Eficiência e redução de tempo na produção de gado de corte

Eficiência e redução de tempo na produção de gado de corte

18/05/2017 | Autor: Luciano Morgan - Gerente de categoria Gado de Corte da DSM

 

Várias pesquisas e análises financeiras mostram a necessidade de intensificação da pecuária para a preservação dos resultados financeiros. Não podemos falar em intensificação sem fazer a conexão com eficiência e tempo.

Pioneiro na questão que envolve eficiência e redução de tempo na produção, o Programa Boi Verde mantido pela DSM engloba produtos revolucionários com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga e que foram incorporando inovações até os dias de hoje.

 

Presentes em toda a linha, os Minerais Tortuga, graças à maior biodisponibilidade e à melhor absorção, proporcionam benefícios de até 62 gramas de ganho de peso adicional/dia ou 14,1% de desempenho, refletindo em melhores índices reprodutivos e produtivos.

Na pecuária de cria, onde iniciamos nosso ciclo produtivo, temos como destaque o Fosbovi Reprodução, suplemento nutricional tecnológico recomendado para vacas, novilhas e touros que, através das pesquisas, mostram que animais suplementados com o produto apresentam melhores índices de fertilidade em até 10%, resultado de uma melhor dinâmica folicular e saúde uterina.

A alta concentração de minerais e a presença dos Minerais Tortuga resulta, também, em melhor ganho de peso pós-parto em até 8% (Sá Filho et al., 2005) e melhor escore corporal, garantido bons índices na próxima estação reprodutiva. Os bezerros desmamados de vacas suplementadas com Fosbovi Reprodução pesaram pelo menos ½ @ a mais na desmama quando foram comparados com o lote testemunha que recebeu suplemento mineral sem tecnologia (tradicional).

Ainda para a atividade de cria, para potencializar o desempenho dos bezerros na fase de aleitamento, a DSM oferece o Fosbovinho Proteico ADE, especialmente formulado para transformar bezerros em ruminantes de forma mais rápida em sistemas de creep-feeding. Com o uso destes produtos, chegamos a até 30 kg a mais de peso a desmama, acelerando o animal em sua fase de maior eficiência alimentar.

Para a fase de recria, em que temos grandes oportunidades de encurtamento do ciclo produtivo, o programa Boi Verde possui em seu portfólio suplementos formulados para potencializar o desempenho no período das águas, como o Foscromo e o Fosbovi Proteico 30 com Monensina. Para o período seco do ano, existem opções como o Foscromo Seca, o Fosbovi Proteico 35 com Monensina e o Fosbovi Proteico 45, suplementos proteicos que proporcionam até 300 gramas adicionais de ganho diário.

Para a fase de terminação ou para obter desempenhos superiores na recria, temos o Fosbovi Proteico-Energético 25 M, que proporciona resultados superiores em até 400 gramas diárias de ganho, comparado com a suplementação tradicional.

Para qualquer fase de suplementação e estratégia adotada, é de extrema importância observar a taxa de crescimento do capim e fazer o planejamento da oferta de forragem para uma adequada taxa de lotação (UA/ha). Outro ponto de atenção é permitir o perfeito acesso dos animais ao cocho, dimensionando o espaçamento de acordo com a categoria de produtos trabalhada.

 

Cadastre seu email aqui para receber os próximos posts!

Cadastre-se para receber os novos posts!