Notícias

dsm-firmenich e Cepea/USP atualizam e trazem novas funcionalidades para o app Mais Arroba

Novas funções do app gratuito desenvolvido pelas equipes de Ruminantes da dsm-firmenich e do Cepea incrementam o leque de informações que ajudam a melhorar a gestão do confinamento e a buscar melhores índices zootécnicos e de rentabilidade.

Abril, 2021 – O aplicativo gratuito Mais Arroba, desenvolvido em conjunto pela área de Ruminantes da dsm-firmenich, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para animais, e pelo Cepea/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, ligado à Esalq/USP), passou por uma atualização e ganhou novas funções. Entre as mudanças, o Mais Arroba não está mais disponível via Apple Store ou Play Store, mas, a partir de agora, pelo site http://maisarroba.app.br/, com opção de download do app pelo celular, notebook, tablet ou outros dispositivos.

O Mais Arroba é uma ferramenta que ajuda pecuaristas a melhoraram a gestão da produção no confinamento ao permitir simulação para todos os fatores zootécnicos e econômicos / financeiros que influenciam os resultados. A partir de dados inseridos pelos produtores, é possível simular ganhos produtivos dos animais, custos fixos e variáveis (boi magro, dieta, sanidade etc.), rentabilidade e taxa de retorno mensal (em Reais). Além disso, traz indicadores financeiros monitorados pelo Cepea, como o preço da arroba por região e os custos médios (abrangência nacional e para as cinco regiões do Brasil) que incidem no confinamento e os resultados das etapas e edições do Tour dsm-firmenich de Confinamento, que avaliaram mais de 100 mil bovinos confinados. “São dados que permitem aos produtores comparar seus custos com a média nacional e verificar o nível de eficiência na gestão do negócio”, conta Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da dsm-firmenich.

 

Novas funções do Mais Arroba

Uma das novas funções é o “Índice de Inflação de Confinamento”. Com atualização mensal, gera índice de custos e de preços de confinamento para acompanhamento da evolução mensal e acumulada da inflação desse sistema produtivo, além de ser uma referência para o setor e para a sociedade em termos de custos. Trata-se de um estudo com abrangência inédita no Brasil.

Outra novidade é o “Censo de Confinamento”, espaço dedicado a números de animais confinados no Brasil, com base em levantamento feito pela própria equipe da dsm-firmenich e que é a referência no que diz respeito à base de dados desse sistema no Brasil. É possível, inclusive, consultar a evolução dos números do confinamento no país.

A terceira novidade do Mais Arroba é o “Ponto Ótimo de Abate”. Trata-se de uma área restrita para colaboradores da dsm-firmenich, que permite o cálculo do ponto ótimo de abate considerando fatores como raça categoria animal, dias confinados, peso projetado, consumo de dieta e avaliação ECC. O objetivo é informar ao usuário e técnicos as informações sobre o melhor momento de abate dos animais confinados.

 

Mais funções que contribuem para a gestão do confinamento

Além das novas funções, o Mais Arroba mantém as funções que já dispunha aos usuários, como:

  • Simulação: item para simular a rentabilidade, em que os usuários podem calcular o ROI (retorno do investimento) e margem por arroba. As variáveis para cálculo são o preço do boi gordo, preço do boi magro, custo diário da dieta, custo operacional diário, rendimento de carcaça, número de animais confinados, data de confinamento, tempo de confinamento, ganho de peso diário, custo de sanidade, raça, categoria dos animais e uso de frete.
  • Histórico de Simulação: item onde ficam armazenados os cálculos realizados para consulta do histórico de simulações, de modo a ajudar a definir o melhor momento para negociar os animais de acordo com a combinação de variáveis.
  • Informativos: inseridas no aplicativo quinzenalmente, são informações para a consulta dos usuários sobre questões relevantes do mercado pecuário e de confinamento, com dados e gráficos com as variações de cotações e custos.
  • Indicadores de Preços: atualizado mensalmente, esse item permite aos usuários consultar indicadores de suas regiões, como preço de bezerro, boi gordo, milho e soja. O objetivo é ampliar o leque de informações sobre o mercado de insumos e do boi para ajudar a simular mais assertivamente a atividade do confinamento.
  • Tour dsm-firmenich de Confinamento: item que reúne informações técnicas, econômicas e dados gerais das propriedades que, desde 2015, participam dessa maratona de dias de campo e avaliações zootécnicas e financeiras de confinamentos de várias partes do Brasil.
  • Mídia Mais Arroba: espaço que funciona como canal de comunicação das equipes da dsm-firmenich e do Cepea junto ao mercado pecuário e geral e que mostra lançamentos de produtos da empesa, eventos do setor e do mercado.

Tecnologias que geram 1 arroba a mais por animal confinado

Os suplementos nutricionais de alta tecnologia da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, da marca Tortuga®, da dsm-firmenich, geram uma arroba a mais por bovino confinado, em média. São tecnologias que geram benefícios zootécnicos e econômicos comprovados em avaliações em campo, feitas pelas equipes da dsm-firmenich e do Cepea. Mas, além do ganho de peso, há outros diferenciais adicionais, como a melhor eficiência alimentar, redução das taxas de problemas gastrointestinais, como diarreias ou timpanismo; rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; eficiência na digestão; e menor incidência de animais com laminites e acidose.

Sobre os ingredientes inovadores da dsm-firmenich, o aditivo CRINA® é indicado para substituir o uso de antibióticos e ionóforos na ração de bovinos confinados, com vantagens na produtividade, sem prazo de carência, sem deixar resíduo na carne e sem restrições no comércio mundial de carne bovina. O uso do RumiStar™ (enzima alfa amilase pura) proporciona melhor ambiência ruminal e reduz a excreção de amido nas fezes, proporcionando melhor eficiência alimentar e redução do custo de produção da arroba produzida no confinamento. RumiStar™ faz a hidrólise do amido no ambiente ruminal, transformando o amido em oligossacarídeos, melhorando todo o metabolismo energético do bovino confinado, sendo indicado para confinadores que trabalham com altos teores de milho ou sorgo na dieta.

DSM-FIRMENICH – Bright Science. Brighter Living.™ 

A Royal dsm-firmenich é uma empresa global de ciências, "purpose-led" e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da dsm-firmenich é criar vidas mais brilhantes para todos. A dsm-firmenich está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A dsm-firmenich fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A dsm-firmenich e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

Ou encontre-nos em: Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn / Youtube

 

Sobre a Tortuga®, uma marca DSM-FIRMENICH

Desde abril de 2013, Tortuga® passou a ser marca da dsm-firmenich. A dsm-firmenich comercializa a linha de produtos Tortuga® no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga® tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a dsm-firmenich passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. Mais informações em www.tortuga.com.br.

Ou encontre-nos em:  Facebook / Instagram / YouTube

 

Informações para Imprensa:

Ideal H+K Strategies – www.idealhks.com

Selma Orosco: (11) 9.5190-9648 / selma.orosco@idealhks.com

Rodrigo Fonseca: (11) 9.4846-5003 / rodrigo.fonseca@idealhks.com