This site uses cookies to store information on your computer. Learn more x

DSM em alimentos, bebidas e suplementos dietéticos

Insight Series da DSM: As crescentes preocupações dos consumidores quanto à ingestão de açúcar preparam o caminho para os produtos lácteos com redução de açúcar

Delft, NL, 17 dez 2015 15:00 CET

A DSM publicou hoje um segundo relatório de sua Global Insight Series, com foco na redução de açúcar. Com base em uma pesquisa internacional, o relatório analisa detalhadamente as percepções dos consumidores sobre o açúcar em produtos lácteos. Apesar do fato de que 62% dos consumidores entrevistados preocupam-se com o teor de açúcar em seus produtos lácteos, os produtos lácteos adoçados ainda têm preferência em relação às variedades com redução de açúcar ou sem adição de açúcar. O relatório revela uma disparidade entre as preocupações com a saúde e o peso e o comportamento de compra dos consumidores nesta categoria.

A pesquisa da DSM, realizada nos EUA, China, Brasil, Espanha e Alemanha, mostra o aumento do consumo de produtos lácteos adoçados pelos consumidores (34%) — e, em especial, por seus filhos (53%) — nos últimos três anos.  Esses consumidores indicaram também que acreditam que esses números cresçam ainda mais, especialmente os que vivem na China (49% adultos, 68% crianças) e nos EUA (32% adultos, 54% crianças).

Embora quase dois terços dos entrevistados afirmem que se preocupam com sua ingestão de açúcar em geral (64%) e que o teor de açúcar nos produtos lácteos é uma fonte de preocupação (62%), o consumo de produtos lácteos adoçados continua intenso. Contudo, existe potencial para que os fabricantes de alimentos ampliem o mercado de produtos lácteos com redução de açúcar, que é orientado não apenas pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde sobre a ingestão de açúcar, mas também pelos consumidores — pois 80% dos entrevistados concordam que alimentos lácteos com baixo teor de açúcar ou com redução de açúcar são melhores para sua saúde.

Os resultados confirmam a importância do desenvolvimento de novos produtos nesta categoria, em que, atualmente, os produtos disponíveis não atendem às demandas dos consumidores — o que resultaria em uma mudança no comportamento de compra. Este relatório oferece importantes revelações para que as pessoas que trabalham com marketing e inovação de alimentos lácteos percebam o que vem motivando os consumidores em relação aos produtos lácteos com redução de açúcar.

Para ver o relatório completo, clique aqui.

A DSM tem um conceito de redução de açúcar à base de enzimas para os produtos lácteos disponíveis. Com a ajuda de enzimas, é possível melhorar o poder adoçante naturalmente presente nos produtos lácteos criando um sabor doce preferido — com menos ou nenhuma adição de açúcar. Além disso, a empresa está desenvolvendo uma plataforma de adoçantes fermentativos para oferecer à indústria de alimentos e bebidas uma opção de estévia flexível, confiável e sustentável. 

100-press-sugar-reduction

Os resultados da pesquisa com consumidores serão destacados durante o próximo IDF World Dairy Summit na Lituânia, em que Merel Roes, gerente de marketing global do setor de enzimas lácteas, apresentará na conferência de marketing as tendências globais de consumo de produtos lácteos com redução de açúcar.