Notícias

Simpósios DSM-FIRMENICH de Confinamento 2020 debatem tecnologias que melhoram a produtividade

Nos dias 8, 15, 22 e 29 de abril, a detentora da marca Tortuga® realiza ciclo de encontros online com especialistas reconhecidos do Cepea-USP e da Unesp/Botucatu para auxiliar produtores a planejarem o confinamento com a máxima rentabilidade.

Abril, 2020 – A Tortuga®, marca da dsm-firmenich de suplementos nutricionais para bovinos, equídeos e pequenos ruminantes, marcou o início do ciclo de Simpósios dsm-firmenich de Confinamento 2020 para 8 de abril. Como ocorre tradicionalmente, os simpósios terão a presença da equipe de especialistas da área de Ruminantes da dsm-firmenich e especialistas reconhecidos da pecuária brasileira. Porém, dessa vez, ao invés de encontros presenciais, os simpósios ocorrerão via webinar, neste link, sempre às 19h.

Ao longo de abril, os quatro encontros online têm o desafio de levar informações técnicas e de mercado para pecuaristas, consultores e confinadores, auxiliando-os principalmente no processo de planejamento antes de fechar os animais para a engorda com o máximo desempenho zootécnico e, consequentemente, os mais altos índices de produtividade e rentabilidade. Após a abertura, em 8 de abril, os três outros encontros estão marcados para os dias 15, 22 e 29 de abril.

O encontro de abertura terá a presença do convidado especial Thiago Bernardino de Carvalho, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade São Paulo (Cepea-USP). Em sua palestra, ele trará uma visão sobre todos os aspectos econômicos que tomam conta do confinamento esse ano, desde os custos com aquisição do boi magro, dieta dos bovinos, aplicação de tecnologias e perspectivas do preço da arroba, de modo a contribuir com o planejamento dos produtores para que eles possam obter a máxima rentabilidade.

Na etapa de 15 de abril, o ponto alto será a participação do diretor global de inovações da área de Ruminantes da dsm-firmenich, Luis Fernando Tamassia, que tratará uma abordagem sobre os resultados da aplicação de tecnologias eficientes na dieta dos bovinos confinados sobre os índices zootécnicos dos animais e, consequentemente, sobre a rentabilidade dos produtores. Do portfólio da marca Tortuga®, destaque para a linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, que geram, em média, uma arroba a mais por bovino confinado, e para a nova tecnologia Hy-D®, lançada em março, que é um metabólito específico de vitamina D3 que garante uma absorção mais rápida e eficiente dos macrominerais, elevando ainda mais resultados do confinamento.

O terceiro encontro virtual, em 22 de abril, terá a participação do prof. dr. Mario Arrigoni, do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da Universidade Estadual Paulista (Unesp / Botucatu, SP). Ele abordará os avanços na área de pesquisa em nutrição animal e passará por questões relevantes, como a alimentação de bovinos jovens, confinamento, qualidade da carne, valor nutricional e bovinos superprecoces.

Na última etapa, em 29 de abril, o gerente técnico nacional de Confinamento da dsm-firmenich, Hugo Cunha, ao abordar os fatores que melhoram os índices zootécnicos e econômicos dos animais no sistema de confinamento,  apresentará o benchmarking de confinamento da dsm-firmenich com dados de 1 milhão de animais e os resultados comprovados das tecnologias da marca no Tour dsm-firmenich de Confinamento. Realizado pela área de Ruminantes da dsm-firmenich, essa iniciativa já teve cinco edições, em que pecuaristas das principais regiões de confinamento participam de dias de campo, em que conhecem de perto os resultados da aplicação das tecnologias da marca Tortuga®, que melhoram o desempenho dos animais e a rentabilidade dos produtores. Nas etapas do Tour, os especialistas da dsm-firmenich mensuram os resultados zootécnicos e o time do Cepea-USP mensura os índices financeiros. Em 2019, por exemplo, foi registrado nos confinamentos participantes do Tour um ganho médio de uma arroba a mais por bovino confinado, comparado a outros confinamentos que não utilizam as tecnologias, e rentabilidade de 4,31% ao mês (12,93% nos três meses de confinamento), provando que os investimentos em tecnologia na dieta dos bovinos trazem resultados significativos para os produtores.

 

Tecnologia comprovada no confinamento

Além de apresentar os cenários e os desafios que devem ser levados em consideração no planejamento do confinamento este ano, os participantes poderão conhecer os resultados da aplicação das tecnologias da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™ e o recente lançamento Hy-D®. Para isso, os especialistas da companhia apresentarão o resultado do Tour dsm-firmenich de Confinamento, que envolve a análise dos índices zootécnicos dos bovinos em confinamento e que comprovou gerar, em média, uma arroba a mais por animal confinado, além de encurtar o ciclo da pecuária. “Com o ganho adicional de uma arroba a mais por bovino, o pecuarista tem como resultado o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos confinados”, contabiliza Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da dsm-firmenich.

Mas, além do ganho de peso adicional, outros benefícios comprovados pela aplicação das tecnologias da marca na dieta dos bovinos confinados, citados por Baruselli, são: eficiência alimentar, sem registro de problemas digestivos, gastrointestinais ou timpanismo; rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; eficiência na digestão; e menor incidência de animais com laminites e acidose.

E, sobre o uso do novo Hy-D® em sistemas de confinamento, o especialista técnico da dsm-firmenich, Hugo Cunha, destaca a produção de carne bovina de alta qualidade e em quantidade, com benefícios em termos de ganho de peso e rendimento de carcaça. “Pesquisas realizadas com Hy-D® indicam aumento do ganho de peso diário de 8% junto com os produtos da linha Fosbovi® Confinamento com Crina® e RumiStarTM”, comenta Cunha, que completa: “É mais lucro para o confinador”.

 

AGENDA

Confira a agenda dos Simpósios dsm-firmenich de Confinamento 2020: 

DATA

WEBINAR

8/4 

Thiago Carvalho (Cepea- USP) 

15/4 

Luis Fernando Tamassia (dsm-firmenich) 

22/4 

Mario Arrigoni (UNESP/Botucatu)

29/4

Hugo Cunha (dsm-firmenich) 

 

Para participar em todos os Simpósios dsm-firmenich de Confinamento, clique aqui

DSM-FIRMENICH – Bright Science. Brighter Living.™ 

A Royal dsm-firmenich é uma empresa global de ciências, "purpose-led" e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da dsm-firmenich é criar vidas mais brilhantes para todos. A dsm-firmenich está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A dsm-firmenich fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A dsm-firmenich e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

Ou encontre-nos em: Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn / Youtube

 

Sobre a Tortuga®, uma marca DSM-FIRMENICH

Desde abril de 2013, Tortuga® passou a ser marca da dsm-firmenich. A dsm-firmenich comercializa a linha de produtos Tortuga® no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga® tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a dsm-firmenich passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. Mais informações em www.tortuga.com.br.

Ou encontre-nos em:  Facebook / Instagram / YouTube

 

Informações para Imprensa:

Ideal H+K Strategies – www.idealhks.com

Filipe Bachiega: (11) 4873-7629 / 9.8630-6718 – filipe.bachiega@idealhks.com

Rodrigo Fonseca: (11) 4873-7621 / 9.4846-5003 – rodrigo.fonseca@idealhks.com