18/05/2017 | Autor: Luciano Morgan - Gerente de categoria Gado de Corte da dsm-firmenich
Várias pesquisas e análises financeiras mostram a necessidade de intensificação da pecuária para a preservação dos resultados financeiros. Não podemos falar em intensificação sem fazer a conexão com eficiência e tempo.
Pioneiro na questão que envolve eficiência e redução de tempo na produção, o Programa Boi Verde mantido pela dsm-firmenich engloba produtos revolucionários com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga e que foram incorporando inovações até os dias de hoje.
Presentes em toda a linha, os Minerais Tortuga, graças à maior biodisponibilidade e à melhor absorção, proporcionam benefícios de até 62 gramas de ganho de peso adicional/dia ou 14,1% de desempenho, refletindo em melhores índices reprodutivos e produtivos.
Na pecuária de cria, onde iniciamos nosso ciclo produtivo, temos como destaque o Fosbovi Reprodução, suplemento nutricional tecnológico recomendado para vacas, novilhas e touros que, através das pesquisas, mostram que animais suplementados com o produto apresentam melhores índices de fertilidade em até 10%, resultado de uma melhor dinâmica folicular e saúde uterina.
A alta concentração de minerais e a presença dos Minerais Tortuga resulta, também, em melhor ganho de peso pós-parto em até 8% (Sá Filho et al., 2005) e melhor escore corporal, garantido bons índices na próxima estação reprodutiva. Os bezerros desmamados de vacas suplementadas com Fosbovi Reprodução pesaram pelo menos ½ @ a mais na desmama quando foram comparados com o lote testemunha que recebeu suplemento mineral sem tecnologia (tradicional).
Ainda para a atividade de cria, para potencializar o desempenho dos bezerros na fase de aleitamento, a dsm-firmenich oferece o Fosbovinho Proteico ADE, especialmente formulado para transformar bezerros em ruminantes de forma mais rápida em sistemas de creep-feeding. Com o uso destes produtos, chegamos a até 30 kg a mais de peso a desmama, acelerando o animal em sua fase de maior eficiência alimentar.
Para a fase de recria, em que temos grandes oportunidades de encurtamento do ciclo produtivo, o programa Boi Verde possui em seu portfólio suplementos formulados para potencializar o desempenho no período das águas, como o Foscromo e o Fosbovi Proteico 30 com Monensina. Para o período seco do ano, existem opções como o Foscromo Seca, o Fosbovi Proteico 35 com Monensina e o Fosbovi Proteico 45, suplementos proteicos que proporcionam até 300 gramas adicionais de ganho diário.
Para a fase de terminação ou para obter desempenhos superiores na recria, temos o Fosbovi Proteico-Energético 25 M, que proporciona resultados superiores em até 400 gramas diárias de ganho, comparado com a suplementação tradicional.
Para qualquer fase de suplementação e estratégia adotada, é de extrema importância observar a taxa de crescimento do capim e fazer o planejamento da oferta de forragem para uma adequada taxa de lotação (UA/ha). Outro ponto de atenção é permitir o perfeito acesso dos animais ao cocho, dimensionando o espaçamento de acordo com a categoria de produtos trabalhada.
Na figura abaixo, podemos observar três exemplos de sistemas de produção, em que comparamos três sistemas de animais que passaram pelos produtos do Programa Boi Verde, com adequada orientação técnica, em relação a outro sistema tradicional. Todos os sistemas foram padronizados para um período de tratamento de 21 meses (630 dias).
Nos indicadores de média de ganho global (peso do animal/dia) apresentados, podemos observar que os animais que passaram por todo o programa Boi Verde foram 38% mais eficientes em desempenho em comparação à suplementação tradicional. Já os animais que passaram pelo Boi Verde/Confinamento foram 53% mais eficientes.
A adoção do Programa Boi Verde é uma excelente opção para a otimização do sistema de produção e para o aumento de rentabilidade da atividade.
Cadastre seu email aqui para receber os próximos posts!