Quer ter bons resultados na produção de bovinos? Cuide bem dos seus cavalos!

Quer ter bons resultados na produção de bovinos? Cuide bem dos seus cavalos!

05/05/2018 | Autor: Ricardo Dresch - Zootecnista, Assistente Técnico-Comercial da DSM

Todos sabem que o Brasil possui um dos maiores rebanhos de bovinos do mundo. São mais de 200 milhões de cabeças espalhadas de norte a sul do país, desafiando relevos, geografias e culturas.

Ao adentrar esse mundo de fazendas e criação de bovinos, outro animal figura como um protagonista nessa história de sucesso. O cavalo nesse contexto embarca como sendo a força motriz que alavanca a produção de carne brasileira, porém, nem sempre recebe os cuidados adequados.

Nas fazendas o principal meio de locomoção, transporte e condução de pessoas e rebanhos são os equinos. Os mesmos possuem um papel de importância econômica, uma vez que não é possível manejar bovinos em larga escala sem os cavalos. Na prática, é comum que cada vaqueiro utilize de 5 a 7 cavalos no dia-a-dia da fazenda para os manejos de forma geral.

O cavalo é um animal que exige cuidados regulares, não só para se manter em forma, como também para se manter saudável sempre. Saiba quais são os cuidados a ter com um cavalo para que ele tenha uma vida longa, ativa e produtiva.

Para cuidar corretamente de um cavalo, é necessário realizar uma série de tarefas de limpeza e de manutenção que vão garantir o máximo conforto e bem-estar do animal.

O cavaleiro precisa aprender a alimentar, abrigar, limpar e tratar seu cavalo para que ele sempre esteja disponível para as tarefas do cotidiano. Assim sendo, é necessário ter em conta os aspetos seguintes: