Notícias

Tour DSM-FIRMENICH de Confinamento 2021 mostra resultados de 10 produtores em 4 etapas

Eventos mostram resultados zootécnicos e econômicos de 10 confinamentos que usam as tecnologias de nutrição da marca Tortuga®. A abertura será em 17/8 (19h), com palestra do consultor Alexandre Mendonça de Barros. (Link para cadastro.)

Agosto, 2021 – A área de Ruminantes da dsm-firmenich, dona da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para animais, lança no próximo dia 17 de agosto a 8ª edição do Tour dsm-firmenich de Confinamento. Trata-se da tradicional maratona de eventos em que a empresa apresenta os resultados das tecnologias da companhia sob duas óticas: índices zootécnicos que serão mensurados pelos especialistas da dsm-firmenich e indicadores econômicos, com a análise feita pela equipe do Cepea-USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade São Paulo).

A edição deste ano engloba a avaliação de bovinos de corte de 10 confinamentos nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Tocantins e Pará. A maioria dos animais é macho inteiro anelorado, que está sendo suplementado com os produtos da dsm-firmenich que incluem os aditivos CRINA®, RumiStarTM   e Hy-D aos Minerais Tortuga, com ganhos de produtividade que geram, em média, uma arroba a mais por bovino confinado.

Esta edição terá quatro etapas e, assim como as do ano passado, serão feitas de maneira online, em linha com as medidas de isolamento social para evitar a propagação de Covid-19. E todas as edições terá a participação do engenheiro agrônomo, doutor em economia aplicada pela Esalq/USP e consultor em gestão do agronegócio, Alexandre Mendonça de Barros que, abordará temas com enfoque em macroeconomia, mercado de grãos, análise da conjuntura atual da pecuária e pecuária em longo prazo, respectivamente.

 

Histórico de avaliação de 150 mil bovinos confinados

O zootecnista Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da dsm-firmenich, lembra que, desde 2015, ano do primeiro Tour dsm-firmenich de Confinamento, já foram realizadas 50 edições do evento em dez estados. “Ao longo desses anos, foram coletados dados zootécnicos e financeiros de 150 mil bovinos, sendo 30 mil animais apenas no ano passado”, ressalta o especialista ao observar que as análises mostraram que é possível produzir carne bovina no Brasil com elevada qualidade e de forma sustentável, tanto do ponto de vista social, como ambiental e econômico.

 

Programação

Etapa 1 (17/8, às 19h)

Tema: Visão geral da 8ª Edição do Tour dsm-firmenich de Confinamento.

Palestra do convidado Alexandre Mendonça de Barros sobre “Macroeconomia”.

 

Etapa 2 (14/9, às 19h)

Resultados zootécnicos: 1ª apresentação de fazendas

Palestra do convidado Alexandre Mendonça de Barros sobre o “Mercado de grãos”

 

Etapa 3 (19/10, às 19h)

Resultados zootécnicos: 2ª apresentação de fazendas

Palestra do convidado Alexandre Mendonça de Barros sobre com “Análise da conjuntura atual da pecuária”

 

Etapa 4 (16/11, às 19h)

Resultados zootécnicos: 3ª apresentação de fazendas

Palestra do convidado Alexandre Mendonça de Barros sobre a “Pecuária em longo prazo”

 

Suplementos que geram 1@ a mais no confinamento

O histórico do Tour dsm-firmenich de Confinamento comprova que os suplementos da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA®, RumiStar™ e Hy-D, da dsm-firmenich, geram animais com elevado ganho de peso, além de benefícios que se estendem por toda a cadeia produtiva. Os resultados aferidos no campo ao longo das avaliações zootécnicas e financeiras apontam ganho de peso médio de uma arroba a mais por bovino confinado em comparação com animais que não incluem essas inovações na dieta. Isso equivale a um animal a mais a cada 18 bovinos confinados.

Entre os benefícios adicionais ao ganho de peso, destaque para: maior eficiência alimentar; redução nas taxas de problemas gastrointestinais, como diarreias e timpanismo; rápida adaptação pelos bovinos; menor taxa de refugo no cocho; aumento no consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; maior eficiência na absorção durante o sistema digestível; menor incidência de animais com laminites e ou acidose; entre outras. “São benefícios que começam desde o início da produção, se estendem pela indústria frigorífica e chegam até os consumidores”, explica Baruselli.

Sobre a linha de confinamento da marca Tortuga®, ele conta que essas tecnologias da dsm-firmenich foram desenvolvidas a partir de novos conceitos em nutrição mineral e vitamínica e funcionam como uma associação equilibrada de macro e microminerais, incluindo o cromo orgânico, vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis, como a biotina, além de aditivos naturais, leveduras vivas como o CRINA® e o RumiStar™, que são combinados aos Minerais Tortuga. Vale ressaltar que o aditivo CRINA® é um ingrediente indicado para substituir o uso de antibióticos e ionóforos na ração, com vantagens na produtividade, sem prazo de carência e sem deixar resíduo na carne, além de não possuir restrições para o comércio mundial. Já o uso do RumiStar™, uma enzima alfa amilase pura, gera melhor ambiência ruminal e reduz a excreção de amido nas fezes, o que possibilita excelente eficiência alimentar e diminuição do custo de produção da arroba produzida no confinamento.

Sobre Hy-D, um dos lançamentos mais recentes da dsm-firmenich que, incluído na dieta dos animais, garante absorção mais rápida e eficiente dos microminerais, como cálcio, magnésio e fósforo, essenciais para o melhor desenvolvimento ósseo nos bovinos; oferece melhora no sistema imune dos animais e, com isso, ativa a expressão gênica para respostas positivas e adequadas do organismo aos desafios de produção, além de estimular o desenvolvimento de fibras musculares. Isso acarreta benefícios tanto em bem-estar animal quanto na qualidade e segurança alimentar da carne bovina, de forma sustentável por promover um sistema de produção mais eficiente.

DSM-FIRMENICH – Bright Science. Brighter Living.™ 

A Royal dsm-firmenich é uma empresa global de ciências, "purpose-led" e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da dsm-firmenich é criar vidas mais brilhantes para todos. A dsm-firmenich está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A dsm-firmenich fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A dsm-firmenich e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

Ou encontre-nos em: Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn / Youtube

 

Sobre a Tortuga®, uma marca DSM-FIRMENICH

Desde abril de 2013, Tortuga® passou a ser marca da dsm-firmenich. A dsm-firmenich comercializa a linha de produtos Tortuga® no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga® tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a dsm-firmenich passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. Mais informações em www.tortuga.com.br.

Ou encontre-nos em:  Facebook / Instagram / YouTube

 

Informações para Imprensa:

Ideal H+K Strategies – www.idealhks.com

Selma Orosco: (11) 4873-7629 / 9.5190.9648 – selma.orosco@idealhks.com

Rodrigo Fonseca: (11) 4873-7621 / 9.4846-5003 – rodrigo.fonseca@idealhks.com