Notícia

DSM traça metas ambiciosas de proteção pessoal e sustentabilidade para as fibras de alta performance Dyneema

As novas metas para o portifólio da Dyneema atendem a demandas específicas da indústria e estão inteiramente alinhadas com o compromisso da DSM de criar vidas mais brilhantes para todos e focadas nas três áreas fundamentais nas quais a DSM vem conduzindo mercados sustentáveis: Nutrição & Saúde, Clima & Energia e Recursos & Circularidade, que seguem a estratégia da empresa de Crescimento & Valor – Movida por propósito, Conduzida por Performance.

 

Pessoas protegidas – 40 milhões até 2023

Com a Dyneema®, a DSM está continuamente ‘levantando a barra’ quando se trata de promover saúde e condições de trabalho mais seguras, com um foco específico em roupas de proteção pessoal e equipamentos para membros de equips de primeiros socorros, policiais, trabalhadores de indústrias pesadas e fãs de esportes ao redor do mundo. Hoje, produtos e soluções com a Dyneema® protegem 30 milhões de pessoas por ano. Até 2023, a meta é expadir este número em 10 milhões de indivíduos totalizando um total de 40 milhões.

 

Matérias-primas de base biológica – 60% até 2030

A DSM também está introduzindo uma matéria-prima de base biológica para a Dyneema®. Até 2030, pelo menos 60% do material usado para a fabricação da fibra será fornecido por itens com esta natureza, permitindo que nossos clientes mudem para uma solução mais sustentável sem qualquer tipo de atrito e sem comprometer a performance do produto. Dessa forma, a DSM está dando o próximo grande passo em sua jornada de sustentabilidade, introduzindo a primeira fibra de polietileno de peso altamente molecular e reduzindo ainda mais sua dependência de recursos fósseis. Uma abordagem de balanceamento de massa será usada para a nova Dyneema®, que será distribuído aos clientes com a certificação ISCC Plus, que é reconhecida globalmente e não exige requalificações de produtos downstream. 

 

Recliclagem da Dyneema® 

Até 2020, a DSM estabelecerá uma coalizão industrial que incluirá clients, processadores de rejeitos e empresa de reciclagem para realizar a reciclagem dos produtos finais feitos com a fibra Dyneema®. O primeiro passo aconteceu em Novembro de 2019, em Bruxelas, onde aconteceu o DSM Circularity Summit com alguns dos principais parceiros e recicladores, os quais co-criaram e firmaram compromisso com a estrutura da Coalizão, definindo prioridades claras, estabelecendo uma visão de sucesso, criando um plano de ação e identificando oportunidades para acelerar a transição para uma economia circular. A DSM acredita que a transição só é possível por meio da colaboração de toda a cadeia de valor.

Segundo Wilfrid Gambade, president da divisão DSM Dyneema, “Com o portifólio Dyneema, estamos contribuindo ativamente para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e seguros. Estamos cientes dos desafios sustentáveis que tocam nossos mercados e indústrias e acreditamos firmemente que Podemos definir um exemplo ao melhorar nossas próprias operações. Ao mesmo tempo, ao trabalhar próximos de nossos parceiros e fornecedores, buscamos aumentar nossa performance e qualidade no que diz respeito a proteger pessoas e o meio ambiente em que vivem – porque todas as vidas são preciosas”

A DSM continuará conduzindo sua estratégia de sustentabilidade em todas as indústrias nas quais a Dyneema é aplicada, incluindo forças policiais e proteção pessoal, transporte e manuseio de cargas pesadas, indústria naval, energia renovável e esportes & lifestyle.

Mais informações sobre a Dyneema® podem ser encontradas em https://www.dsm.com/products/dyneema/pt_BR/tecnologias-dyneema/dyneema-form-factors/fiber.html

 

DSM – Bright Science. Brighter Living.™ 

A Royal DSM é uma empresa global de ciências, "purpose-led" e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. A DSM está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A DSM fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.