Press Release: Melhora da nutrição animal ajuda a reduzir a perda e o desperdício de alimentos

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, iniciativa estratégica “Nós tornamos isso possível”, da Royal DSM, objetiva transformar toda a cadeia produtiva de alimentos a fim de reduzir a perda e o desperdício com soluções baseadas em nutrição animal

Outubro de 2020 – Globalmente, cerca de 14% da produção alimentar é perdida a cada ano considerando todas as fases da cadeia de abastecimento¹, e à medida que o mundo enfrenta o desafio de alimentar mais de 9,7 bilhões de pessoas até 2050², a demanda por proteína animal cresce. Para responder a este cenário, um dos objetivos do We Make It Possible (“Nós tornamos isso possível”, em português), iniciativa estratégica do negócio de Nutrição e Saúde Animal da Royal DSM, empresa global baseada em ciência para Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, é de tornar todo o processo da cadeia produtiva mais eficiente e sustentável na mesma proporção que melhora a qualidade da carne, do leite, peixe e ovos, reduzindo assim as perdas e os desperdícios de alimentos.

Estima-se que até 2029 a produção global de alimentos de origem animal aumente 14%. As projeções da OCDE* e da FAO** calculam que a carne de aves será a que terá o crescimento mais acelerado, com uma expectativa de aumento de 16% na produção, representando cerca de metade do aumento projetado na produção global de carne. Já a produção de leite e ovos deverá crescer em 20% e 13% respectivamente, bem como de peixes que seguirá em expansão³. “Levando em consideração a evolução populacional mundial e dado às expectativas da alta demanda no consumo de proteínas animais, a DSM quer contribuir para um futuro mais sustentável e saudável nas esferas sociais e ambientais”, diz Augusto Adami, Vice-presidente de Nutrição e Saúde Animal da DSM na América Latina. “A redução da perda e do desperdício de alimentos é considerada um fator importante para melhorar a nutrição e a segurança alimentar. No entanto, é necessário um olhar mais amplo e sólido para a compreensão do problema. Por este motivo, nosso propósito é criar sistemas alimentares mais sustentáveis para nutrir as pessoas, os animais e o nosso planeta por meio da iniciativa estratégica Nós tornamos isso possível”, completa.

A fim de liderar uma transformação robusta e viável em todo o mundo na produção sustentável de proteína animal, bem como acelerar o desenvolvimento de inovações que respondem aos principais desafios enfrentados pela indústria pecuária, o “Nós tornamos isso possível” está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável*** da Organização das Nações Unidas (ONU) e é impulsionado por seis plataformas de sustentabilidade sendo uma delas de “Melhorar a qualidade da carne, do leite, peixe e ovos, ao mesmo tempo em que a perda e o desperdício de alimentos são reduzidos”, alinhada principalmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, Consumo e Produção Responsável, em particular a meta 12.3, que visa reduzir a perda e o desperdício de alimentos em 50% até 2030.

Como faremos isso?

A expertise da DSM está no desenvolvimento de soluções inovadoras para responder aos maiores desafios do planeta. “Entendemos que as vitaminas são essenciais para a vida. Elas fazem parte do processo biológico e, ao garantir que os animais sejam alimentados com níveis ideais de vitaminas, assim como nós, é possível resolver alguns dos problemas que permeiam a produção animal, como a perda e o desperdício de alimentos”, reforça Augusto Adami.

A suplementação com vitaminas D e E garante a melhora do desempenho, do bem-estar e da saúde das espécies, bem como na melhoria dos índices zootécnicos para que os animais possam expressar todo o seu potencial genético relacionados à produtividade. Na produção de ovos, por exemplo, a vitamina D cumpre o papel de ajudar as galinhas a botar ovos robustos e nutritivos, levando a uma quantidade significativamente menor de quebra de ovos, reduzindo em até 15% a quebra durante o manuseio e transporte e aumentando a espessura das cascas em até 4%, evitando a perda do alimento.

Já a vitamina E mantém a integridade das células musculares das aves. Quando a carne é processada, as células musculares naturalmente começam a se decompor, causando perda de conteúdo celular, descoloração e, eventualmente, sabores desagradáveis. A alimentação com níveis ideais de vitamina E, principalmente durante a fase de crescimento do animal, garante que a vitamina E seja depositada nas membranas das células musculares, melhorando assim a qualidade da carne, alongando sua vida útil com menos perda e desperdício de alimento.

A suplementação com vitamina E ajuda também a reduzir em 50% a perda de leite descartado durante o tratamento com antibióticos. “A utilização deste componente para a nutrição das vacas leiteiras, principalmente nos estágios iniciais da lactação, ajuda a reprimir a incidência de mastite clínica e, consequentemente, na perda de leite”, complementa Adami.

A solução

O OVN Optimum Vitamin Nutrition®, solução de nutrição vitamínica da DSM, responde muito bem a estes desafios, garantindo uma formação esquelética forte para as aves com excelente deposição mineral. A tecnologia contém alta concentração de vitamina D3, o Hy-D®, que ajuda a melhorar a estrutura do osso cortical e medular, o que torna a ave mais capaz de sustentar a produção de ovos com casca mais robusta. Vale reforçar que uma formação correta das estruturas ósseas — estrogênio, osso cortical e osso medular — eleva o bem-estar dos animais, diminuindo os problemas de quebra dos ossos durante o ciclo de produção. “Uma musculatura bem desenvolvida proporciona imunidade das aves, melhora da resposta às vacinas e rápida reação aos agentes causadores de doenças, assegurando uma ave saudável”, finaliza.

A iniciativa estratégica “Nós tornamos isso possível” surge após muitos anos de investimento e inovação em soluções científicas destinadas a fornecer respostas reais aos desafios que a indústria agrícola enfrenta e marca não um novo começo, mas uma aceleração significativa da jornada em direção a um futuro mais sustentável.

¹ Tracking progress on food and agriculture-related SDG indicators 2020. http://www.fao.org/sdg-progress-report/en/

² “População mundial deve aumentar para 9,7 bilhões em 2050”. https://news.un.org/pt/story/2019/04/1666621

³ OECD-FAO Agricultural Outlook 2020-2029. “Intensity of livestock production varies by type of product and by world region”. Page 43. https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/4777cb60-en.pdf?expires=1602849048&id=id&accname=guest&checksum=290E5E11ECA9CED062A333AEE067F98E

*Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico

** Sigla em inglês da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura

***Os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU são um plano para alcançar um futuro mais sustentável para todos. Os objetivos listados acima são os seguintes: 2) Fome Zero; 3) Boa saúde e bem-estar; 12) Consumo e produção responsáveis; 13) Ação Climática; 14) Vida na água (Fonte).

DSM – Bright Science. Brighter Living.™

A Royal DSM é uma empresa global, baseada em ciência, movida por propósitos, atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo do DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. A DSM aborda alguns dos maiores desafios do mundo com seus produtos e soluções, ao mesmo tempo em que cria valor econômico, ambiental e social para todos os públicos de interesse - clientes, colaboradores, acionistas e sociedade em geral. A DSM oferece soluções inovadoras para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações ecológicos e nova mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas geram vendas líquidas anuais de cerca de € 10 bilhões, com aproximadamente 23 mil funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está listada na Euronext Amsterdam. Mais informações podem ser encontradas em www.dsm.com/latam ou www.dsm.com/wemakeitpossible.

Encontre-nos em Facebook | Twitter Youtube | LinkedIn

Published on

15 outubro 2020

• Press Release

You are being redirected.

We detected that you are visitng this page from United States. Therefore we are redirecting you to the localized version.