Bioconservantes

Soluções para aumentar a validade naturalmente

Os consumidores estão exigindo cada vez mais de seus alimentos. A saúde e a sustentabilidade são considerações importantes para os compradores de alimentos, bem como qualidades como o processamento reduzido e o uso de menos ingredientes, que sejam mais naturais e digestíveis.

O frescor agrega valor, mas também desafios

Manter os produtos frescos e atrativos por mais tempo é um foco importante para os fabricantes de produtos de panificação frescos, lácteos e bebidas. No entanto, encontrar maneiras novas e mais naturais de manter seus produtos frescos por mais tempo é um desafio significativo, uma vez que muitos conservantes artificiais não atendem às expectativas dos consumidores modernos. A remoção de conservantes artificiais é um assunto muito debatido, e os bioconservantes atendem às demandas dos consumidores ao mesmo tempo em que melhoram o sabor.

Aumentar naturalmente a validade. Quatro razões pelas quais os clientes devem se preocupar

  • Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado.
    1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente. Nos países industrializados, mais de 40% das perdas ocorrem no varejo e ao nível do consumidor, e pesquisas indicam que um aumento da validade de apenas um dia poderia evitar até 0,2 milhão de toneladas de desperdício anual de alimentos domésticos.
  • Os consumidores preferem os conservantes naturais.
    Uma pesquisa da DSM mostra que os consumidores acham que os conservantes naturais são mais saudáveis, têm melhor sabor e que estão dispostos a pagar mais por produtos que contenham ingredientes naturais. 
  • A maioria dos consumidores verifica as datas de validade e os rótulos.
    De acordo com a Food & Health Survey 2016, mais de 70% dos consumidores conferem o prazo de validade no supermercado. Isso mostra que, embora os consumidores valorizem produtos naturais com rótulos limpos, o prazo de validade também é um fator importante para o comportamento de compra.
  • A reputação importa.
    O risco de possíveis danos à reputação significa que a prevenção da contaminação bacteriana é a prioridade de muitas marcas líderes. A exposição on-line e pública associada a um grande recall de produtos pode impactar negativamente os lucros, os preços das ações e o valor da marca.

Na DSM, reconhecemos os desafios de prolongar naturalmente a validade e simplificar os rótulos. Na verdade, como uma parceira das principais marcas de alimentos do mundo, entendemos esse quebra-cabeça complexo melhor do que a maioria. Como parte do nosso compromisso com a sustentabilidade, tiramos proveito de nossa ampla experiência em microbiologia e fermentação para criar soluções que ajudam os fabricantes a manter seus produtos frescos por mais tempo, evitar a deterioração e reduzir o desperdício de alimentos. Com um portfólio excepcional de bioconservantes e antioxidantes, combinado com nosso amplo conhecimento de processamento de alimentos, nossos especialistas em aplicações podem ajudar você a encontrar a melhor solução de validade para suas necessidades específicas.

Nossa promessa? Menos deterioração. Mais valor.

Preserve os melhores produtos de panificação

Manter os produtos de panificação frescos por mais tempo é um fator valioso para os padeiros industriais. Isso envolve, entre outras coisas, evitar a formação de fermento e mofo e que os pães e bolos fiquem rançosos. Como parte do seu portfólio de bioconservantes para prolongar naturalmente a validade, a DSM oferece a linha Delvo®Cid* – eficiente contra todos os fermentos e mofos conhecidos de pães, roscas, tortilhas e bolos, sem comprometer o sabor ou a aparência do produto final. Você está tentando evitar que os pães e bolos fiquem rançosos? Confira o BakeZyme® ou o CakeZyme® da DSM.

*Disponível apenas nos EUA e no México para aplicações de panificação

Preserve os melhores queijos

Prolongar naturalmente a validade e prevenir a deterioração microbiana é um desafio importante para os fabricantes de queijo durante e após o processo de maturação do alimento. Com base no amplo conhecimento sobre produção de queijo, nossos especialistas podem ajudar os produtores a encontrar a melhor solução de biopreservação para suas necessidades específicas. A DSM oferece soluções para controlar a bactéria Clostridium e evitar o estufamento tardio de queijos duros e semiduros (Delvo®Zyme), bem como soluções para proteger as superfícies dos queijos e banhos de salmoura contra fermentos e mofos (Delvo®Cid). Para os queijos processados e produzidos com uma etapa de aquecimento, o Delvo®Nis oferece proteção contra bactérias gram-positivas e formadoras de esporos. Ao mesmo tempo, para o queijo cottage, a DSM oferece proteção microbiana graças ao Delvo®Guard. Por fim, com o Pack-Age®, a única membrana para embalar e envelhecer queijos, a DSM oferece o processo de maturação mais eficiente, sustentável e livre de mofo de queijos naturais.

Preserve os melhores produtos lácteos fermentados

Atualmente, os consumidores estão procurando iogurtes mais naturais, sustentáveis e que ofereçam saúde e bem-estar, com teor reduzido de açúcares e gorduras, bem como com listas de ingredientes menores e rótulos mais acessíveis. Tudo isso sem comprometer a qualidade, a indulgência ou o sabor do produto. Ao mesmo tempo, os fabricantes enfrentam padrões de proteção dos alimentos mais rígidos e devem se proteger contra possíveis incidentes relacionados à deterioração. Como parte do seu portfólio de bioconservantes para prolongar naturalmente a validade, a DSM oferece a linha Delvo®Guard, uma variedade de culturas protetoras de alto desempenho que ajudam os fabricantes de lácteos a enfrentar esses desafios e atender às necessidades de seus clientes.

Preserve as melhores bebidas

A deterioração das bebidas é uma questão crucial para os produtores de bebidas, que afeta os resultados financeiros e contribui para o desperdício de alimentos. Com mofo, fermento e bactérias causando a deterioração das bebidas, a adição de conservantes às fórmulas pode ajudar a aumentar a segurança do produto, garantindo o sabor e o aroma ideais até o final da validade. Dessa forma, os produtos também podem ser transportados por distâncias maiores para outras partes do mundo. O bioconservante Delvo®Cid* da DSM é altamente eficaz contra fermento e mofo: os organismos que mais afetam as bebidas. 

* Disponível para bebidas somente nos EUA e no México

Linha de produtos bioconservantes

Delvo®Cheese

Culturas bacterianas para a fermentação tradicional de todos os tipos de queijos.

Delvo®Fresh

Culturas bacterianas para a fermentação tradicional de todos os tipos de iogurtes.

Delvo®Guard

Culturas protetoras para segurança.
 

Delvo®Zyme

Lisozima para evitar o estufamento tardio do queijo.
 

Delvo®Cid

Bioconservante à base de natamicina, eficaz contra fermento e mofo.

Delvo®Fresh

Bioconservante à base de nisina, eficaz contra bactérias gram-positivas.