De olho nas novidades sobre nutrição de ruminantes

De olho nas novidades sobre nutrição de ruminantes

17/08/2017 | Autor: Vinícius Nunes de Gouvêa - Supervisor de Inovação e Ciência Aplicada para Ruminantes LATAM da DSM

Comumente chamado de NRC gado de corte (em referência ao National Research Council, Comitê Nacional de Pesquisa dos EUA), a nova edição dessa publicação, agora intitulada “Nutrient Requirements of Beef Cattle, ou simplesmente NRBC”, é a principal fonte de informação científica sobre a nutrição de ruminantes.

Desde 1944, o Comitê Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (NRC - EUA) já publicou sete edições referentes aos requerimentos de bovinos de corte. Essas edições sempre serviram de base para as recomendações utilizadas por nutricionistas, pesquisadores e grandes indústrias de produção de alimentos, para o desenvolvimento e a implementação de programas nutricionais e alimentares de bovinos de corte.

A oitava edição revisada do principal guia de recomendações nutricionais para bovinos de corte (NRBC 2016 – eight revised edition) foi lançada no segundo semestre de 2016, 20 anos após a última edição, que ocorreu em 1996. Uma grande quantidade de novas pesquisas foram realizadas e publicadas durante esse intervalo de tempo, apresentando várias informações que, até então, ainda eram escassas ou até mesmo inexistentes.

 Além de uma avaliação completa e atual da literatura sobre as exigências nutricionais para bovinos de corte em cada estágio de vida/crescimento, o novo volume ainda inclui novos capítulos detalhando importantes conceitos teóricos, como a anatomia do trato digestivo dos ruminantes, a digestão e a utilização dos nutrientes, a classificação e as características dos carboidratos, proteínas e lipídios, além de fatores ambientais relacionados ao desempenho dos animais.

O aspecto ambiental, com foco na redução da perda de nutriente nas fezes dos animais e, consequentemente, na redução da emissão de metano, também é abordado nessa edição, assim como o aspecto de segurança alimentar – como a alimentação pode afetar a qualidade e o valor nutritivo dos alimentos produzidos.

Novas informações sobre o metabolismo pós-absortivo e a utilização dos nutrientes pelos animais, assim como o ajuste das equações de predições de consumo e desempenho, também são apresentadas.

As tabelas de composição de alimentos foram significativamente atualizadas com um grande número de dados obtidos de renomados laboratórios de análises químicas, melhorando, assim, os cálculos dos valores energéticos dos ingredientes utilizados nas formulações.

O novo volume aborda, ainda, quais são as principais necessidades científicas futuras para preencher algumas lacunas do conhecimento - que ainda não estão totalmente determinadas na atual edição - e quais são os rumos que a pesquisa deve seguir para auxiliar no aumento da produtividade de bovinos de corte, garantindo sempre produtos de qualidade para o mercado.

Durante a última reunião da Sociedade mericana de Zootecnia (Annual Meeting of the American Society of Animal Science, 2016), realizada em julho do último ano, em Utah (EUA), a equipe de Inovação e Ciência Aplicada da DSM acompanhou várias palestras que abordaram todas essas atualizações no novo NRBC, com o objetivo de garantir que as recomendações técnicas e os produtos desenvolvidos pela empresa estejam sempre em linha com os conceitos mais atuais e inovadores na área da nutrição de ruminantes.

Dada a grande importância do tema, a DSM também trouxe esse ano para o Brasil o professor da Texas A&M University, Dr. Luis Orlindo Tedeschi, um dos autores do NRBC, para trocar informações e experiências com os seus clientes, parceiros e, também, com toda a sua equipe técnica. A companhia realizou dois grandes eventos no último mês fevereiro de 2017: o II ISVIT (International Symposium on Vitamins and Technologies) e o treinamento de toda a equipe técnica de ruminantes. Durante estes eventos, o Prof. Tedeschi proferiu várias palestras e treinamentos sobre as atualizações realizadas no NRBC, e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a publicação e debater diretamente com ele os temas mais relevantes para a pecuária de corte nacional.

O objetivo de todas essas ações em Inovação e Pesquisa promovidas pela DSM é garantir aos seus clientes maior produtividade e rentabilidade na atividade pecuária, através dos produtos e serviços técnicos que a empresa oferece.

Maiores informações sobre a nova edição do NRBC podem ser obtidas no site: https://www.nap.edu/catalog/19014/nutrientrequirements-of-beef-cattle-eighthrevised-edition.

Cadastre-se para receber os novos posts!

Cadastre seu email aqui para receber os próximos posts!