Bem-estar: 3 fatores que impactam a produtividade de vacas leiteiras

Bem-estar: 3 fatores que impactam a produtividade de vacas leiteiras

26/09/2018 | Autor: Marcelo Grossi Machado, Gerente Técnico Regional Sudeste de Gado de Leite

Produtores de alta eficiência de todo mundo se preocupam muito sobre bem-estar de suas vacas. É fato que existe uma série de fatores relacionados ao estresse que ainda não estão bem elucidados e seus impactos na lucratividade da operação. Os principais pilares são conforto comportamental (dor, medo etc.) e conforto térmico (calor, umidade etc.). Os animais não atingirão a performance desejada apenas com água, alimento e consistência.

A felicidade do animal, por muito tempo subestimada, passou a ter comprovação científica, especialmente na última década após pressões de consumidores, de que não somente é um ponto ético, mas também financeiro da atividade. Não há mais dúvidas: animais felizes em seu dia a dia entregam mais resultados aos manejos e nas tomadas de decisões propostas. Animais doentes e com comportamento natural limitado não conseguem atingir as metas cada vez maiores impostas pelos custos da atividade. É uma mudança de paradigma para técnicos e produtores.

Em países tropicais, como o Brasil, a pecuária é ainda mais desafiadora já que além de, na média, possuirmos menos estruturas e estratégias de construções e manejo que beneficiem o bem-estar do animal, também temos o desafio de temperatura e umidade, que para as raças mais produtivas, necessariamente melhoradas no mundo temperado europeu, os níveis confortáveis desses indicadores estão muito abaixo dos normais da região.

Abaixo, citamos 3 tópicos importantes com dicas resumidas de como focar o planejamento da fazenda buscando o máximo bem-estar animal:

Gráfico de temperatura retal/vaginal de vacas leiteiras medido com dispositivo I-button®. É considerado em estresse o animal acima de 39,1ºC.

Fonte: Equipe Técnica DSM

Cadastre-se para receber os novos posts!

Cadastre seu email aqui para receber os próximos posts!

This site uses cookies to store information on your computer.

Saiba mais