Notícias

DSM destaca os benefícios nutricionais e os Mitos e Verdades sobre o leite de vaca

Na próxima terça-feira (16), empresa convida especialista para debater as oportunidades e características do mercado consumidor chinês e o apetite pela proteína animal brasileira no oriente 

Junho de 2020 - Em virtude da Semana Mundial do Leite, celebrada na primeira semana de junho (01 a 5 de junho), a DSM, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para animais, dedicou várias peças de comunicação das suas redes sociais a mostrar a importância nutricional deste alimento tão presente na mesa das pessoas. Como forma de homenagear os produtores de leite de todo o Brasil, os seguidores das páginas da marca puderam compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais marcando o endereço @tortuga.dsm para falar sobre como o leite está presente no dia a dia de suas famílias.

 

Nutrição de alta qualidade

Um dos pontos altos dos conteúdos tratados pela marca foi a série “Mitos e Verdades” do leite e seus derivados, veiculada nas páginas da marca no Facebook e Instagram. Sobre a importância nutricional desse alimento, vale reforçar que o consumo do leite está associado a um menor risco de obesidade e diminuição das chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, além de ser uma excelente fonte de nutrientes, contendo proteína, carboidratos, vitaminas e minerais. Os produtos lácteos (leite, queijo e iogurte) são considerados alimentados de alta densidade nutricional ao serem fontes importantes de proteínas de alto valor biológico, contendo cálcio, fósforo, vitaminas A, D e B2. O consumo regular de leite está associado à prevenção da síndrome metabólica e da osteoporose, à redução da pressão arterial e à prevenção do Diabetes tipo 2.

Sobre o consumo de lácteos, a gerente de Comunicação da área de Nutrição Humana da DSM para a América Latina, a nutricionista Maria Fernanda Elias, orienta que a recomendação para cada indivíduo difere de acordo com a idade e estado de saúde, podendo ser de 2 a 3 porções de leites e derivados/dia. Cada porção representa, por exemplo, 200 ml de leite, 2 fatias médias de ricota e 200g de iogurte natural desnatado. A especialista conta que é possível encontrar no mercado diferentes tipos de leite, como o integral, semidesnatado e desnatado. A diferença entre os tipos está no teor de gordura do alimento, que varia de 0 – 0,5% (desnatado), de 0,6 – 2,9% (semidesnatado) e pelo menos 3% de gordura (integral). Segundo o Ministério da Saúde, os adultos devem privilegiar o consumo do leite desnatado ou semidesnatado e, para crianças e gestantes, o indicado é o consumo de leite integral, com atenção às restrições nutricionais individuais.

É importante ressaltar também que, em termos nutricionais, bebidas vegetais à base de soja, coco ou amêndoa, não podem ser substitutas do leite de vaca. A exclusão dos alimentos lácteos da alimentação só deve ser realizada com a orientação do médico ou nutricionistas, especialmente na fase inicial de crescimento (crianças e adolescentes). Já sobre a segurança alimentar do leite de vaca industrializado, a resolução é garantida pelo processo UHT (Ultra High Temperature) utilizado nas embalagens longe vida (caixinha), que emprega altas temperaturas durante o tratamento da bebida, o que impede a sobrevivência e o crescimento de microrganismos danosos à saúde humana.

 

Mitos & Verdades

* Posso substituir o leite de vaca pelo vegetal, sem diferenças nutricionais?

Mito. O leite de vaca tem nutrientes como minerais, vitaminas, proteínas e gordura de alta qualidade, importantes na alimentação humana, sendo mais bem aproveitado em comparação a aditivos artificiais das bebidas vegetais.

 

* A alergia à proteína do leite e intolerância à lactose são diferentes?

Verdade. Alergia à proteína é uma resposta imunológica do corpo contra a proteína do leite. Já a intolerância à lactose é a falta ou deficiência da produção de lactase, enzima que digere a lactose, o açúcar natural do leite.

 

* O Cálcio do leite não é absorvido?

Mito. Estudos demonstram que os produtos lácteos são excelentes fontes de cálcio para a nutrição humana.

 

* Produtos lácteos “zero lactose” tem a lactose retirada?

Mito. Na indústria, esses produtos recebem a enzima lactase, que quebra a lactose em glicose e galactose, sem interferir em nenhuma outra propriedade nutricional dos alimentos. Sendo assim, mesmo os indivíduos intolerantes à lactose podem consumir tais produtos de forma tranquila.

 

* Todo queijo amarelo é mais gorduroso?

Mito. Não necessariamente! A coloração dos queijos normalmente é dada por um corante natural, o urucum, adicionado durante o processo de fabricação. Além disto alguns tem sua massa semicozida ou cozida e recebem calor durante a fabricação favorecendo ainda mais a intensificação da cor amarela. Há queijos brancos que são extra gordos, como a muçarela de búfala, o mascarpone e o gorgonzola. Mas queijo nenhum por si só engorda. É preciso ver sua dieta no conjunto dos alimentos ingeridos

DSM – Bright Science. Brighter Living.™ 

A Royal DSM é uma empresa global de ciências, "purpose-led" e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. A DSM está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A DSM fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

Ou encontre-nos em: Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn / Youtube

 

Sobre a Tortuga®, uma marca DSM

Desde abril de 2013, Tortuga® passou a ser marca da DSM. A DSM comercializa a linha de produtos Tortuga® no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga® tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a DSM passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. Mais informações em www.tortuga.com.br.

Ou encontre-nos em:  Facebook / Instagram / YouTube

 

Informações para Imprensa:

Ideal H+K Strategies – www.idealhks.com

Filipe Bachiega: (11) 4873-7629 / 9.8630-6718 – filipe.bachiega@idealhks.com

Rodrigo Fonseca: (11) 4873-7621 / 9.4846-5003 – rodrigo.fonseca@idealhks.com