentem o rendimento do óleo de sementes de oleaginosas degomadas e refinadas em até 2,5%, em comparação com os métodos tradicionais, como a degomagem com água ou o refino cáustico. Além de aumentar o rendimento do óleo, esta formulação de fosfolipase especial reduz significativamente o volume das gomas, o que diminui a diluição da proteína na refeição. 

Diminua as perdas de queijo e melhore o manejo com a solução de maturação Pack-Age®

Pack-Age® é uma membrana única, permeável à umidade e respirável, que permite que o queijo mature naturalmente, sem o risco do crescimento de fermento e mofo. A inovadora tecnologia de membrana de maturação traz vários benefícios: melhora os resultados financeiros dos produtores de queijo, reduzindo a perda de cortes em até 7%, aumenta o rendimento do leite em 10% e reduz o tempo de manejo do queijo. Ela também melhora a sustentabilidade da produção de queijo. Por exemplo, se os queijos gouda e parmesão maturados naturalmente tivessem sido maturados com o Pack-Age®, 3,6 bilhões de litros de leite poderiam ter sido economizados e o desperdício de queijo teria sido reduzido em 200.000 toneladas. Além disso, o Pack-Age® permite que os fabricantes de queijo criem produtos saborosos e com uma ótima textura! 

Aumente o rendimento na produção de queijo em até 1,5% com o Maxiren® XDS

O Maxiren® XDS é uma quimosina produzida por fermentação que oferece alta especificidade, resultando em uma textura ideal de queijo, incluindo melhor capacidade de fatiar e, portanto, menor perda de casca e sabor. Devido à sua especificidade, ele também aumenta o rendimento em até 1,5% e reduz a pegada de carbono do processo de produção de queijo em até 12%. 

Rotações de cultura Delvo®Cheese com desempenho consistente

As culturas bacterianas Delvo®Cheese são culturas cuidadosamente selecionadas que permitem aos produtores de queijo melhorar o sabor e a qualidade de seus produtos, ao mesmo tempo que aumentam a eficiência da produção.

Cada linha de cultura é composta por várias rotações de cultura com um desempenho de aplicação comparável. O uso da rotação de cultura é uma prática essencial na indústria láctea para combater a infecção por bacteriófagos (fagos). A mudança de uma rotação de cultura para outra garante que os fagos não possam se acumular no processo e causar problemas.

Testes de resíduos de antibióticos Delvotest® para evitar perdas de leite e garantir um leite de alta qualidade

O teste de resíduo de antibiótico é a única maneira de garantir a detecção de resíduos de antibióticos de acordo com a legislação. O Delvotest® aumenta a lucratividade dos fazendeiros e produtores de leite, evitando multas, perdas de leite, atrasos na fermentação e interrupções na cadeia de suprimentos.